Orçamento de viagem: como planejar valores?
Quando pensamos em visitar um lugar, fazer o orçamento de viagem e saber “quanto vai custar?” costuma ser o princípio dos planos. Para te ajudar na pesquisa e organização financeira para conhecer o mundo, este post vai explicar como listar e os custos para realizar as sonhadas experiências.
Às vezes achamos uma passagem barata, uma promoção de hospedagem ou descobrimos um um país com a moeda desvalorizada e esses incentivos já nos dão vontade de fazer as malas. Entretanto, sempre precisamos avaliar todos os investimentos antecipadamente para termos certeza de que conseguimos para realizar nossas vontades.
Por isso, aqui está um passo a passo de como orçar valores com tudo incluso para sua viagem, sem passar aperto!
Aproveita e já vai conferindo alguns destinos baratos para você colocar nos planos!
Passo a passo para um orçamento de viagem
1 – Liste todos os gastos
O primeiro passo para saber quanto custará a viagem é selecionar uma lista completa de investimentos.
Nela, você irá colocar todos os custos previstos e imprevistos. Sim, até os imprevistos! Isso porque, nunca sabemos quando será necessário comprar algo fora dos planos, quando vamos passar por um perrengue ou substituir algo que perdemos durante a viagem… Imprevistos acontecem e ninguém quer sofrer por aperto no bolso!
Por isso, aqui está uma lista básica dos investimentos e reservas para uma viagem:
- Passagens de ida e volta ao destino;
- Transportes (transfers, aluguel de carro, gasolina, passagens de transporte público, etc);
- Hospedagem;
- Alimentação (e gorjetas, se for um hábito no destino);
- Passeios (pacotes de turismo, guias, ingressos, entradas em museus, etc);
- Seguro viagem;
- Documentações (principalmente as necessárias para viagens internacionais, como vistos);
- Gastos pessoais (souvenirs e experiências extras);
- Reserva de emergência.
Aproveite para conferir mais detalhes no nosso post com alguns lembretes do que não pode ficar de fora do orçamento!
2 – Como orçar valores da viagem?
Para qualquer coisa que desejamos comprar, a pesquisa orienta nossas ideias de valores. Com as viagens não é diferente.
É pesquisando que você irá saber qual o custo médio de uma passagem, hospedagem, passeios e documentações para chegar e aproveitar o destino que você tem em mente. Esse será aquele momento de fuçar o blog, vídeos e conteúdos que indiquem valores.
Para orçar isso, é simples: anote os números que for encontrando e, assim, você vai encontrar o padrão de valor deles. Hotel, voo e passeios, por exemplo, são pesquisas fáceis de encontrar o “quanto custa” – seja com dinheiro ou com milhas.
Veja aqui quando pagar uma passagem com milhas ou com dinheiro!
No caso dos itens que são menos precisos de orçar, será preciso unir as pesquisas com as estimativas. Alimentação e imprevistos, por exemplo, são mais complicados de ter números exatos. Mas, ainda dá para fazer orçamento ou pelo menos se programar!
Pesquise pelos restaurantes que gostaria de frequentar para tentar estipular os investimentos que serão feitos por refeição e multiplique pela quantidade de vezes que irá comer fora durante os dias da viagem.
Eu, particularmente, sempre gosto de garantir que as hospedagens possuam um bom café da manhã e pesquiso por pelo menos três lugares para almoçar, lanchar e jantar. Assim, faço uma média de custo para as refeições e estimo quanto gastar com comida na viagem.
Valores extras
Se você é uma pessoa que sempre gosta de souvenires e fazer umas comprinhas por onde passa, também separe um valor de gastos pessoais diários, que pode ser mais flexível, de acordo com seu estilo. Isso é muito importante, principalmente para as pequenas compras e despesas que são acumuladas ao longo dos dias.
Esse cuidado vai servir para que, de repente, você não ache que está faltando dinheiro no seu montante de viagem. Pequenas compras em mercados, alguma comida de rua para beliscar ou até uma lembrancinha especial são exemplo de coisas que eu já deixo planejadas.
E como estipular gastos imprevistos?
No caso dos imprevistos, o valor também será uma estimativa. As considerações que você precisa fazer para orçar os gastos extras são, por exemplo: quanto vai custar uma possível troca de passagem se ela não for gratuita na minha tarifa; passeios adicionais que eu posso decidir fazer no destino; necessidade de pegar um táxi caso precise se deslocar com urgência…
Geralmente, eu estipulo um valor de gastos extras por dia e multiplico pelo número de dias da viagem. Assim, se ocorrer uma ou duas coisas, o orçamento de viagem deve cobrir devido à média diária que já estava reservada.
Mas lembre que nem sempre esse valor de gastos extras será utilizado. É apenas uma reserva de segurança para evitar perrengues com dinheiro.
4 – Investimento total e atenções extras no orçamento de viagem
Para ter o orçamento de viagem final, é só somar todos os custos e previsões de gastos. Particularmente, gosto de ter um valor mínimo e um valor máximo de quanto a viagem pode custar, como uma espécie de “margem de erro”.
Em um primeiro orçamento eu coloco quanto vai custar a viagem sem o uso da reserva extra e, em um segundo, calculo quanto vai custar com o uso desse dinheiro para urgências. Dessa forma, me sinto mais segura sobre quanto levar e médias de gastos.
Confira dicas para levar dinheiro em viagem!
Em viagens internacionais, não esqueça de acompanhar a cotação da moeda estrangeira! O orçamento pode variar bastante a depender das altas e baixas de moedas fortes.
Não esqueça também os gastos prévios, como roupas adequadas para a estação do ano ou uma mala ideal para o tipo de destino. Fazer o orçamento de viagem nem sempre se restringe aos valores de ir e aproveitar o destino, mas também incluí como se preparar para ele!
Considerações
Tem alguma dica extra de como faz o planejamento de investimentos para uma viagem? Comente aqui e ajude outros viajantes!
E se você gosta de um orçamento de viagem econômico, assim como eu, aproveita para conferir esse conteúdo sobre o assunto!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!