O que você deve saber antes de despachar a bagagem em voo internacional
O que você deve saber antes de despachar a bagagem em voo internacional

O que você deve saber antes de despachar a bagagem em voo internacional

Antes de uma companhia aérea assumir a responsabilidade de transportar e cuidar das nossas malas, é nosso papel despachar a bagagem em voo internacional garantindo que: ela é segura; atende os padrões adequados; e que nós estamos cientes para lidar com situações entre conexões ou no destino final.

Reunimos nesse post alguns cuidados para que você possa despachar a sua bagagem em voo internacional sem problemas. Assim, você terá uma viagem tranquila, evitando problemas com as autoridades de segurança e com as companhias aéreas.

Onde retirar sua bagagem em caso de conexão

Bagagem trocada: como prevenir sua mala de golpes e imprevistos

Ao etiquetar a sua bagagem despachada, sempre consulte com algum atendente da companhia aérea em qual aeroporto você fará a retirada dos seus pertences.

Mesmo que a etiqueta tenha o seu destino final, isso não quer dizer que você vai esperar pela mala na esteira de restituição do último aeroporto do seu itinerário.

Alguns países exigem que todos os passageiros que estão entrando no território recebam suas malas para possível fiscalização aduaneira. E caso estejam em conexão, será preciso fazer um novo despacho para o voo seguinte.

É o caso do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo.

Se você chega ao Brasil de um voo internacional e vai fazer uma conexão nacional, precisa retirar sua mala ao desembarcar do primeiro trecho e fazer um novo despacho para o segundo trecho.

Isso também acontece com voos para os Estados Unidos. Ao passar pela imigração do país, você precisa retirar suas malas na esteira e, caso tenha uma conexão para outro destino dentro do país, irá fazer um novo despacho com a companhia aérea.

Regras de cada país

Na hora de fazer a mala, tenha muita atenção sobre o que colocará nela. Confira antecipadamente o que pode e o que não pode ser transportado para o país de destino.

Isso impedirá que a fiscalização abra sua mala para revista; que você seja selecionado para uma vistoria e entrevista; ou que tenha problemas com as autoridades locais.

Alguns objetos que você deve ter atenção são: produtos de origem animal e vegetal sem certificação de produção e inspeção sanitária; líquidos inflamáveis; equipamentos eletrônicos; determinados tipos de baterias; medicamentos; cilindros; entre outros.

Sempre consulte informações da ANAC ou a companhia aérea para tirar dúvidas sobre produtos que podem entrar na bagagem em voo internacional.

Regras de cada companhia aérea

O que você deve antes de despachar a bagagem em voo internacional

Pesos, dimensões e quantidade de malas são condições individuais de cada companhia aérea. Isso não só em relação à bagagens de mão e itens levados a bordo, como também para as bagagens despachadas.

Mais do que ler os detalhes da tarifa, busque o site da empresa para conferir as regras das malas que são enviadas ao porão. Limites de quilos, de tamanho e os tipos de bagagem não são os mesmos entre as companhias.

O importante de saber quais as condições adotadas pela empresa antes mesmo do check-in. Assim, você evita surpresas e despesas fora do previsto no aeroporto.

Como proceder em caso de extravio ou perda da bagagem em viagem internacional

Antes de despachar a bagagem em voo internacional, você já precisa saber como agir caso tenha imprevistos com os pertences.

No momento em que descobrimos o problema, a tensão, o nervosismo e decepção podem atrapalhar. Por isso, saber os seus direitos antecipadamente ajuda a lidar com situações assim.

Na área de restituição de bagagem, as companhias contam com um balcão para resolver essas situações. Apresente seus documentos; o comprovante de despacho; e abra um pedido formal para que sua mala seja encontrada, devolvia ou que a empresa, em uultimo caso, não te deixe no prejuízo.

Em caso de extravio, eles possuem um prazo para entregar sua bagagem no endereço que você informar. Em caso de perda, você precisa ser reembolsado pelo dano – não só da mala em si, como dos itens que haviam dentro.

O idioma pode ser uma barreira se esses problemas acontecerem na viagem de ida, por exemplo. Nessa situação, o seguro viagem pode ser de grande ajuda. Muitas seguradoras e apólices oferecem suporte para resolver problemas com bagagens despachadas.

Você pode adquirir seu seguro viagem com desconto usando nosso link!

Vale reforçar que a identificação da sua bagagem também ajuda a prevenir essas situações e resolvê-las de forma mais prática. Confira aqui algumas dicas para manter sua mala mais segura ao despachar.

Considerações

Agora que você já sabe de todos os cuidados para despachar a bagagem em voo internacional de forma segura e evitar problemas, aproveite para ver aqui quanto custa esse serviço nas companhias aéreas que operam no Brasil.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário