O que fazer que você perder uma conexão
O que fazer se você ficar no meio do caminho de uma viagem? Se os voos mudarem de horário ou se você se atrasar e acabar perdendo o itinerário? Nesse post, vamos te dar algumas dicas para você saber como proceder se perder uma conexão.
Como sempre falamos aqui no portal, ninguém quer passar por perrengues. Mas, quando você aprende as soluções antecipadamente, você consegue manter a calma quando os problemas aparecerem e economiza tempo para resolvê-los.
Confira algumas informações que podem te ajudar caso você perca uma troca de voos na suas viagens.
Motivos para perder uma conexão
Antes de mais nada, é preciso levar em conta que existem, basicamente, duas maneiras de se perder uma conexão:
- ou por motivos relacionados à companhia aérea ou ao aeroporto – ou seja, que fogem do controle do passageiro;
- ou motivos que são responsabilidade do passageiro e que poderiam ter sido evitados por ele mesmo.
Para essas duas diferentes situações, as soluções serão distintas.
Perda de conexão por motivos da companhia ou do aeroporto
Se você perder uma conexão de voos por causa de atraso ou cancelamento de uma primeira operação, por exemplo, isso foge do seu controle. Logo, a responsabilidade para resolver a situação será da companhia aérea.
Em caso de atraso e cancelamento, lembre-se sempre de pedir no balcão da companhia aérea a declaração de atraso ou cancelamento de voo. Com esse documento, você prova o imprevisto relacionado a operação e garante o suporte da empresa e do seguro viagem na resolução do seu problema.
Se você decola do primeiro voo com atraso e perde o segundo voo, você pode ir ao balcão da companhia aérea para pedir realocação na operação seguinte para o destino final. Se o seu primeiro voo é cancelado e você perde a conexão para o segundo, a companhia também precisa te realocar – ou num voo direto ou em novas operações que se conectem.
Em caso de cancelamento, o passageiro ainda pode desistir de viajar e a companhia deve oferecer opções para ressarcir o cliente sobre o investimento da passagem.
Veja mais diretos em caso de cancelamento do seu voo!
Perda de conexão por motivos do passageiro
Quando você perde uma conexão por motivos pessoais a companhia não tem responsabilidade sobre isso. Mas, podem existir algumas opções para solucionar a situação.
Em geral, a companhia aérea não é obrigada a realocar ou indenizar o passageiro se o mesmo foi o responsável por perder o voo. Em situações de força maior envolvendo a vida pessoal do passageiro, pode ser necessário atestar a situação para tentar remarcação sem ter que arcar com todos os custos, mas as condições mudam de uma companhia para outra.
A depender da empresa, a própria passagem pode te garantir alguns direitos se a tarifa oferecer a opção de remarcação e reembolso. Por isso, uma das dicas se você vai fazer uma vagem com conexão e o tempo entre os voos é apertado, é garantir uma passagem com essas condições.
Se a passagem não oferecer o direito a realocação, voce terá que arcar com uma nova passagem para o voo seguinte – e isso certamente não vai ser barato.
Além disso, vale lembrar que o seguro viagem também pode te auxiliar em casos de atraso, cancelamento e perda de conexão. Então, sempre considere optar por uma apólice que te indenize nessas situações. Lembrando que ter em mãos a declaração de atraso ou cancelamento de voo vai facilitar para que a seguradora libere os valores que você tem direito.
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Considerações
Você também pode conferir mais dicas sobre atrasos e cancelamentos de voos nesse post!
Já perdeu alguma conexão e gostaria de deixar alguma dica para outros viajantes? Comente abaixo!
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2 Respostas para “O que fazer que você perder uma conexão”
Já perdi uma um voo internacional. Cheguei com a antecedência que a cia aerea solicitou. Em Guarulhos, era início de férias, fiquei quase 3 horas pra passar pela imigração e Polícia Federal. Meu seguro viagem Ciclic não pagou o Prejuízo e a Latam só devolveu as taxas aeroportuárias. Tive um prejuízo de quase 5 mil reais na compra de última hora! E nesse caso?
Olá, Aline! Tudo bem? Se você tiver provas de que chegou ao aeroporto no horário indicado e provas de que a fila foi o motivo do atraso, você pode abrir uma reclamação formal ou entrar com um processo legal. Em casos em que o aeroporto está com alta demanda e você já notou o risco de atraso por causa de filas, eu indicaria tenta falar com a equipe de segurança do aeroporto mostrando o horário da sua passagem ou já entra em contato com a companhia aérea para registrar a situação e pedir suporte. Se você tem provas da situação, fica mais fácil de não arcar com o prejuízo. Eu já presenciei em aeroportos os funcionários conferirem o cartão de embarque para priorizar no controle de segurança as pessoas que tinham voo nos próximos minutos. Não quer dizer que todos os aeroportos vão fazer isso. Mas acho que procurar suporte no momento do problema e se defender com imagens e vídeos da situação pode fazer com que as consequências não recaiam totalmente sobre o passageiro.