O que é um acelerador de pontos e como funciona?
Muitos viajantes interessados em juntar milhas apostam em cartões e programas de fidelidade para fazer acúmulos e, no processo, fazem investimentos para potencializá-los. Dente as opções, uma delas são os aceleradores de pontos. Neste post, vamos explicar o que é um acelerador de pontos, para quem ele pode ser uma opção e se vale a pena pagar por eles.
Antes de tudo, é preciso destacar que quando se trata de custear serviços e benefícios, você deve avaliar os seus objetivos e o caminho até eles para saber se, de fato, o investimento vai te favorecer no final.
E é bom lembrar também que não é necessário gastar a mais para juntar pontos e milhas. Aqui no site, já mostramos como você pode ter essas recompensas de forma gratuita. Veja aqui!
Então, vamos aos detalhes sobre os aceleradores e se eles compensam para você.
Como funciona um acelerador de pontos?
O nome é praticamente autoexplicativo. Um acelerador de pontos é um serviço que faz com que os acúmulos com seu cartão de crédito tenham maiores conversões do que ele oferece normalmente. Assim, você vai gerar maiores valores de pontos mensalmente de acordo com as regras do seu contrato com a instituição financeira.
Normalmente, é preciso ser cliente ou ter algum cartão elegível para que o serviço do acelerador de pontos seja disponibilizado para você. Além disso, nem todas as empresas o oferecem, mas vamos citar abaixo as principais e mais buscadas por quem deseja juntar mais milhas e pontos.
Acelerador de pontos é o mesmo que clube de pontos?
Não. O acelerador de pontos e o clube de pontos são serviços diferentes, ainda que sejam alternativas pagas para você acumular mais.
Com o acelerador, você paga um valor que implica no aumento da conversão de gastos do cartão de crédito. No entanto, você não tem um valor definido de quantos pontos irá receber por mês, pois isso dependerá de quanto você gasta.
Já o clube de pontos, normalmente oferecido por programas de pontos e de fidelidade, são assinaturas com cistos fixos e valores pré-determinados de pontos. Eles são creditados todos os meses de acordo com o seu contrato.
Quais bancos oferecem acelerador de pontos?
Os aceleradores de pontos são oferecidos para grupos diferentes de clientes a depender de cada empresa. Confira abaixo os mais populares!
Itaú
O banco Itaú oferece o acelerador para cartões Itaucard, possibilitando juntar o dobro de pontos como recompensa por Dólar gasto (convertido sob o valor da fatura mensal).
Para quem possui cartões co-branded TudoAzul e Latam Pass, que também são emitidos pelo banco, a condição é a mesma: duas vezes mais pontos sobre a quantidade acumulada sob a fatura paga.
Para os dois casos, o Itaú acrescenta uma taxa para custear o acelerador. O valor é uma porcentagem sob o valor da fatura.
Veja mais sobre o acelerador Itaú aqui!
Santander
Cartões co-branded AAdvantage e Decolar, emitidos pelo banco Santander, também possuem acelerador de pontos.
De forma semelhante ao Itaú, o custo para que as conversões sejam multiplicadas depende do pagamento de uma porcentagem sob o valor da fatura mensal.
Para os dois cartões, os pontos podem ser acumulados em dobro através do serviço do acelerador.
Veja mais detalhes sobre o acelerador Santander aqui!
C6 Bank
O C6 Bank oferece espécies de planos como acelerador de pontos, onde cada cliente pode escolher, a depender da categoria do cartão, qual o valor de conversão por Real ou Dólar gasto quer ter.
Todos os clientes, mesmo os que possuem cartão de débito, têm a possibilidade de optar pelo acelerador e consultar os custos dos planos previamente.
Entenda mais sobre juntar pontos com o C6 Bank aqui!
Vale a pena pagar pelo acelerador de pontos?
É preciso colocar na ponta do lápis os custos e conversões para saber se o acelerador de pontos compensa para você. Ele pode ser caro ou barato a depender de quanto você gasta mensalmente, quanto você terá de pagar de taxa pelo serviço e qual o destino final das suas milhas.
Faça as contas para estipular se os seus milheiros finais (blocos de 1.000 milhas) irão sair a um bom custo após os seus investimentos extras – como o pagamento do acelerador, por exemplo. Normalmente, é indicado que o valor máximo da fabricação de um milheiro final seja de R$21 para que o negócio compense.
Se, ao pagar pelo acelerador, ele não ajudar a sua estratégia de milhas a um bom custo ou torne seu objetivo caro, então não vale a pena.
Como já citamos, existem alternativas para que o acúmulo de pontos seja gratuito, alguns, inclusive, sem depender de um cartão de crédito específico. Compras online e reservas com empresas vinculadas aos programas de acúmulos, por exemplo, fazem você juntar muito mais do que usando cartão no dia-a-dia ou se preocupando com conversão de pontos por Dólar ou Real.
Ademais, se for investir para aumentar os acúmulos de milhas, considere pagar por um clube de assinatura nos programas. A depender do valor, você vai conseguir não só juntar mais milhas a um bom custo final, como ganhar outros benefícios – transferências com maiores bônus, status e descontos para compras com o programa.
Considerações
Reforçamos que o melhor cartão não necessariamente é o que converte mais em milhas e pontos. Para montar uma estratégia de acúmulos, leve em conta também outras alternativas para juntar e a as possibilidades de transferências bonificadas. Ademais, liste quais os seus objetivos com um cartão para saber se ele atende suas necessidades e interesses.
Se quiser saber mais sobre os melhores cartões para objetivos de viagem, participe do curso Cartões de Crédito Expert, do Estevam Pelo Mundo, e aprenda como escolher o melhor cartão para você! Clique aqui e inscreva-se!
Para ler mais conteúdos com dicas sobre milhas e pontos, clique aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!