Golpes em viagem – quais os mais comuns e como evitá-los
Viajar é tudo de bom! Principalmente quando tudo sai como programado, sem imprevistos ou perrengues. Mas claro que, infelizmente, nem tudo está sob nosso controle e alguns problemas podem aparecer no caminho. Por isso, o ideal é sempre se prevenir. Nesse post, reunimos os principais golpes em viagem aplicados em turistas para você ficar alerta e evitar se envolver em situações complicadas.
E precisamos destacar que existem golpes dos mais diversos, em toda parte do mundo. Não é por estar num país considerado desenvolvido, por exemplo, que você deve deixar a atenção de lado e supor que está totalmente seguro. Talvez a violência não seja a mesma de os lugares, mas gente mal-intencionada existe e pode estar onde menos imaginamos.
Confira abaixo o que fazer para evitar alguns golpes em viagem!
Golpes de viagem mais aplicados em turistas
Malas trocadas

Os cuidados devem começar já no aeroporto durante o processo de check-in e despacho de malas.
Além de todo o cuidado com a identificação e fechamento da bagagem, lembre-se de registrar com fotos e vídeos da sua mala sendo pesada na esteira, qual o valor identificado pela balança, a colocação da etiqueta de identificação e mostrar o modelo e os detalhes dela.
Tudo isso serve para provar qual é a sua mala e garantir o que você está levando. Em caso de troca ou manipulação do que há dentro dela, você terá como se defender.
Relembre aqui o caso das brasileiras que sofreram golpe com suas malas trocadas.
Malas muito parecidas também podem ser trocadas no próprio saguão e em áreas de espera do aeroporto. Basta um segundo de desatenção, sendo distraído por algum desconhecido, para levarem ou trocarem sua bagagem sem você notar. Por isso, sempre se apoie nos seus pertences, deixe eles junto do seu corpo e, novamente, busque por alguma personalização que destaque eles das malas de outras pessoas.
Táxis com valores abusivos

Entre os golpes em viagem mais comuns está o táxi que cobra muito além do que deveria. Apesar de termos muitas opções de transportes hoje em dia, algumas localidades ainda possuem o habito de usar táxis. E, muitas vezes, é pelo preço ser vantajoso!
No entanto, alguns motoristas podem tentar tirar vantagem de turistas que não costumam fazer corridas, não falam o idioma local ou que não tenham ideia de preço do serviço.
Antes de mais nada, confira se o táxi é credenciado e se há identificação disso dentro do veículo, além das plotagens ou placas externas. Dentro dos terminais dos aeroportos, por exemplo, costuma haver balcões dessas empresas e é mais seguro negociar com elas do que diretamente com o motorista.
Pesquise antecipadamente quanto custa, em média, uma corrida entre o aeroporto e o seu hotel. Se possível, tenha aplicativos que possam fazer uma estimativa dessas valores e fique de olho no taxímetro para saber se ele não está adulterado e cobrando a mais pela corrida.
Acompanhar o percurso pelo GPS do seu celular é altamente recomendado, mesmo que voce não conheça a cidade. Evita que o motorista faça um trajeto maior que o necessário para te cobrar a mais.
E, por fim, tente levar cédulas de valores variados para fazer o pagamento. Assim, você entrega o valor mais exato possível e evita receber troco com notas falsas.
Câmbio de moeda
Esse golpe é bem comum em avenidas turísticas, centros comerciais e até nas imediações de casas de câmbio. Você vai encontrar pessoas oferecendo cotações muito vantajosas para trocar dinheiro. Mas nunca faça negociação com eles.
Nessa situação, você pode acabar ficando no prejuízo de diversas formas: eles podem sair correndo com seu dinheiro sem te dar nada em troca; podem fazer o câmbio com notas falsas; distrair você para que outras pessoas mal-intencionadas levem sua carteira, bolsa ou mochila enquanto você está focado em segurar seu dinheiro; entre outros riscos.
A melhor opção é sempre usar as casas de câmbio oficiais e autorizadas do destino. E não se esqueça de pedir o recibo das transações.
Pedido de ajuda

Existem dois golpes em viagem no sentido de pedir ajuda: quando você precisa e quando alguém finge que precisa.
Quando você é o turista perdido ou precisando de algum suporte, deve ter cuidado, principalmente estando em pontos turísticos. Golpistas podem estar por perto apenas esperando você estar distraído e preocupado para furtar suas coisas ou dar indicações erradas para te trazer problemas.
Se você estiver numa situação em que precise pedir informação ou ajuda, entre numa loja, estabelecimento ou hotel para falar com algum funcionário. Sempre evite fazer isso na rua com qualquer estranho que tiver por perto. Aqui, reforçamos a importância de você estudar o destino antes da viagem, ter um roteiro bem feito e saber como se locomover na cidade.
No caso de algum turista perdido abordar você para pedir ajuda, muito cuidado com seus pertences. Ao mesmo tempo que pode ser realmente um visitante precisando de informação, também pode ser alguém querendo distrair você propositalmente. Caso isso aconteça, fique muito atento aos seus pertences e, educadamente, diga que não pode ajudar e indique algum estabelecimento ao redor para ele pedir ajuda.
Veja mais dicas de como evitar furtos em viagens!
Fotógrafo voluntário
Quem nunca precisou de uma ajudinha para tirar uma foto? Ou nunca ajudou alguém a fazer um registro em algum lugar turístico? Isso é muito normal, principalmente para quem viaja sozinho.
Mas é preciso tomar cuidado na hora de pedir, pois, pode ser que a pessoa acabe levando sua câmara ou seu celular. Se alguém se oferecer para tirar sua foto e essa pessoa estiver sozinha e não te passar confiança, recuse.
Sempre observe bem quem está ao seu redor e defina alguns critérios para escolher uma pessoa de forma mais segura. Eu, particularmente, prefiro pedir para grupos que estão viajando em família e com filhos, por exemplo.
Presentes e brindes grátis
Você precisa reagir rápido e se desvencilhar sempre que alguém se aproximar te oferecendo um presente, brinde, um colar, pulseira, flor ou fitinha.
Apesar de todo o discurso da pessoa ser para trazer sorte, desejar boas-vindas ou qualquer boa intenção, isso não vai sair de graça. Assim que você aceitar, começarão as cobranças para você dar dinheiro. E nunca é o valor que você oferece de bom grado, mas sempre o que eles querem receber – que é sempre um absurdo.
A insistência excessiva pelo dinheiro pode gerar uma confusão maior e até levar à violência. Então, seja firme na recusa e se distancie quando encontrar esse tipo de situação.
Bares e baladas

Viajantes animados e que estão em busca de experiências e conhecer pessoas novas costumam ir a bares e baladas.
Mas, é preciso tomar cuidado, principalmente se alguém se aproximar com muita simpatia, oferecendo companhia ou bebida.
Evite aceitar drinks de terceiros; esteja sempre atento ao seu copo e seus pertences; e evite se embriagar ao ponto de se deixar vulnerável a furtos, golpes e violências.
E se estiver numa mesa com outras pessoas desconhecidas, nunca saia para ir banheiro ou para pagar sua parte sozinho, pois eles podem ir embora e te deixar com a conta inteira – como já aconteceu com o Estevam.
Considerações
Conhece ou já passou por golpes em viagem que não citamos aqui no post? Comente abaixo para alertar outros viajantes!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!