Principais dúvidas sobre contratar e usar seguro viagem
Se você dúvidas sobre como adquirir a melhor apólice de seguro, como usá-la na viagem ou de que forma ela vai te beneficiar, este post é para você. Reunimos algumas das principais dúvidas sobre contratar e usar seguro viagem, junto com conteúdos que já temos aqui no Estevam Pelo Mundo, para te ajudar a encontrar toda informação necessária para viajar mais tranquilo.
Esse é um tipo de documento que deve estar nos seus planos para visitar qualquer destino, principalmente internacionais.
Por que contratar e usar seguro viagem?
Importante reforçar que, no Brasil temos planos de saúde nacionais, além do Sistema Único de Saúde (SUS) que atende brasileiros e residentes gratuitamente. No entanto, quando estamos em outros países, atendimentos e serviços hospitalares costumam ser particulares para estrangeiros. E se você acha que pagar em Real é caro, saiba que em outras moedas pode ser ainda mais.
Além disso, em caso de problemas com bagagem, voos, imprevistos pessoais que alteram a viagem, entre outras situações que não temos controle, é muito mais fácil resolver essas situações tendo suporte e falando com pessoas em português do que tendo que lidar com tudo sozinho e, provavelmente, em outro idioma.
Para que serve o seguro viagem?
O seguro viagem é um contrato de cobertura para imprevistos. Ele serve para que você seja ressarcido, indenizado e tenha suporte diante de:
- problemas relacionados a saúde;
- atendimento em caso de acidentes;
- deslocamento com companhias aéreas;
- problemas com bagagens;
- necessidade de assistência jurídica;
- entre outras situações inusitadas que podem acontecer durante uma viagem.
Sendo assim, ele é uma garantia de que você não ficará prejudicado em emergências e terá uma seguradora para arcar com os gastos. Basta que você formalize o que pretende ter cobertura através de uma apólice.
Contrate seu seguro viagem com nosso cupom de desconto!
Por que é um risco viajar sem seguro?
Usar seguro viagem acaba sendo uma alternativa mais barata e cômoda para as situações que listamos acima. Pagar diretamente para solucionar problemas costuma sair muito mais caro, principalmente em outras moedas.
Como ninguém está isento de passar por imprevistos, o seguro é um investimento para você não precisar gastar ainda mais e sair do seu orçamento de viagem.
Além disso, ele é um documento indicado e solicitado na imigração. Ainda que o país não exija o seguro viagem, é sempre menos arriscado ter uma apólice caso o agente de controle de imigração solicite.
É obrigatório ter seguro viagem?
Depende do país para onde você está viajando. Em grande parte do planeta, não é obrigatório contratar um seguro viagem para entrar no território.
Confira lista de países onde o seguro viagem é obrigatório!
Mas, reforçamos sobre a indicação de usar seguro viagem com o exemplo dos países europeus que fazem parte do Espaço Schengen. Apesar de não ser obrigatório para brasileiros, é indicado que todos os turistas possuam cobertura.
Não quer dizer que você vai ser impedido de entrar no país se não tiver uma apólice. No entanto, se o agente desconfiar da sua imigração por algum outro motivo, o fato de você não ter o seguro pode ser um adicional para complicar sua entrada no país.
Vale a pena usar seguro viagem?
É óbvio que, quando estamos planejando uma viagem, não imaginamos que vamos passar problemas, ter gastos fora do orçamento ou que a programação pode ser drasticamente interrompida. Mas, nem tudo está sob nosso controle, em muitas ocasiões.
O seguro viagem acaba compensando por ser um investimento baixo quando comparado com o custo que você terá para arcar por conta própria com as despesas de um imprevisto.
Sem usar seguro viagem, você precisaria, por exemplo:
- Pagar por atendimento médico, exames e medicamentos de forma particular na moeda local;
- Arcar com comodidades pessoais em caso de problemas com o voo ou bagagem despachada – afinal, nem sempre as companhias dão soluções imediatas;
- Assumir as possíveis despesas sobre a mudança na programação da viagem e de reservas já quitadas;
- Ir em busca de suporte para situações jurídicas sem apoio ou orientação.
Como acionar o seguro durante a viagem?
Acionar um dos serviços que fazem parte da sua cobertura costuma ser muito prático! Normalmente, a empresa com a qual você adquire o seguro ou a própria seguradora já disponibilizam os canais de contato quando você fecha negócio com elas. É através deles que você vai solicitar suporte em caso de imprevistos.
Algumas empresas já utilizam aplicativos próprios para que os viajantes tenham maior facilidade de recorrer a elas. Mas, a maneira mais comum, é que sejam números de telefones ou contatos de WhatsApp para você pedir ajuda.
O passo a passo é simples:
- Ligue, mande mensagem ou acione via aplicativo que você quer abrir um sinistro – a ocorrência de um evento que motiva o acionamento do serviço.
- Você irá se apresentar e informar o número ou registro da sua apólice e confirmar seus dados.
- Confirmando a identidade do cliente, você vai explicar a sua situação e indicar a cobertura que precisa.
- A seguradora pode liberar a cobertura imediatamente, a depender da situação, ou pedir que você reúna os comprovantes das suas despesas diante do imprevisto e envie para ela para que o ressarcimento seja realizado.
Você pode conferir mais detalhes sobre o processo de usar seguro viagem nesse post!
Como escolher o seguro viagem ideal?
Antes de contratar o seguro viagem, você deve pesquisar alguns detalhes sobre o destino e levar em conta os seus interesses de viagem e a sua condição de saúde.
Isso é muito importante, pois existem centenas de apólices de diversas seguradoras que, em teoria, servem para o mesmo destino. No entanto, elas costumam ter algumas diferenças entre si.
Por isso, se você conhece as regras sanitárias e riscos de contaminação de alguma doença no destino, já definiu seus planos de viagem, já fez um check-up de saúde e tem definido que tipo de imprevisto quer prevenir, fica mais fácil escolher o melhor seguro.
- Quais idades atende;
- Se cobre acidentes por esportes ou não;
- Com ou sem cobertura para atendimento e internação em caso de Covid-19;
- Se cobre despesas para acompanhante em caso de condições médicas graves;
- Atendimento para condições de saúde pré-existentes, isso é, atendimento emergencial para quem já possui alguma doença ou condição de saúde que pode exigir atendimento medico na viagem;
- Incluir ou não ressarcimento sobre imprevistos com bagagem;
- Entre outros detalhes.
Definindo o que incluir ou não e quais os detalhes são essenciais para sua apólice, fica mais fácil definir qual o seguro será o melhor para suas experiências.
Leis mais sobre como escolher o melhor seguro viagem aqui!
Como contratar um seguro viagem?
Existem algumas formas de contratar seguro viagem. Normalmente, empresas que possuem algum tipo de produto ou serviço relacionado à viagem oferecem os seguros como uma aquisição extra ou um benefício incluso – como cartões de crédito, agências de viagem e companhias aéreas.
No entanto, isso limita o cliente a aceitar planos fixos e limitados sobre a cobertura, que nem sempre atendem às exigências e recomendações de um destino ou que não são suficientes para suas necessidades e interesses pessoais – como listamos no tópico anterior.
Confira vantagens e desvantagens de cada alternativa para contratar seguro viagem!
Então, a opção mais personalizada para um seguro viagem é a contratação por conta própria com empresas e seguradoras especializadas.
Você pode fazer a escolha e contratação online de forma prática e, muitas vezes, mais barata que as opções oferecidas por algumas empresas que vendem esse serviço como extra.
Onde conseguir seguro viagem com desconto?
Se você quer optar por adquirir seu seguro viagem por conta própria, com uma empresa de confiança e com cupom de desconto, indicamos a Real Seguro Viagem.
Essa empresa é parceria do Estevam Pelo Mundo e nossa equipe sempre fecha as contratações de apólices com eles. A Real Seguro Viagem possui uma plataforma detalhada, além de um ótimo time de suporte, que te ajuda a escolher o seguro ideal para os seus planos e exigências.
Basta utilizar o buscador para definir o destino e datas da viagem e o sistema te entregará uma lista de resultados com todos os planos de seguros que atendem sua pesquisa. Voce ainda pode filtrar as apólices pelas as condições e interesses que deseja.
Além disso, usando nosso link para o site da Real Seguro Viagem você garante o cupom de desconto do Estevam na contratação de qualquer seguro viagem.
Considerações
Se você nunca precisou comprar ou usar seguro viagem e tem mais dúvidas sobre esse serviço, comente aqui e vamos tentar te ajudar!
Para mais dicas de viagem, confira outros conteúdos aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!