Devo sair do aeroporto em conexões longas ou não? | EPM
Devo sair do aeroporto em conexões longas ou não?

Devo sair do aeroporto em conexões longas ou não?

Muita gente prefere os voos diretos para evitar paradas com troca de aeronave para chegar ao destino final. Mas, a depender do lugar para onde você está indo, as conexões são inevitáveis. Quando elas não são muito demoradas, até podemos aguardar. Mas, em caso de conexões longas, ficar no aeroporto esperando nem sempre é uma opção cômoda.

Nesses casos, vale a pena sair do aeroporto e explorar o destino? Ou é melhor aguardar pelo próximo voo e tentar se entreter durante a espera? Mais do que explicar essas alternativas, vamos te mostrar o que levar em conta para decidir e opções para suas viagens com voos longos, a depender de quanto tempo você tenha.

Confira abaixo!

Posso sair do aeroporto em conexões longas?

Todo passageiro pode transitar dentro e fora do terminal durante uma conexão, pois a passagem do segundo trecho permite que você realize seu embarque normalmente, como se aquele fosse seu ponto de partida.

Porém, existem muitas questões envolvidas quando a sua escolha é sair do aeroporto e conhecer o destino enquanto aguarda o próximo voo. Então, antes de fazer essa escolha, leve em conta as seguintes situações:

Tempo de imigração

Em alguns países, a fila do processo de imigração pode estar tranquila e você vai conseguir sair do aeroporto tranquilamente. Mas, em outros, lembre-se que centenas ou até milhares de pessoas estarão na espera e você pode levar horas.

E além de passar pelo controle de imigração na saída, não esqueça que, se você vai embarcar do lugar de conexão para outro país, vai precisar passar por ele novamente para o segundo voo. E se o tempo estiver curto, você pode acabar perdendo o voo.

Por isso, esteja seguro que você tem tempo suficiente para enfrentar as duas filas com folga e ainda conhecer o destino.

Necessidade de visto no destino de conexão

Se você fizer planos de desembarcar nos destinos das suas conexões longas, não esqueça de pesquisar as regras de entrada no país. O fato de você estar em conexão não te isenta de passar pela imigração exatamente da mesma maneira que viajantes que permanecerão no destino por mais tempo.

Se o destino exigir visto, por exemplo, você precisa estar com ele para sair do aeroporto, mesmo que por algumas horas.

Distância do aeroporto para a cidade

Se o aeroporto ficar próximo da cidade, ótimo! Isso vai facilitar bastante os seus planos de sair do aeroporto durante em conexões longas. Se não, considere também o tempo de deslocamento de ida e volta (além da imigração e o tempo de passeio).

De toda maneira, indicamos que você pesquise a forma mais rápida e prática de fazer esse trajeto e os deslocamentos no destino. Afinal, o tempo será precioso!

Roteiro no destino

Não esqueça de otimizar o seu roteiro nos destinos das conexões longas. Visite lugares de fácil acesso, evite atrativos com muitas filas e priorize atrações que fiquem próximas umas das outras, para você transitar entre elas a pé.

Se for possível, contrate um guia para te ajudar na programação de poucas horas e economizar tempo na cidade.

Conexão não tão longa. O que fazer?

conexões longas nos aeroporots

Se você tem entre 5h e 8h, indicamos que você tenha muito cuidado com a decisão de sair do aeroporto. Considerando tudo que citamos anteriormente, esse tempo pode acabar sendo curto. Nossa sugestão é que você não deixe o terminal durante esse período e encontre alternativas para passar o tempo.

As Salas VIP são a melhor opção para você esperar algumas horas no aeroporto. E se os terminais tiverem uma grande estrutura e diversidade de lounges, você ainda pode encontrar opções com espaços de descanso, nichos com divãs e até mini-quartos individuais para que os passageiros possam relaxar enquanto esperam pelo próximo voo.

Então, aproveite para investir em um bom cartão de crédito, em status nos programas de fidelidade e em milhas aéreas para voar nas melhores categorias de cabine para acessar esses espaços exclusivos gratuitamente.

Veja detalhes de como acessar às Salas VIP de aeroportos!

E no caso de uma conexão longa, de fato?

A partir de 9h a 10h em diante, você pode ter uma folga maior para passar pela imigração, se deslocar, conhecer o destino e voltar a tempo de passar por todo o processo de embarque novamente. Mas, seguindo as condições de não extrapolar o tempo em nenhuma das etapas.

Nesses casos, também indicamos que você use os transportes que vão otimizar o seu tempo e contrate um guia para te dar suporte.

Aliás, indicamos que você também consulte se a companhia aérea oferece algum tipo de benefício para passageiros em conexões longas. Aqui no portal, já mostramos que a Turkish disponibiliza hotel para viajantes em conexão superior a 12h em Istambulveja detalhes!

Transformar conexões longas em stopover

Redução nos preços das passagens - expectativas e soluções

Se você quer aproveitar que já vai ter que fazer uma conexão e quer conhecer um destino extra, pode optar por solicitar stopover.

Diversas companhias aéreas permitem que você fique, pelo menos, 1 dia nas cidades que são seus hubs, caso você já tenha planos de fazer conexão nela. Esse serviço pode ser gratuito ou pago a depender da companhia aérea, mas costumam compensar bastante para você fazer um roteiro econômico.

Você pode entender mais detalhes de como funciona e como solicitar o stopover nesse post!

Considerações

Já realizou conexões longas e gostaria de deixar suas dicas para ajudar outros viajantes? Comente aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

15 Respostas para “Devo sair do aeroporto em conexões longas ou não?”

Deixe um comentário