Cartões de crédito co-branded valem a pena? | EPM
Cartões de crédito co-branded valem a pena?

Cartões de crédito co-branded valem a pena?

Você possivelmente já ouviu falar sobre eles, mas será que realmente valem a pena para os viajantes? Neste post, vamos falar sobre os prós e contras dos cartões de crédito co-branded que são emitidos pelos programas de fidelidade das companhias aéreas em parceria com algum banco ou instituição financeira.

Apesar das vantagens, principalmente para quem é um viajante frequente e tem interesse nos serviços da companhia aérea e seu programa de benefícios, é preciso estar atento às condições do que é oferecido.

Sempre reforçamos que nem sempre a estratégia que funciona para uma pessoa é ideal para todas. Por isso, pondere se um cartão co-branded compensa para seus objetivos e sua realidade antes de tomar a decisão de solicitar um.

Vantagens dos cartões de crédito co-branded

Status imediato

Normalmente, uma vez que você adquire um cartão co-branded, o programa de fidelidade já te eleva a um status dentre as categorias oferecidas.

A depender do plástico emitido, o status pode ser mais alto ou mais baixo. Isso já garante ao cliente uma série de benefícios especiais, que são comuns para os clientes mais fiéis, como:

  • Check-in antecipado;
  • Embarque prioritário;
  • Restituição de bagagem prioritária;
  • Despacho de malas gratuito;
  • Possibilidade de mudar voos ou cancelar sem multas.

Milhas extras com uso do cartão

Ainda que o cartão de crédito não seja a forma de conseguir maiores quantias em acúmulos de milhas, para quem tem interesse em juntar milhas apenas com um programa de fidelidade, um cartão co-branded pode ser um auxiliar nesse quesito.

É comum que as pontuações oferecidas por alguns deles sejam maiores do que a de cartões de crédito de bancos em seus programas de recompensas.

Em algumas ocasiões, a conversão de pontos por Dólar de um cartão vinculado ao programa de fidelidade pode ser mais que o dobro, o que pode ser vantajoso sobre a possibilidade de juntar pontos num cartão convencional e fazer transferências de 100% de bônus, por exemplo.

Descontos

Para diversos produtos e serviços, ter um cartão co-branded ou garantir o status automático vai também te dar descontos para fazer aquisições.

Comumente, menores valores são cobrados ou porcentagens de abatimento são maiores para quem possui um desses cartões.

Em compra de milhas, por exemplo, os clientes com status ou co-branded recebem vouchers e cupons com descontos maiores que os demais justamente pelo maior nível de vínculo com o programa de fidelidade e a companhia aérea.

Upgrades

Os cartões co-branded também podem te dar o direito de viajar com mais conforto e espaço. Com o plástico ou o status adquirido, um dos benefícios que a companhia aérea pode oferecer é a possibilidade de fazer upgrades de cabine, de forma limitada, a partir de reservas de passagens em Classe Econômica.

Assim, você garante o preço mais barato e consegue voar em uma categoria melhor sem pagar a mais por isso, apenas resgatando o seu benefício, que costuma ser ofertado anualmente.

Salas VIP

Se a companhia aérea possuir Salas VIP, você tem garantia de poder acessá-la usando algumas das categorias dos cartões co-branded.

Os melhores plásticos costumam dar entrada ilimitada para que o cliente acesse seus Lounges quando quiser e, muitas vezes, ainda possam levar seus acompanhantes.

Desvantagens dos cartões de crédito co-branded

Não permite transferências

Uma vez que os seus pontos por gastos mensais são registrados no programa de fidelidade, não há outra opção a não ser usá-los com a própria empresa.

Enquanto acúmulos de programas de recompensas de bancos ou instituições financeiras costumam permitir envios para diversas companhias aéreas, nesse caso, as milhas registradas ficam diretamente no do programa de fidelidade e não há como transferi-las para outros.

Conversões

Como abordamos acima, existem os cartões que dão uma conversão de pontos pode Dólar nos gastos mensais que chegam a ser o dobro dos cartões de bancos.

No entanto, isso não é oferecido para todos os plásticos. A maioria dos programas de fidelidade oferecem cartões que possuem conversões equiparadas ou menores e isso pode ser uma desvantagem em relação a outros cartões que, como citamos acima, podem te render envios com bônus de 100% e sobrar os acúmulos.

Normalmente, as altas conversões de pontos por Dólar são dos cartões mais exclusivos do programa.

Anuidade

Cartões co-branded costumam cobrar anuidade. Assim, todos os benefícios que ele traz consigo não são exatamente gratuitos.

É preciso avaliar se compensa pagar o valor para fazer o pedido e usufruir de todas as vantagens.

Em algumas empresas, é possível isentar o valor atingindo um limite de gastos mensais constantemente.

Acesso a Salas VIP específicas

Lembre-se que os cartões de programas de fidelidade não são vinculados aos programas de acessos às Salas VIP. Eles são elegíveis apenas para acesso aos espaços da própria companhia aérea e, em alguns casos, de companhias parcerias.

Isso torna a quantidade de Lounges limitados para você usar, afinal, não é todo aeroporto que possui Salas VIP de uma determinada empresa. Apesar de ser um benefícios interessante, ele não é muito abrangente.

Quando vale a pena ter um cartão co-branded

Como falamos acima, é preciso levar em considerações os aspectos positivos e negativos, além dos valores envolvidos, para definir se o cartão co-branded compensa.

Algumas coisas que você deve avaliar são:

  • Se suas despesas mensais reunidas no cartão isentam a anuidade;
  • Se o valor da conversão de pontos vale a pena em comparação a um cartão tradicional que permite bonificações em transferências;
  • Objetivos em acumular milhas em um único programa, especificamente;
  • Se há Salas VIP da companhia aérea ou suas parcerias (que permitem a sua entrada) em aeroportos que você costuma utilizar.

Considerações

Você possui um cartão co-branded? Já avaliou se eles compensam para você? Comente aqui e compartilhe suas experiências para ajudar outros viajantes.

Caso não seja interessante para você ter um deles, temos vários posts publicados aqui no portal que podem te ajudar a encontrar o cartão ideal para seus planos de viagem.


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Escrito por Milena Lopes

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