Bagagem trocada: previna sua mala de golpes e imprevistos
Bagagem trocada: previna sua mala de golpes e imprevistos

Bagagem trocada: previna sua mala de golpes e imprevistos

O caso de Kátyna Baía e Jeanne Paollini chamou a atenção para os riscos que nossas malas sofrem durante o despacho. As brasileiras presas na Alemanha acusadas de tráfico internacional de drogas tiveram a etiqueta de bagagem trocada por funcionários da área restrita do Aeroporto de Guarulhosveja o caso nesse vídeo.

Essa situação assustadora, de fato, deixa muita gente insegura sobre transportar suas malas nos porões dos aviões. Afinal, não há como prever quem acabará sendo vítima de violações, trocas, perdas e as consequências desses golpes e imprevistos.

Para reforçar o quão importante é você se preocupar com seus pertences na hora de viajar, trouxemos dicas e recomendações, além de conteúdos complementares sobre o assunto, para garantir a sua segurança e das suas bagagens.

Como provar qual é a sua mala?

As passageiras Kátyna e Jeanne tiveram a etiqueta do check-in arrancada de suas respectivas malas e seus dados foram colocados em novas bagagens, despachadas por outras pessoas, contendo drogas.

Com isso, as brasileiras foram presas na Alemanha, ao desembarcarem em Frankfurt, acusadas de serem responsáveis pelo transporte das substâncias. Para retornarem ao Brasil, elas precisam provar, com ajuda das autoridades, que as bagagens não pertencem a elas, o que já está em acontecendo.

Mas como comprovar quais realmente são as suas malas, principalmente em um caso que elas não estão mais com os seus dados? Duas coisas servem como provas importantes nessa situação e ajudam a confirmar que algo está errado.

Tire fotos e faça vídeos da sua mala durante o check-in

Mesmo que você não seja o tipo de pessoa que tira foto ou filma todas as etapas de uma viagem, essa dica é muito mais do que meras imagens de pré-embarque. Fotos e vídeos podem ser usados como provas em um caso como este.

Desde o momento em que você você colocar a sua bagagem para pesar na esteira, comece a fazer registros que mostrem:

  • a cor e modelo da mala;
  • o peso exato dela;
  • a colagem da identificação pelo funcionário;
  • mostre que é o seu nome e seus dados que estão registrados;
  • a esteira levando-a para a aérea restrita;
  • você recebendo a sua etiqueta sobre a bagagem despachada.

Veja aqui um post que te orienta exatamente sobre esses registros!

Dessa forma, você garante quais foram as peças que você liberou para o transporte no porão da aeronave e, caso haja trocas e perdas, é mais fácil evidenciar que houve engano ou problemas que não te envolvem.

Guarde a etiqueta de bagagem que o atendente te entregar no check-in

Se você é o tipo de viajante que não liga para a passagem física e ignora a importância dos papeizinhos, tenha muito cuidado.

Ao fazer o check-in no balcão e receber o registro da identificação da sua bagagem, guarde em lugar seguro, para não perder, amassar ou danificar, tornando-o ilegível.

Essa etiqueta do passageiro é o comprovante do seu despacho e costuma ter o peso exato da sua mala. Assim, se houver trocas, dificilmente será com uma mala de peso exatamente igual e você poderá atestar que existe engano entre a sua verdadeira bagagem e a que alegam ser sua.

Como ter suporte em caso de golpes, prejuízos e danos?

Apesar dos detalhes no caso das brasileiras presas na Alemanha que tiveram a etiqueta de bagagem trocada, em que o controle da companhia aérea sobre a segurança da mala foi extrapolado, lembre-se que esta empresa também precisa dar suporte aos passageiros em situações prejuízos e danos em relação às bagagens.

Já publicamos um post que te alerta sobre os seus direitos como passageiro e tudo que a companhia aérea precisa cumprirveja aqui!

Além disso, esse é mais um cenário que mostra como um seguro viagem pode te ajudar em alguns aspectos.

O registro das condições e identificação da sua mala vai te ajudar a atestar violação, danos e perdas. Assim, você pode acionar o seguro, caso ele inclua proteção e à sua bagagem, e a seguradora, além de ajudar a buscar pelos seus bens em caso de desaparecimento, também pode te ressarcir de prejuízos.

Veja aqui outros cuidados para identificar sua bagagem!

Em situações mais drásticas, que resultem em problemas com legislações, o seguro viagem também pode te dar suporte durante a viagem. Fianças, despesas legais e assistência jurídica são alguns adicionais que você pode ter na sua apólice e acionar diante de cenários mais graves.

Contrate seu seguro viagem com nossa parceira Real Seguro Viagem e garanta desconto em qualquer apólice!

Siga as dicas mesmo com malas de mão

Se você já evita fazer despacho de malas e prefere viajar com bagagem de bordo, as chances de imprevistos e golpes diminuem. Mas não quer dizer que problemas não irão acontecer.

Aqui no portal, já contamos o caso de um casal de viajantes que teve sua mala de mão despachada no processo de embarque e descobriram que tiveram bens furtados ao desembarcaremrelembre o caso aqui.

Por isso, o ideal, é ter os mesmos cuidados com a mala de mão, principalmente se ela for do modelo de rodinhas, que costuma ser convidado a despachar.

Tire fotos, filme, guarde sua etiqueta com atenção e, preferencialmente, evite transportar bens de valor em qualquer peça que não seja o seu item pessoal. Levando seus pertences na bolsa ou mochila que será acomodado nos seus pés, você diminui drasticamente o risco de perda, furtos e golpes, afinal, ele estará o tempo inteiro com você.

Considerações

Se você prestar atenção aos vídeos do Estevam em reviews de voos e companhias aéreas note que, ao viajar com mala despachada, ele sempre faz questão de registrar os detalhes do seu check-in. Mais do que demonstrar suas experiências e o passo a passo da viagem, os vídeos do Estevam mostram como se preocupar com sua segurança, onde quer que você esteja e independentemente do momento da viagem.

Confira o canal Estevam Pelo Mundo aqui!

E você, já tinha todos esses cuidados com sua bagagem despachada? Vai passar a adotar as dicas a partir de agora? Comente aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

11 Respostas para “Bagagem trocada: previna sua mala de golpes e imprevistos”

Deixe um comentário