"Attenzione pickpocket" - como evitar furtos em viagens internacionais
“Attenzione pickpocket” – como evitar furtos em viagens internacionais

“Attenzione pickpocket” – como evitar furtos em viagens internacionais

Não é por estar visitando outro país que, teoricamente, pode ser mais seguro que o Brasil que você deve abrir mão dos cuidados com os seus pertences. Pessoas mal intencionadas estão em todos os lugares e, durante o verão europeu de 2023, os vídeos da italiana gritando “Attenzione pickpocket” (Atenção, batedores de carteira) viralizaram mostrando que furtos em viagens internacionais acontecem o tempo todo e em diversos destinos.

Não importa para onde você esteja indo: se você não conhece bem o lugar, precisa ter atenção redobrada com as suas coisas. Afinal, ninguém quer ter o perrengue de perder objetos, malas e itens de valor durante as viagens.

Por isso, reunimos algumas dicas para você ter cuidados especiais com seus pertences quando estiver turistando. Confira!

Como posso evitar furtos em viagens internacionais

1 – Pochetes e acessórios que prendam seus pertences a você

Se você vai sair para passear, é claro que vai levar ao menos seus documentos, cartão, dinheiro e celular. Mas, o ideal, é que tudo isso esteja protegido, com seu acesso direto e no seu campo de visão.

Colocar pochetes atravessadas ao peito, por exemplo, ajuda a proteger esses objetos essenciais em uma parte do seu corpo que alcança sua visão periférica e dificilmente você não vai notar se alguém tentar mexer. Evite alças muito compridas, ecobags e outros tipos de bolsas que deixem seus pertences longe da sua visão ou de fácil acesso para outras pessoas.

Caso você esteja em lugar muito turístico e queira tirar fotos constantemente, opte por capinhas de proteção que tenham cordões e que você possa deixar o aparelho preso a você enquanto o manuseia, com menor risco de que alguém puxe da sua mão e acabe levando-o.

2 – Mochilas fechadas e sempre na sua frente

Nunca deixe sua mochila nas costas, muito menos com algum compartimento aberto.

Se você precisa de algo maior que uma pochete, escolha uma mochila com zíper em todos os compartimentos e coloque ela sempre no seu peito.

Assim, você tem mais controle sobre suas coisas e melhor visibilidade caso alguém tente colocar a mão nela. Estando nas suas costas, pode acontecer da mochila ser aberta e você nem se dar conta. Afinal, os vídeos flagrantes de furtos em viagens mostram que essas pessoas agem de forma muito sutil.

3 – O que não for imprescindível, deixe no hotel

Como funcionam os programas de fidelidade de hotéis

Como citamos anteriormente, você possivelmente vai levar o básico dos seus itens pessoais ao sair para passear. Talvez também queira levar uma garrafa de água, lanche, câmera, casaco ou outros objetos para as horas seguintes.

Além de seguir as dicas acima, evite levar o que não for imprescindível. Quanto menos coisas, melhor controle você vai ter sobre seus pertences.

Na maioria dos hotéis, existem cofres nos quartos onde você pode deixar seus itens de valor. Ficando em acomodações mais simples, como hostels, sempre use os lockers e, de preferência, tenha um cadeado pessoal para trancar suas coisas.

Se você vai fazer passeios, tours ou apenas caminhar, sem necessidade de apresentar-se com documento original em algum lugar durante o roteiro, ande apenas com uma cópia. Isso ajuda a evitar riscos de perda ou furtos em viagens, além de despesas extras fora do programado.

4 – Deixe suas malas sempre por perto (quando não puderem estar com você)

Também na hora de pegar transportes, sempre deixe seus pertences com você ou ao seu alcance.

Na Europa, é comum que trens e alguns ônibus tenham bagageiros internos para evitar que as malas fiquem nos corredores e atrapalhem a circulação, por exemplo. Mas, até nesses momentos, é preciso ter cuidado.

Preferencialmente, se você estiver com mala de mão e mochilas, deixe-as com você. Se, necessariamente, você precisar alocar suas bagagens em algum compartimento, fique por perto e atento a elas.

5 – Lacres e cadeados para evitar que abram sua mala facilmente

"Attenzione pickpocket" - como evitar furtos em viagens internacionais

Aqui no portal, demos essa dica quando comentamos sobre bagagens adequadasveja aqui.

Mas é sempre importante reforçar que, mais do que o cuidado com o manuseio e transporte em aeroportos, os lacres, cadeados e dispositivos de segurança ajudam a proteger sua mala em todo lugar.

Preferencialmente, opte por dispositivos mais resistentes e difíceis se serem violados. Cadeados com pequenos cabos de aço, presos junto à alça da bagagem, são excelentes para evitar a abertura total da bagagem além do forçamento do zíper.

O que fazer após furtos em viagens

Em caso de furto e roubo em outros países, assim como no Brasil, você deve abrir uma ocorrência junto à policia local. Isso é fundamental caso seus documentos tenham sido levados. Se for necessário emitir outro passaporte ou ter uma Autorização de Retorno ao Brasil, você vai precisar da ocorrência policial para fazer uma solicitação de emergência junto ao consulado ou embaixada brasileira no país onde você estiver.

Situações de furtos em viagens internacionais também mostram a importância de variar as formas de levar dinheiro. Já contamos aqui um caso de furto de dinheiro na mala de mão e reforçamos a importância de ter, além de valores em espécie, cartões de contas internacionais. Ao sair do hotel, leve apenas quantias e formas de pagamento necessárias para cada dia ou passeio. Assim, em caso de furtos, você não perde totalmente suas economias.

Lembre sempre que, apesar de não recuperar os valores em espécie, cartões e contas digitais permitem bloqueios e cancelamentos. Assim, você não fica totalmente no prejuízo.

Sobre seus itens pessoais, como eletrônicos e malas, é mais difícil conseguir reverter ou reparar os danos. Por isso, se possível, conheça bem os equipamentos para fazer bloqueios de aplicativos e número por meio de outros dispositivos. Outra dica é garantir um seguro de proteção de bagagem antecipadamente.

Considerações

Você tem mais alguma dica para evitar furtos em viagens internacionais? Compartilhe aqui e ajude outros viajantes!

Para mais dicas de segurança e destinos, veja:


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário