7 formas de economizar durante uma viagem | EPM
7 formas de economizar durante uma viagem

7 formas de economizar durante uma viagem

Depois de anos mochilando e vivendo diferentes experiências pelo mundo, algumas descobrtas se tornaram hábitos para economizar durante uma viagem. Com elas, consigo colocar determinados destinos, que podem ser mais caros, no meu orçamento e consigo evitar gastos de forma desnecessária.

Reuni abaixo 7 dicas que aprendi viajando para que você possa começar a adotá-las em suas próximas viagens.

1 – Hospedagens alternativas

Na hora de planejar uma viagem, a maioria de nós pensa imediatamente em buscar por hotéis ou até mesmo hostels como alternativa para economizar.

Mas, a depender do tempo que você vai dedicar à viagem, da sua programação e prioridades, existem outras formas de conseguir acomodação e economizar.

Por exemplo:

  • Airbnb e alugueis de curta temporada – podem ter diárias mais acessíveis do que hotéis, porém, você vai precisar ser responsável com a organização do lugar e não terá certas comodidades, como café da manhã incluso.
  • CouchSurfing e comunidades de viajantes – apesar de não ser tão comum no Brasil, receber turistas em casa é algo comum em muitos países. Existem várias plataformas, como CouchSurfing, onde residentes abrem suas casas para acomodar viajantes. Em geral, as pessoas que participam dessas comunidades têm interesse em trocar conhecimentos ou ter companhia para viver experiências.
  • Permuta ou voluntariado – assim como no exemplo anterior, também existem plataformas onde você pode conseguir hospedagem em troca de algumas horas de serviço colaborativo. Hostels, pousadas, fazendas, instituições, entre outros, podem acolher visitantes em troca de receber a ajuda deles para alguma atividade no local. Existem funções diversas, com condições e benefícios extras, que podem ser interessantes para quem deseja uma viagem fora do padrão exclusivamente turístico.

2 – Pagar por uma mala maior ou lavar roupa no destino

7 formas de economizar durante uma viagem

Adicionar uma mala numa reserva ou pagar um pouco a mais numa tarifa que inclua mais bagagens pode aumentar consideralvemente o investimento previsto para as passagens.

Por isso, a depender do destino para onde você vai, talvez seja mais econômico levar uma mala menor, com peças estratégicas e que permitam várias combinações, lavá-las no destino e repeti-las durante a estadia.

Certamente, você vai pagar bem menos contratando um serviço de lavanderia por alguns poucos quilos de roupa do que para incluir uma bagagem extra, por exemplo.

Veja dicas para evitar despachar sua mala!

3 – Mercadão ou supermercado

Essa dica para economizar durante uma viagem serve principalmente para quem opta por ficar em hostel ou num aluguel temporário e pretende cozinhar para economizar.

Pesquise se próximo da sua acomodação existe algum mercadão ou feira para você fazer as compras de comida.

Na maioria dos destinos, adquirir frutas, legumes e carnes em supermercados pode sair o dobro do preço, em compração a um mercado popular.

Então, se estiver ao seu alcance, tente conseguir os alimentos em lugares com preços mais acessíveis. Isso vai fazer bastante diferença no seu orçamento, principalmente em países com moeda mais valorizada ou com o custo de vida mas alto que o nosso.

4 – Encontrar lugares para comer

7 formas de economizar durante uma viagem

Seguindo com o tema de alimentação, mesmo quando queremos economizar durante uma viagem, temos que viver uma boa experiência e, ao menos, comer fora em algumas oportunidades para conhecer a culinária local.

Para encontrar pratos tradicionais a preços mais acessíveis busque por regiões comerciais, onde os locais podem almoçar no dia a dia, ou se afaste umas 2 quadras do ponto turístico, em direção a alguma avenida ou rua com movimento. Em geral, nessas áreas, os preços são menos turísticos e você pode até descobrir lugares que são tipicamente frequentados pelos residentes.

5 – Conheça o transporte local antes de começar a viagem

Quando estamos no destino e queremos fazer um deslocamento, muitas vezes buscamos a opção mais prática ou que parece mais fácil. Porém, não quer dizer que essa seja a mais vantajosa para quem quer ser econômico.

Muitas vezes, sabemos que uma cidade conta com transporte público e que ele pode ser uma alternativa para nós. Mas, ao invés de buscarmos como funciona o serviço local, optamos por uma decisão mais rápida, como pedir uma corrida por aplicativo.

Para evitar essa pressa pelas soluções mais fáceis durante a viagem, eu aprendi a estudar o sistema de transporte antes de embarcar ao destino e se tornou um hábito para economizar durante uma viagem.

Busco sobre passagens ou cartões recarregáveis; passes turísticos; tipos de transportes; e quais áreas o transporte público atende. Assim, eu já chego segura do que tenho que fazer, não perco tempo e evito recorrer a uma opções que podem me custar mais.

6 – Pergunte a um local onde comprar souvenir

Dicas para comprar souvenirs mais baratos nas viagens

Certamente, visitando as áreas turísticas, você vai encontrar muiras lojinhas de souvenir. Mas, já deve imaginar que perto dos pontos famosos, geralmente, os preços são mais caros.

Por isso, para saber onde fazer compras com o melhor custo-benefício, pergunte a algum local qual o melhor lugar para encontrar lembranças de viagem.

Eu costumo tirar essa dúvida na recepção do hostel ou com o anfitião do lugar onde estou hospedada. Eles certamente saberão indicar lugares com valores mais acessíveis.

7 – Free walking tour

Quem quer economizar durante uma viagem seleciona a dedo o que vai vistar e, muitas vezes, evita tours e passeios. Porém, isso também limita nossa experiência e restringe nossos aprendizados no destino.

Por isso, uma forma de tornar a viagem interessante, sem ter que pagar o preço convencional dos passeios, é optar pelos free walking tours.

Praticamente toda cidade turística vai ter uma empresa ou algum guia oferecendo o serviço de percorrer alguma área caminhando, te explicar sobre os lugares e a história local e, no fim, você paga apenas um valor simbólico (o que achar justo ou o que puder ofercer) para colaborar com a disponibilidasde e trabalho da pessoa que guiou.

Considerações

O que achou das dicas para economizar durante uma viagem? Tem mais alguma sugestão para ajudar outros viajantes? Comente abaixo!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário