Viajante foodie: 10 destinos para quem gosta de comer bem
Você é o tipo de pessoa que considera experiências com alimentos e bebidas parte principal ou essencial dos lugares que visita? Neste post, reunimos 10 destinos para quem é um viajante foodie e gosta de comer bem em suas viagens.
Apesar de todos os países serem famosos no aspecto turísticos, levamos em consideração durante a seleção lugares em que tradições, renome e qualidade são destaques na culinária local. Para isso, usamos como referência o Guia Michelin e o mais recente ranking do TasteAtlas sobre países com melhores cozinhas.
Assim, você vai poder apreciar com o estômago o melhor que essas partes do mundo têm a oferecer.
Massas frescas e sabores tradicionais na Itália
Para abrir a lista, não poderia ser outro país. Considerada a melhor culinária do mundo por diversas pesquisas e avaliações, a Itália é o destino das tradicionais massas e perfeito para quem tem curiosidade de experimentar a pizza mais original possível.
Mas, para além dos pratos famosos, os sabores e ingredientes que incrementam os pratos também fazem as receitas do país se destacarem, levando queijos, azeites, tomates, temperos naturais e muito mais de alta qualidade.
Se você é um viajante foodie, em uma viagem ao país, não deixe de fora as cidades de: Bolonha, Nápoles, Florença.
Confira nossos posts com dicas para esse país:
- Dicas para viajar para a Itália pela primeira vez;
- Melhor época para viajar para a Itália;
- 8 cidades italianas mais visitadas pelos turistas.
Comida mediterrânea na Grécia
Visitar os países do Mediterrâneo certamente vai ser uma ótima experiência gastronômica. Imagina então aproveitar refeições extremamente saborosas e de excelente qualidade com as vistas exuberantes da Grécia?
Além de produtos locais que são únicos e fazem a diferença nos pratos, a história do país fez com que o destino recebesse muitas influências e sua culinária se tornasse ainda mais rica.
Pratos leves, mas muito bem servidos, são encontrados facilmente a ótimos preços. Assim, garantimos que você vai comer de forma satisfatória e ainda se privilegiar com os encantos que só esse país tem.
Em uma viagem à Grécia, você não pode deixar de visitar (seja para turismo ou para comer e beber): Atenas, Santorini, Mykonos.
Confira nossos posts com dicas para esse país:
- Guia com dicas para primeira viagem à Grécia;
- O que fazer em Atenas e como economizar no roteiro;
- Mykonos: umas das ilhas mais legais da Grécia;
- Roteiro em Santorini – o que fazer nos vilarejos.
Restaurantes gourmet na França
Outro país que não poderia ficar de fora da lista, é a França. A qualidade e precisão das técnicas para o preparo de alimentos, além da preocupação com o aspecto visual, fez o país se destacar mundialmente como destino para quem estuda culinária.
Seja em pequenas experiências de confeitaria ou nos mais sofisticados pratos principais de refeições, a experiência de provar e apreciar a comida é quase um ritual. E, para manter a qualidade, a sazonalidade de ingredientes é levada muito a sério.
Não à toa, a própria Air France convida chefes para assinar seus meus levando em conta esses aspectos – veja aqui!
Em uma viagem à França, é imperdível visitar essas cidades para experimentar o melhor da culinária: Paris, Bordeaux, Lyon.
Confira nossos posts com dicas para esse país:
O melhor da França em 5 cidades;
Dicas para quem vai viajar a Paris pela primeira vez.
Estrelas Michelin no Japão
Você sabia que este é o atual país do mundo com maior números de restaurantes com estrelas Michelin? Então, se você gosta de comida japonesa e quer apreciá-la, não faltarão oportunidades de você experimentar culinária do país com chefes renomados.
Apesar do sushi ser, possivelmente, o que há de mais famosos entre as tradições japonesas, esteja preparado para texturas, sabores e combinações de cores diferentes do que você está acostumado. A história e as condições geográficas do país têm muita influência nos molhos, abundâncias de peixes e frutos do mar e vegetais usados nos pratos.
As cidades com maior número de restaurantes com estrelas Michelin são: Tóquio, Osaka, Quioto.
Cervejas na Bélgica
Para os amantes de cerveja, viajar à Bélgica é encontrar um imensidão de oportunidades de experimentar a bebida. O país possui uma das mais antigas e importantes Escolas Cervejeiras do mundo.
Apesar de não se destacar em quantidade de produção, as mais de 1.000 variedades distinguem este país pela cultura e tradição em relação a qualidade. Inclusive, em 2016, a cerveja belga foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Cidades para visitar, fazer tours à cervejarias e experimentar cervejas: Bruxelas, Bruges, Antuérpia.
Vinhos e carnes na Argentina
Comer e beber muito bem pagando muito pouco. Viajar a Argentina é a oportunidade de ter alta qualidade sem precisar pagar caro. E a fama não é à toa, pois o churrasco do país já foi considerado o melhor prato da América e seus vinhos sempre se destacam como os melhores do mundo.
A geografia é uma grande aliada do país, que possui pampas ideias para a produção de carne e uvas que se adaptam perfeitamente à região da Cordilheira dos Andes. A combinação de produtos não poderia ser melhor para quem gosta de uni-los nas refeições.
Nessas cidades, você certamente encontra ótimas opções para saborear carnes e vinhos do país: Buenos Aires, Mendoza, San Juan.
Confira nossos posts com dicas para esse país:
- Viagem para a Argentina – guia com tudo que você precisa;
- 10 dias na Argentina – cidades para visitar, valores e dicas;
- Melhor época para viajar para a Argentina – por região.
Frutos do mar na Espanha
A geografia espanhola faz com que o país seja banhado pelo mar Mediterrâneo, mar Cantábrico e pelo Oceano Atlântico. Diversas águas acabam resultando também em uma boa diversidade de frutos do mar, que são muito presentes na culinária da Espanha.
Em cada região, você vai encontrar uma experiência gastronômica particular, afinal, o país é dividido em regiões que, individualmente, possuem culturas muito fortes e distintas umas das outras.
Por isso, para quem quer realmente explorar os principais pratos, é interessante escolher uma área do país para provar tradições específicas da localidade ou visitar ao menos algumas das principais cidades do país para ter um pouco de tudo.
Para conhecer ao menos alguns pratos mais famosos não deixe de fora cidades como: Barcelona, Valência, Sevilha, San Sebastian.
Confira conteúdos sobre a Espanha que podem te ajudar na sua viagem:
- Dicas para viajar à Espanha pela primeira vez;
- Melhor época para viajar à Espanha – principais regiões.
Diversidade de sabores da Turquia
Em meio à Europa, Ásia, África e em meio às influências das regiões dos Balcãs e do Oriente Médio, a Turquia é um dos lugares do mundo que possivelmente tem os maiores intercâmbios e influências sobre a sua cultura. A culinária é um aspectos que mais provam isso devido à diversidade de características e tipos de alimentos encontrados.
Esse é o destino em que é possível encontrar pratos para todos os gostos, bem condimentados, incluindo legumes, carnes, derivados animais e massas, tudo em grande variedade E, para os amantes de café, não deixe de experimentar a bebida extremamente concentrada, com preparo típico do país.
Vale a pena visitar no país: Istambul, Capadócia, Bodrum, Antália, Çeşme.
Veja mais sobre este país:
- Viajar para Turquia: onde, quando e quanto;
- 3 coisas imperdíveis para fazer em Istambul, na Turquia;
- 4 passeios imperdíveis para fazer na Capadócia, na Turquia.
Chocolates da Suíça
Aos amantes de chocolate: é preciso visitar a Suíça pelo menos uma vez. Com uma história cheia de inovações relacionada ao doce, o país se tornou referência mundial na qualidade de produção e é, atualmente, o principal consumidor.
A fama do país se dá por alguns fatos e nomes famosos, como o pioneirismo na fabricação mecanizada por François-Louis Cailler e a receita de Rudolph Lindt de misturar o chocolate ao leite.
Fazer tours, visitações e conhecer de perto a história, produção, além de experimentar o mais tradicional chocolate do mundo direto do país de origem, com certeza será uma experiência única.
Na Suíça, é imperdível passar por essas cidades (e aproveitar para buscar as principais fábricas, lojas e museus de chocolate nas proximidades): Zurique, Lucerna, Berna, Gruyeres.
Veja mais sobre o país em:
Tradições e patrimônios culinários do México
Vários pratos e receitas de vários lugares do mundo são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade. Mas o México, mais do que comidas específicas, possui o título englobando toda a sua culinária.
Apesar da colonização espanhola, este é um país que ainda preserva muitas tradições de ingredientes e preparos dos povos pré-colombianos e, por isso, recebe tem tanta visibilidade sobre sua originalidade.
Com fortes temperos e cores vivas, a culinária mexicana usa muito milho, trigo, feijões e molhos e foi aprimorada com a influência dos europeus no acréscimo de uma maior variedade de preparos com carne e temperos vindos do velho continente e do oriente.
Se você já gosta de comida mexicana fora do México, vai praticamente conhecer tudo de novo ao experimentar os pratos diretamente no país.
No país, considere colocar no seu roteiro: Cidade do México, Guadalajara, Puebla.
Para sua viagem a esse país, fique atento:
México formaliza volta do visto físico para brasileiros.
Considerações
E você, já visitou algum destino do mundo que fez você se apaixonar pela culinária? Comente aqui e compartilhe uma inspiração para outros viajantes!
Para mais conteúdos com dicas de lugares para conhecer, clique aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!