San Blas, a praia mais bonita do Panamá
Olá, viajante! Depois de explorar a capital do Panamá, agora é a vez de conhecer San Blas, o caribe panamenho e um dos lugares com o mar mais azul do Caribe.
Para este passeio, precisei acordar às 5h da manhã e atravessar até o outro lado do país para ir até San Blas. O percurso pouco mais de 3h de carro e apesar da distância não ser grande, o caminho é muito sinuoso, que faz com que o tempo de viagem seja maior.
Depois do percurso de carro, é preciso completar o trajeto até a ilha de barco. Mais 30 minutos de viagem até o paraíso. A chegada é na Ilha Aroma e eu confesso que nunca tinha visto um mar de águas tão azuis.
Agora eu entendo por que as pessoas falam que apesar do perrengue para chegar até San Blas, vale muito a pena. Fiquei impressionado!
Para você entender um pouco mais deste paraíso, vale ressaltar que San Blas é formada por 365 ilhas e ilhotas e fica dentro da comarca de Kuna Yala – ou seja, apesar de fazer parte do Panamá, eles são independentes.
Para a visitação nas ilhas, é preciso pagar uma taxa. As ilhas de San Blas são bem pequenas e você consegue em poucos passos ver onde começam e terminam. Na Ilha Aroma, por exemplo, há um quiosque que vende bebidas e petiscos, além de outros espaços com artesanatos etc.
A segunda ilha que visitamos foi Perro Grande. Esta ilha é bem conhecida e os turistas costumam passar o dia. Outra ilha lindíssima. O legal dessas ilhotas é que parece mesmo que estamos isolados no meio do paraíso.
Nesta ilha é possível se hospedar, mas eu confesso que não é o tipo de coisa que me agrada hoje em dia. Explico por quê: não existem hotéis ou pousadas.
O que existem são algumas cabanas de palha com camas dentro e banheiros e duchas compartilhados. Nada de conforto nem nada. Acho que é mais para quem curte uma aventura, estar próximo da natureza e esquecer de tudo.
Como eu disse, são 365 ilhas com pouca infraestrutura. Algumas delas são praticamente desertas. Por isso, o mais comum é só passar o dia e depois voltar para a Cidade do Panamá.
Meu passeio foi feito com o pessoal da @guiapanama. No pacote estava incluso o transporte de carro e de barco, almoço e a visita em duas ilhas, além do guia que te acompanha durante todo o dia. O custo não é barato, é de cerca de US$ 200 por pessoa (preço de 2022). Este passeio foi compartilhado, mas você pode fazer um privativo.
Não esquece que seguidor do Estevito tem desconto para contratar um passeio com a equipe da @guiapanama.
Viajante, este foi meu último vídeo no Panamá. A viagem já acabou e eu só posso dizer que amei os dias que passei no país. Se você perdeu algum dos vídeos do Panamá, clica aqui e confira todos eles!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!