Roteiro de Marrakesh até Deserto do Saara | EPM
Roteiro de Marrakesh até Deserto do Saara

Roteiro de Marrakesh até Deserto do Saara

Olá, viajantes! Dando continuidade à minha pelo Marrocos, vou te mostrar o passeio que fiz pelo Deserto do Saara. A aventura começa em Marrakesh e segue uma viagem de mais ou menos 8 horas até o deserto.

Mas o mais legal é que pelo caminho podemos ir parando em diversas cidades para conhecer mais desse país lindo e dessa cultura incrível. Por isso, nossa viagem terá duração de um dia inteiro até chegarmos ao Deserto do Saara.

Cordilheira do Atlas

Para esta rota até o deserto vamos ver paisagens lindas e diferentes do destino e passar por um dos picos mais altos da Cordilheira do Atlas. Eu estou muito empolgado e vou te contar como foi toda essa aventura.

Logo no início do caminho, já paramos no Barka Tizi Restaurant Cafe de onde pudemos ter ideia da beleza das paisagens que vamos ver ao longo da viagem. Outro lugar que não se pode deixar de visitar no caminho é Ait Ben Haddou, uma antiga cidade fortificada e famosíssima onde já foram gravados séries e filmes, inclusive Game of Thrones.

Por ali também ficam dois famosos estúdios onde já foram gravados diversos filmes. O local é conhecido como a Hollywood marroquina.

Patrimônio Mundial da Unesco

Ait Ben Haddou já foi uma importante parada de viajantes que saiam de Marrakesh em direção ao Deserto do Saara. Exatamente o que estamos fazendo. O lugar foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1987 e somente cinco famílias ainda vivem na região.

Nossa noite foi em um hotel chamado Panoramique De La Vallee e no dia seguinte, seguimos sentido deserto. Nossa primeira parada foi na Dadès Gorges (Gargantas Dades), uma série de desfiladeiros esculpidos em meio à Cordilheira do Atlas, onde também estão estradas tortuosas.

A próxima parada é Monkey Fingers, formação rochosa mais antiga da Cordilheira do Atlas. Este é um ponto muito procurado para fotos porque é realmente bem impressionante a paisagem das rochas esculpidas pelos ventos e erosão ao longo de tantos anos. É muito bonito!

Nossa parada seguinte foi o Oásis de Todra que se destaca pela quantidade de verde em meio à paisagem marrom das montanhas. São 30 quilômetros de natureza que impressionam os viajantes. Ali também fica Todra Gorges, lugar onde estão as nascentes de águas que alimentam o oásis. Vale dizer eu essa água é limpa e potável e você pode se refrescar bebendo delas.

Antes de chegar ao Deserto do Saara, paramos em uma loja de roupas típicas e uma das nossas colegas decidiu também fazer uma tatuagem de hena. Aproveitamos a parada para almoçar no Touroug Cafe, bem ao lado da lojinha.

Acampamento no deserto

E a nossa última parte da viagem (cerca de 1 hora) foi feita em um quadriciclo já no deserto e até as barracas onde vamos passar a noite. Eu sempre sonhei em conhecer o Deserto do Saara! É impossível descrever essa sensação de estar cercado de areia por todos os lados. É uma paisagem sem fim e que muda o tempo por conta dos ventos que levam as areias de um lugar para o outro.

Apesar de ser um passeio bem tranquilo, não recomendo para pessoas que tenham medo ou não sintam confortáveis em dirigir um quadriciclo.

Para quem adora uma aventura, é bem tranquilo. Vale ressaltar que viajar com um seguro viagem é importantíssimo para qualquer viajante em qualquer tipo de viagem, seja nacional ou internacional. Para isso, fale com os nossos amigos da Real que poderão te ajudar a escolher a melhor cobertura para o seu perfil de viagem.

Compre com a Real Seguro Viagem e ajude o trabalho da equipe Estevam Pelo Mundo!

Eu fiquei bastante impressionado com a estrutura do “hotel” no meio do deserto. Nossa barraca tinha tudo que um hotel oferece, com banheiro completo, energia elétrica e a decoração incrível. Nem parece um acampamento com barracas.

O jantar foi em uma tenda enorme onde funciona o restaurante e onde também vimos uma apresentação musical. Pena que foi só uma noite. No dia seguinte, já seguimos para Fez, uma das cidades mais famosas do Marrocos e que vou te mostrar em um outro vídeo lá no meu Youtube e aqui no blog para vocês.

Veja como foi toda essa experiência no vídeo abaixo:

Você sabia que cabras sobem em árvores?

Viajante, é isso mesmo que você leu. Cabras sobem em árvores no Marrocos. Este era um dos momentos da viagem que eu estava muito curioso para ver. E acho que foi um dos rolês mais diferentes que já fiz.

Eu juro que fiquei bem impressionado com essas cabras/bodes em cima da árvore e descobri que elas conseguem subir e escalar diversos tipos de superfície por conta das patas, que possuem uma espécie de borrachinha que facilita a aderência na superfície, facilitando a escalada e impedindo que eles escorreguem. Muito louco isso! Nunca vi nada parecido.

Segundo nosso guia, essas cabras só existem nesta região de Marrakesh até o litoral. Não é possível vê-las quando vamos sentido deserto, que fica mais para dentro do continente. Achei bem curioso. Um passeio que vale a pena.

Esta atração é possível ser vista pelo caminho até a cidade de Essaouira (antigamente chamada Mogador) que tem uma praia linda e com uma faixa de areia bem grande. Esta cidade litorânea tem influência portuguesa e é ideal para almoçar e passar um dia tranquilo. Totalmente diferente da agitação e do caos de Marrakesh.

Lembrando que todos os passeios que comentei eu fiz com a equipe da @marrakech.trips que está me ajudando com toda parte terrestre dessa viagem.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário