Quanto Custa Viajar para Coreia do Norte? - EPM
Quanto custa viajar para a Coreia do Norte?

Quanto custa viajar para a Coreia do Norte?

Foram cinco dias de muita tensão no país mais vigiado do mundo, a Coreia do Norte, registrados em uma série de 8 videos no YouTube. Lá, mostrei como foi viajar para o país mais isolado do mundo e o único que ainda vive sob um sistema de governo socialista. Por isso, trago para vocês curiosidades e quanto custa viajar para a Coreia do Norte.

Quando eu pensava no país, o que vinha à minha cabeça era um lugar impossível de se visitar. Porém, descobri há alguns anos que existe turismo no país, extremamente limitado, mas existe. E este foi um dos últimos destinos do meu Projeto Check list, que começou em Chernobyl e acabou em Macau.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o nome oficial do país: DPRK, que em português seria algo como “República Popular da Coreia“. Claro que de democrático não tem muita coisa. Você não pode usar a roupa que quiser (jeans são proibidos), e nem mesmo cortar o cabelo como bem entender. Tem que ser um dos 10 cortes pré-aprovados pelo líder Kin Jon Un.

POR QUE AS COREIAS SE SEPARARAM?

Antes de seguir lendo este post, queria te pedir um favor. Queria te pedir que abrisse a cabeça e lembrasse que a Coreia do Norte é um país que vai muito além do que eu vi e posso te contar aqui. Tem pessoas morando lá. Tem um lado humano. Eles não são criminosos como muita gente pensa. Vale lembrar que todos aqui têm seus sonhos e esperanças, assim como eu e você.

Primeiro, vamos entender por qual razão existem duas Coreias e porque ambas se odeiam tanto. Em 1910, o Japão começou a ocupar a Coreia. Os japoneses eram muito maus com os coreanos e exploraram muito a região e o povo. Após a Segunda Guerra Mundial, com o enfraquecimento japonês, as coreias se viram livres da opressão. O líder deles na época (Kim Il Sung) é reverenciado como o responsável por livrar os coreanos do domínio japonês e idolatrado por seu povo da futura Coréia do Norte.

Enquanto isso, o mundo dividia a Coreia em duas: o norte ficaria sob domínio soviético e o sul sob domínio americano. A Guerra das Coreias surgiu, então, em 25 de junho de 1950. A Coreia do Norte levou 75 mil soldados à Coreia do Sul. Os EUA mandou milhares de soldados pra ajudar a Coreia do Sul. Aí a China aproveitou e mandou soldados pra lutarem na Coreia do Norte (uma das razões pelas quais são super amigos).

A GUERRA NUNCA ACABOU

Rolou um cessar fogo e surgiu a DMZ, uma zona desmilitarizada – mas que de desmilitarizada não tem nada! Ela fica a dois quilômetros dentro de cada país em todo o paralelo 38, que é uma linha usada para dividir os territórios. Lá é cheio de soldados norte e sul-coreanos se encarando o dia todo! Porém, quem comanda tudo é a ONU hoje. Graças a Deus, porque se o lugar já é super tenso assim, imagina se não houvesse um exército “neutro”?

O tempo foi passando e as coreias foram se distanciando em hábitos, rotina, forma de governo, ideologias e cultura. Mesmo jurando sempre ser auto-suficiente e perfeita, em 1994, mais de um milhão de coreanos morreram devido à grande fome da Coreia. Muitos negam este episódio, mas dezenas de desertores (pessoas que escaparam do país) juram que foram os piores anos de suas vidas.

quanto custa viajar para a Coreia do Norte

TURISMO CONTROLADO

Dito isso, quero te dizer que tudo que vi, vivi e fiz por lá, foi pré-aprovado pelo governo e eu nunca tive livre arbítrio de decidir aonde ir e muito menos quando. Apenas seguia as ordens de meus guias (eram dois guias o tempo todo ao meu lado).

Antes de fechar meu pacote para ir ao país, pesquisei MUITO, muito mesmo sobre tudo. História, como ir, o que fazer, quantos dias ficar, onde se hospedar e tudo que permeasse o universo turístico do país. Principalmente sobre quanto custa viajar para a Coreia do Norte.

Bom, eu sabia que, no ano passado, cerca de 30 brasileiros haviam visitado o país, o que me dava muito medo e me fascinava demais ao mesmo tempo. E tentei entender as razões que motivavam isso. Descobri que as principais eram medo, falta de informação e preço (visitar a Coreia do Norte é muito caro).

COMO ENTRAR NA COREIA DO NORTE? 

Entrar no país está entre as principais curiosidades da Coreia do Norte. Se você não é de um dos países “vetados” da lista diplomática norte-coreana (como os Estados Unidos), seu primeiro passo é achar uma das poucas agências autorizadas pelo governo local a enviar estrangeiros para dentro do país.

Eu pesquisei durante meses quanto custa viajar para a Coreia do Norte, fiz várias cotações, busquei informações sobre pacotes e vi que o passeio mais comum era de apenas duas noites. Como o preço para entrar no país era super caro, decidi passar cinco dias por lá. Sim, seriam quatro noites de muita tensão e ao mesmo tempo muito aprendizado. Decidi fechar meu passeio com uma agência chamada Young Pioneer Tours. É uma agência especializada em destinos exóticos.

Após preencher uma lista de dados e responder a perguntas de um relatório enviado por eles, recebi após alguns dias a informação de que eu poderia participar do tour e que deveria enviar meu passaporte para a emissão do visto.

VISTO PARA A COREIA DO NORTE

O visto é super simples e zero burocrático. Basicamente, você paga 50 dólares à agência e eles te entregam seu visto um dia antes (se for de trem) ou no dia da viagem (se for de avião).

Eles não carimbam seu passaporte, porque poderia dificultar muito sua vida caso vá a países com os Estados Unidos. Apenas guardam o documento do visto com eles quando você sai do país. O Brasil é um dos 18 únicos países do mundo que possui uma embaixada na Coreia do Norte (o que me deu uma certa segurança para ir ao país).

quanto custa viajar para a Coreia do Norte

QUANTO CUSTA VIAJAR PARA A COREIA DO NORTE?

Bom, como já havia a falado a vocês, viajar para a Coreia do Norte é muito caro. Como todo país muito fechado, precisa-se desembolsar um bom dinheiro para conhecê-lo. Eu gastei cerca de 9 mil reais em apenas cinco dias! Isso mesmo, nove mil reais em cinco dias, por extenso para você ler mais uma vez, pois até hoje fico impactado com os valores.

Claro que nisso estava incluso quase tudo, como a hospedagem, em um hotel que eu não poderia escolher. Também incluía três principais refeições, motorista, van com ar-condicionado, dois guias norte-coreanos e uma guia chinesa, que falavam chinês. Meu visto e aéreo também foram cobertos dentro deste valor.

DICAS PARA ECONOMIZAR

Se quiser economizar entre mil e dois mil reais, recomendo ir e voltar de trem (leva cerca de 24 horas de Beijing até Pyongyang de trem). Como existem apenas dois voos que entram em saem do país por dia, eles são absurdamente caros.

Bom, eu tive que entrar e sair de avião por dois motivos importantes. O primeiro era que meu visto era de trânsito na China (por isso tinha que entrar e sair de Beijing de avião). Como a única forma de entrar na Coreia do Norte é via Beijing ou Vladvostok  (na Rússia) precisava fazer desta forma. O segundo motivo é minha paixão por aviões: seria minha única oportunidade de voar em um Tupoleve Tu 204.

Caso queira fazer um tour mais em conta, a opção mais barata que achei era de 500 Euros (cerca de 2.400,00 reais) para ficar um dia e meio no país, mas acho que não vale tanto a pena. Recomendo tentar ver um pouco mais do país, pois a capital Pyongyang é realmente muito diferente da realidade da Coreia do Norte que vi no interior.

Tive alguns gastos extras com cerveja (tinha que pagar a minha e de meus guias), postais (gastei 120 reais para mandar 5 postais), água (15 reais), café (22 reais), cigarros para “agradar” os guardas (falei mais sobre isso no YouTube) e até mesmo algumas coisas da programação. Uma delas foi a super degustação de cervejas locais, onde cobraram cada copinho da gente ao final do tour. Ah! E não se esqueça da gorjeta de seus guias. A empresa recomenda 15 euros de gorjeta por dia. Salgado, né?

QUAL MOEDA LEVAR PAR A COREIA DO NORTE?

Saiba que não existe caixa eletrônico na Coreia do Norte. Então, você deve levar um bom dinheiro, pois ninguém aceita cartão (eles não tem internet) ou cheque. As moeda aceitas no país são apenas dólar, euro ou yuan/RMB (moeda da China). Eu levei cerca de 500 dólares somando as moedas que eu tinha (voltei com uns 400 dólares para a China).

quanto custa viajar para a Coreia do Norte

CURIOSIDADES SOBRE A COREIA DO NORTE:

  1. Você não pode viajar sozinho para a DPRK;
  2. Um guia te acompanha 24 horas por dia;
  3. Apenas 30 brasileiros por ano entram lá;
  4. Você não pode ir aonde quiser;
  5. Se quiser tirar uma foto, tem que sempre perguntar;
  6. Se desrespeitar uma estátua ou foto do líder, poderá ter problemas.

Veja mais curiosidades sobre como é viajar para a Coreia do Norte.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que seja possível continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens, além de reviews de companhias aéreas! 🙂


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário