Passeio por Fez e Chefchaouen, no Marrocos
Olá, viajantes! Dando continuidade à minha pelo Marrocos, agora foi a vez de conhecer Fez e Chefchaouen.
Fez
É a segunda maior cidade do Marrocos, só menor do que Casablanca que é considerada a maior metrópole do país. Surgiu no século 9, mas somente por volta do século 13 e 15 é que ela prosperou.
Fez é uma cidade bem diferente das outras que visitamos no Marrocos. Cada cidade tem sua peculiaridade. Marrakech é um caos, mas Fez é muito mais tranquila. Até entrarmos na Medina, aí fica mais agitada a coisa.
Medina de Fez que é toda cercada por uma muralha de 15km. Ao todo são 14 portas para entrar e é a maior Medina de todo país. Mais de 200 mil pessoas moram na cidade e existem mais de 10 mil ruelas.
A primeira universidade do mundo fica nesta Medina, no século 9, e ela foi crida por uma mulher. Mas hoje, infelizmente, somente homens estudam por lá por se tratar de um curso de teologia para formação dos grandes líderes religiosos do islã.
Uma dica importantíssima, Google Maps não funciona bem por ali. Por isso, é muito bom você estar acompanhado de um guia. Lembrando que para esta viagem estou contando com o apoio da equipe da @marrakech.trips que está me ajudando com toda parte terrestre, passeios, etc.
Uma coisa bem legal é que fora da Medina a temperatura chega a 40 graus e dentro fica em torno de 20 graus. Isso porque as ruas são muito pequenas e apertadas e as casas e construções feitas de barro.
Outra coisa interessante é que a Medina tem a parte onde as pessoas moram e o lugar onde há o comércio e o todo agito. No mercado é uma loucura de tanta comida e doce deliciosos para degustar. Além dos souvenirs e comprinhas que adoramos.
Durante a caminhada pela parte comercial da Medina podemos ver as pessoas tingindo tecido, fazendo panelas, preparando alimentos e tantas outras atividades típicas do dia a dia deles. É muito legal.
Lugares para visitar em Fez
Royal Palace of Fez – palácio onde Rei Mohamed VI se hospeda quando vem à cidade. Apesar de ter sete portas em sua fachada, uma para cada dia da semana, a maior e mais central só é aberta quando o rei entra no palácio. O palácio é bem antigo, mas esta nova fachada com as portas de bronze é de 1968. Vale reforçar que o palácio não pode ser visitado por dentro, somente o rei pode entrar nele.
Ao lado fica o bairro judeu que é bem fácil identificar devido ao estilo das casas, com comercio embaixo e janelas e varandas voltadas para a rua. Já as casas típicas dos muçulmanos costumam ter as janelas e sacadas voltadas para dentro para ter mais privacidade.
Southern Tower – fortaleza localizada na parte sul da cidade oferece uma vista panorâmica incrível da cidade de Fez. E de lá, é possível avistar o Forte Norte e a
Art Naji – uma coisa que todo mundo adora é saber como é feita a argila que produz as cerâmicas do país. A argila é feita de pedras das montanhas e elas são bem quebradiças e quando misturadas com água, formam a argila moldável em apenas 24h. Aí é só moldar o formato que deseja e deixar secar. As cerâmicas marroquinas são artesanais e os detalhes são incríveis. É muito detalhe, os mosaicos são milimetricamente feitos à mão. Impressionante a beleza dessa arte. E para quem quiser comprar eles enviam para qualquer lugar do mundo.
Tenneries de Fez – onde é feito o tingimento do couro usado nos artesanatos e vestuário como bolsas, sapatos e casacos. É um lugar lindo, apesar de bem fedido – o cheiro é tão ruim que eles nos oferecem hortelã para cheirar enquanto estamos no local. Esses tanques de tingimento ficam no telhado das casas e edifícios e a vista é muito incrível. Este processo é muito antigo (lá pelos idos do século 14) e dura até os dias de hoje. são mais de 700 anos fazendo o tingimento dessa forma.
Chefchaouen
Uma das cidades mais bonitas do país e conhecida como a pérola azul do Marrocos. Para este passeio, saímos de Fez e seguimos viagem de carro por cerca de 3 horas até nosso destino. Viajante, o carro é o meio mais fácil de transitar por essas cidades no entorno de Marrakech, mas lembre-se que as estradas do país não são nada fáceis de trafegar. Por isso, a dica é sempre contar com apoio de guias e transportes locais.
A cidade azul
Localizada a cerca de 500 metros de altitude, Chefchaouen quer dizer cidade dos chifres, isso porque está entre duas montanhas (chifres). Tem pouco mais de 40 mil habitantes e fica muito perto da fronteira com a Espanha.
A cidade é linda de verdade e as construções todas pintadas em azul. É uma delícia passear pelas ruazinhas e ver toda cultura do local. Se perder por aqui é a melhor coisa que você faz para conhecer a cidade.
São milhares de becos repletos de lojas de tudo que é tipo de produto e lugares para você comprar um suco e frutas bem refrescante. Além de ser importante se manter hidratado, os sucos são muito bons de verdade.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!