Paranapiacaba: uma vila inglesa perto de São Paulo I EPM
Paranapiacaba: uma vila inglesa perto de São Paulo

Paranapiacaba: uma vila inglesa perto de São Paulo

Visitar Paranapiacaba, a poucos quilômetros da cidade de São Paulo, é sinônimo de viajar no tempo. Saiba neste post como ir, o que fazer e onde comer nessa vila inglesa!

A Vila

Localizada a cerca de 50 km de São Paulo, na cidade de Santo André, a Vila foi criada pela São Paulo Railway Co., controlada por ingleses, para abrigar seus funcionários durante a construção da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860.

Esse pequeno vilarejo encrostado no Alto da Serra Mar, rodeado pela Mata Atlântica, preserva sua história, cultura e arquitetura, sendo tombado pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal.

Como ir

É possível ir para Paranapiacaba de carro, ônibus e trem. Essa última é sem dúvida a melhor opção porque lhe permite entrar no clima do destino antes mesmo de chegar lá.

As viagens são realizadas com o Expresso Turístico da CPTM, aos domingos e, às vezes, aos sábados, com saídas às 08:30, da Estação da Luz na capital paulista.

As passagens não são vendidas on-line, mas somente podem ser adquiridas na bilheteria da Estação da Luz, localizada no Saguão 1, em frente à SSO da CPTM, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados e domingos, das 7h às 9h.

Para mais detalhes sobre horários, trajetos e preços, acesse o site da CPTM.

Uma outra opção é adquirir as passagens por meio de alguma agência de turismo e essa foi a minha escolha.

Comprei um pacote que incluía as passagens (ida e volta, partindo de Santo André), kit viagem (com bolsa, cookies, água e amendoim), manual digital de instruções e dicas e guia turístico para explorar Paranapiacaba, oferecido pela agência @curtaavidaviagens.

Destaque aqui para a guia, um diferencial nessa experiência porque permite uma verdadeira imersão histórica e, no meu caso, tive o privilégio de ser guiada pela Sra. Otilia, uma senhora cheia de vitalidade e conhecimento que viveu na vila durante sua juventude e compartilhou ricas informações.

O que fazer

Curtir a recepção

Para começar, a recepção na estação de trem de Parapiacaba por uma banda tocando a icônica música “Trem das Onze” já é uma atração emocionante.

Visitar o Museu Funicular

O espaço guarda um pouco da história da ferrovia. Nele é possível visitar o antigo pátio de manobras, ver máquinas fixas, oficinas, carros, vagões (inclusive o funerário!), locomotivas e objetos do sistema funicular antigamente usado.

O ingresso precisa ser adquirido no local e tem o preço de R$10,00.

Tour pelas principais atrações

Algumas atrações que você não pode deixar de ver:

Pátio Ferroviário

Aqui estão os principais ícones da Vila de Paranapiacaba, o Relógio da Estação, a Ponte que liga a Parte Alta com a Parte Baixa, o Locobreque (originalmente, em inglês, loco-brake), máquina utilizada para frear a composição que descia a Serra.

Vale lembrar que a torre de Relógio foi erguida em meados de 1898 e tem como destaque o relógio da marca Johnny Walker, de Londres. Suas badaladas regulavam os horários dos trens e a entrada e saída dos funcionários da ferrovia.

Curiosidade: Ao visitar a vila, você perceberá que a maioria das casas são na cor marrom e isso tem uma explicação. Os ingleses aproveitavam tudo o que era possível e a pintura das casas era feito com a tinta dos vagões que sobrava.

Feira Caminhos do Cambuci

Feira Caminhos do Cambuci é organizada por produtores e artesãos que desenvolvem trabalhos com o fruto Cambuci, tanto na gastronomia quanto no artesanato. 

O produto mais conhecido é a cachaça com Cambuci, mas há muitas outras opções doces e salgadas. 

Museu Castelo

Imperdível. Principal construção arquitetônica da Parte Baixa, do local é possível ter uma visão geral da Vila.

Edifício de modelo único na Vila, foi construído em 1897, era a residência do engenheiro-residente da empresa SPR – São Paulo Railway Co.

O Museu tem uma exposição permanente com acervo da casa (como mobiliário, quadros e relógios) e uma maquete física de toda a Vila.

A visita é guiada, sendo cada cômodo e seus objetos explicados pelo guia, garantindo uma experiência única para quem ama história.

Ingresso: R$10,00

Trilhas

A Mata Atlântica que envolve a Vila Ferroviária de Paranapiacaba garante ótimas opções de trilhas para quem busca um contato mais direto e aprofundado com a natureza.

O destaque fica para a Trilha do Mirante que acompanha a encosta da Serra, por dentro da mata, sendo que seu principal atrativo é o mirante, localizado no limite do Parque Estadual da Serra do Mar, há aproximadamente 1.000m de altitude. Neste ponto, o turista pode visualizar o mar da Baixada Santista, o complexo rodoviário Anchieta – Imigrantes e o polo industrial de Cubatão.

A trilha tem 1.185m de extensão, é classificada como fácil e demanda 2h 30min (ida e volta) para ser realizada.

Para a realização das trilhas é obrigatória a presença de um monitor autorizado cuja relação pode ser consultada AQUI.

Onde comer

Cafés: Café Infinito Olhar, Kiko de Oliveira Arte e Café, D’Villa Paranapiacaba, Casa de Chá Raizes da Serra e Simel Doces Finos (onde tomei um chocolate quente super cremoso!)

Simel Doces Finos

Restaurantes: Bastiana (vegano), Vila Inglesa, Hamburgueria Estação Sete, Cervejaria Mr Balmann, Vila Inglesa, Bistrô Flor do Cambuci (parte alta), Railway Beer (parte alta) e o tradicional Bar da Zilda.

Bar da Zilda

Estando em São Paulo, se programe para esse passeio e viva um clima londrino, de preferência com a famosa neblina, sem precisar atravessar o mundo para chegar no Velho Continente.

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)

Para conhecer mais destinos, acesse AQUI!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário