O que ver e fazer em Marrakech, no Marrocos | EPM
O que ver e fazer em Marrakech, no Marrocos

O que ver e fazer em Marrakech, no Marrocos

Olá, viajantes! Minha viagem de 12 dias pelo Marrocos começou com um voo de São Paulo até a Espanha e, depois, até o Marrocos. Antigamente, o Brasil já teve um voo direto para Marrakech operado para a Royal Air Maroc, mas isso fio há muito tempo.

Esta é minha primeira vez no país e já cheguei e fiquei impressionado com o aeroporto da cidade. O novo terminal foi inaugurado em 2016 e tem uma área de mais de 57 mil metros quadrados. É enorme e muito lindo!

Curiosidades

Sempre que ouvir a palavra medina, significa cidade. A palavra kasbah quer dizer duplamente fortificado. Isso significa que existe uma cidade muralhada dentro de outra cidade fortifica. Isso acontecia porque Marrakech já foi capital do Marrocos e por isso toda essa segurança.

Ao longo do dia, você ouve um chamado para a reza. Cinco vezes ao dia, os religiosos param o que estão fazendo e se ajoelham em direção à Meca para rezar.

Veja abaixo alguns lugares incríveis para conhecer em Marrakech:

Jardim Majorelle

Nos anos 80, o famoso designer de moda francês Yves Saint Laurent comprou estes jardins onde morou durante muitos anos. Os jardins estavam em decadência desde os anos 60 e foi totalmente reformado e se transformou em um lindo espaço.

O lugar conta com um labirinto de viela e edifícios de estilo mourisco art déco em cores fortes, além de plantas e árvores exóticas. Este verdadeiro santuário foi feito pelo pintor francês Jacques Majorelle. O jardim leva o seu nome.

Hoje, o jardim faz parte da fundação criada em homenagem à Yves Saint Laurent, que após sua morte teve as cinzas espalhadas pelos jardins que tanto amava.  O lugar é lindo e vale muito uma visita. É parada obrigatória para os turistas que estão em Marrakech.

Vale ressaltar que todo dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos para visitação é usado para preservar o local, além de ajudar em outros projetos culturais. Aproveite também para visitar o Musée Yves Saint Laurent e o Museu de Artes Berberes Pierre Bergé.

Jemaa el-Fna

A praça é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2008. É a principal praça da cidade e onde tudo acontece. É uma loucura de tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. O local é lotado tanto de dia quanto à noite. Mais uma vez, cuidado com seus pertences e não aceite nada de ninguém.

Durante a note, há uma variedade enorme de barracas de comida, shows ao vivo com música e dança, jogos de azar, e até os famosos encantadores de serpente. Já durante o dia, a vibe é bem diferente. É caótica também, mas de um jeito diferente. Gostei mais de visitar a praça a luz do sol.

Grand Souk

Os souks de Marrakech são mercados tradicionais onde você encontra de tudo. São excelentes para passear e fazer compras. Tem barraca de tudo, comida, souvenir, roupas, frutas, tapetes, e o que mais você imaginar. É um verdadeiro labirinto de barracas, muito colorido e cheio de aromas. Bem gostoso para passear, mas cuidado com a abordagem dos vendedores e não se esqueça de pechinchar na hora da compra. Este souk fica ao lado da praça Jemaa el-Fna.

Palais Bahia

Este é outro passeio imperdível em Marrakech. O palácio é incrivelmente lindo. Foi construído no final do século 19 e lá pelos anos 1900, quando o sultão morreu, seus empregados e esposas que viviam no palácio causaram uma grande confusão porque todos queriam pilhas as joias e riquezas do sultão.

Depois disso, o local ficou abandonado por um tempo até que durante o Protetorado Francês alguns comandantes vieram morar no antigo palácio. O local é usado pela família real do Marrocos que se hospeda no palácio quando visitam a cidade. A entrada custa 70 dirham (R$ 35).

Breve aula de história: O Protetorado Francês em Marrocos foi estabelecido pelo Tratado de Fez na região que hoje compreende o Marrocos. Existiu entre 1912 até a independência do Marrocos, em 2 de março de 1956, e compreendia a área entre Fez e Rabat ao sul até Mogador.

Saadian Tomb

Neste jardim fica um grande cemitério onde estão enterradas pessoas da família real e local onde cada um está enterrado mostra a importância dele dentro da hierarquia da família. Os reis e príncipes têm lugar especial, por exemplo, em lugares cobertos e todo ornamentados em mármore carrara.

Considerações

No geral, o Marrocos é um país bem seguro. Claro que em todo lugar tem que ficar esperto com bolsas, carteiras e celulares. Por aqui, o maior risco é das pessoas que ficam na rua vendendo coisas. Nunca aceite nada deles, não pegue nada porque eles irão te cobrar muito caro por qualquer coisa. Um souvenir por sair por até 50 euros, já pensou? Fica a dica, não aceite nada!

Outra dica, barganhe bastante antes de pagar por um produto. O preço para turistas é sempre mais elevado, por isso, negocie antes de comprar qualquer coisa. Tenho certeza de que você conseguirá fazer bons negócios. Ah, negocie inclusive o taxi. Feche o preço antes da viagem, vale muito a pena.

O dinheiro do Marrocos é bem desvalorizado em relação ao dólar e ao euro. A conversão é 1 dólar = 10,76 dirham; 1 euro = 10,40 dirhan; e 1 real = 1,40 dirham. Mas lembre-se que por lá não tem como trocar real, portanto leve euro ou dólar.

Os cartões internacionais também são boas opções para as viagens. Dessa forma você também evita o IOF e maximiza seus gastos. Já fiz uma conta básica e dá para economizar cerca de 10% usando cartão pré-pago de débito internacional.

E as milhas? Esquece! Deixe para fabricar milhas no Brasil. Os custos das viagens são altos para produzir milhas. Já fiz a conta também e não vale a pena!  

Se você pretende fazer uma viagem ao Marrocos, eu recomendo que você tenha o apoio de uma empresa especializada. Além de facilitar sua vida com os deslocamentos, a equipe da @marrakech.trips ainda vai te ajudar com o idioma, costumes e te levar para lugares incríveis para visitar. Leitores aqui do blog tem desconto especial.

Assista aos vídeos abaixo e veja como foi minha experiência em Marrakesh:

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário