Helsinque: como é a capital do país mais feliz do mundo
Helsinque: como é a capital do país mais feliz do mundo

Helsinque: como é a capital do país mais feliz do mundo

Olá, viajante! Neste post, vou contar como foi a minha viagem para Helsinque, capital da Finlândia.

Helsinque é uma encantadora cidade à beira-mar, onde a vida urbana está a uma curta distância da natureza da região. Localizada na costa do Golfo da Finlândia, é considerada a capital mais ao Norte e remota da Europa.

O estilo de vida dos seus 655 mil habitantes é bem tranquilo, assim como na maioria dos países nórdicos. Além disso, eles são bastante amigáveis e simpáticos, que facilita muito para os visitantes e fica ainda mais fácil de se apaixonar por esta cidade.

A região de Helsinque inclui a capital e sua área metropolitana, bem como algumas cidades e vilas mais distantes. Nesse espaço, os visitantes encontram uma variedade de atrações.

Vale ressaltar que Helsinque é uma cidade pequena e segura, muito fácil de explorar, seja a pé, de bike ou de transporte público, que, aliás, funciona muito bem. Vale dizer também que a Finlândia é considerada uma das nações mais honestas e seguras do mundo.

Cartão-postal de Helsinque

Muito bem viajante, nosso passeio pela capital começa pela Praça do Senado, uma joia da arquitetura finlandesa. Nela estão o Palácio do Governo, o prédio principal da Universidade de Helsinque, a Biblioteca Nacional da Finlândia, bem como Catedral de Helsinque, um ícone da cidade, considerado seu principal cartão-postal.

Depois de apreciar a arquitetura, pegue algo para comer ou beber em um dos cafés e restaurantes escondidos nas pitorescas vielas de Torikorttelit, um complexo movimentado de ruazinhas em frente à Praça do Senado.

Passeios legais para fazer

Ainda na pegada da arquitetura incrível da cidade, não deixe ainda de visitar a Catedral Uspenskin, que é uma beleza de edificação. É a maior igreja ortodoxa na Europa Ocidental, visitada por meio milhão de visitantes todos os anos.

Um lugar legal para conhecer é uma antiga prisão convertida em um hotel e restaurante, o Hotel Katajanokka. Aliás, existem algumas celas originais que podem ser visitadas, inclusive por quem não está hospedado no local.

No Parque Esplanadi, você pode conhecer um dos cafés mais simbólicos da cidade, o Kappeli Restaurant. Era o local favorito entre poetas, escritores e artistas durante final do século 19 e início do século 20.

Vale ressaltar que o Esplanadi conta com lindos jardins, um antigo teatro da cidade, várias estátuas e muitos cafés. É o lugar perfeito para passar uma tarde tranquila e descansar.

Outro lugar que eu achei incrível para visitar é a Igreja Temppeliaukio, esculpida na pedra. É uma das obras de arte da cidade, é realmente muito linda. Tem que pagar 5 euros para entrar no local, mas vale a pena.

Vocês sabem que sou apaixonado por mercados, e, em Helsinque, o Mercado Central (Vanha Kauppahalli) é o lugar para a gente conhecer mais da cultura e da gastronomia local. Por lá tem comerciantes dos mais variados tipos de produtos. É um lugar excelente para comer bem por um preço justo.

Outro mercado muito bom é o de rua, o Market Square, que vende produtos típicos da Finlândia e de países vizinhos. É tipo a nossa feira livre no Brasil, com produtos como frutas, vegetais, além de barracas com comidas. Fica bem pertinho do Mercado Central.

Passeio imperdível: Suomenlinna

A ilha do castelo é bem famosa e o ideal é tirar metade de um dia para passar um tempo por lá. Na ilha foi construída uma fortaleza no século 18 que se estende por seis ilhas interligadas. O local é um Patrimônio Mundial da Unesco.

Para chegar, é preciso pegar um barco no porto da cidade. O ticket pode ser comprado nas máquinas que ficam no próprio local. O legal é que o ticket do barco é integrado com o transporte público e você pode usar ele em outros meios de transporte durante o período/região de validade dele.

Onde curtir as noites

No final do dia, a dica é ir ao rooftop do Hotel Torni de onde se tem uma vista panorâmica e maravilhosa de quase toda a cidade de Helsinque. O pôr do sol do local é imperdível. Lembrando que no verão, o sol não se põe, mas o visual é tão belo que vale muito a pena conferir.

As noites durante o verão na Finlândia são muito animadas. Helsinque tem uma variedade enorme de lugares para se divertir noite adentro. Um dos lugares que visitei e adorei foi o Apollo Live Club.

Galeria de fotos:

3 curiosidades incríveis

  • 1. A Finlândia tem mais de 2,5 milhões de saunas. Existem mais saunas que carros no país. Tem sauna no Burger King e até na cabine da roda-gigante.
  • 2. Os finlandeses adoram competições estranhas, como arremesso de celulares, air guitar, quem fica mais tempo sentado em um formigueiro e até carregamento de esposas.
  • 3. A Finlândia é pioneira em políticas sociais que promovem a igualdade de gênero. Até a língua é neutra, só existe uma palavra para definir homem/mulher, ele/ela: hän. 

Como chegar

Não existem voos diretos do Brasil para a Finlândia. Por isso, o jeito mais fácil dos brasileiros chegarem ao país é fazendo um voo com conexão para uma capital europeia que tenha uma alta frequência de voos, como Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa etc.

Acho que o voo mais curto seria de São Paulo para Paris e depois, Helsinque. Mas para chegar até aqui, resolvi voar com a TAAG, aproveitando para conhecer a companhia, além dos bons preços. Então, meu voo foi longo: São Paulo – Luanda – Lisboa – Helsinque.

Você pode conferir como foi este voo, clicando neste link.

Onde ficar

Durante minha estadia na cidade de Helsinque, fiquei no Hotel U14, Autograph Collection, um hotel da incrível rede Marriott. A decoração do quarto é um espetáculo, com muita referência do design escandinavo, bem típico na Finlândia. O café da manhã deste hotel é um absurdo de tão gostoso e repleto de variedade. De final de semana, o café da manhã fica disponível até às 14h. Maravilha para quem acorda tarde.

Confira o vídeo:

Galeria de fotos:


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário