Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã
Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã

Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã

Hamburgo é um lugar fantástico para os viajantes que planejam ir à Alemanha! Batizada como Veneza Germânica – cortada pelo Rio Elba e seus canais – a cidade portuária vale a visita. Nesse post, reunimos o que visitar em um roteiro de 2 dias em Hamburgo, incluindo os principais pontos da cidade.

Charmosa em arquitetura e pontes que unem a cidade sobre a água, Hamburgo aparenta modernidade, mas ao mesmo tempo preserva antiguidades. Com isso, conhecer a cidade é também identificar suas características peculiares e diferentes aspectos da cultura alemã em cada bairro.

Para os viajantes que buscam um centro urbano mais tranquilo, que mistura o histórico e o contemporâneo, Hamburgo oferece um pouco dos dois e agrada quem passa por ela. Além disso, a cidade fica relativamente próxima de Berlim (cerca de 280 km) e pode entrar no seu roteiro caso você também vá conhecer a capital alemã!

Sobre Hamburgo

Localizada ao norte da Alemanha, Hamburgo é a segunda maior cidade do país – atrás apenas da capital – e possui o segundo maior porto da Europa. Uma curiosidade é que a cidade tem um recorde mundial em quantidade de pontes. As estruturas que ligam as ruas da cidade alemã têm maior número do que Veneza e Amsterdã juntas!

Durante seu passeio pelo centro, se permita uma pequena caça ao tesouro seguindo as altas torres que ficam à vista. Elas são alguns dos principais pontos para visitar na cidade e são bem próximas umas das outras. A caminhada é ótima para conhecer a região sem estar olhando mapas ou GPS o tempo todo.

Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã


Uma dica, principalmente para tirar as famosas fotos nas pontes dos canais com os prédios de tijolos vermelhos ao fundo, é começar a visita por Hamburgo de manhã cedo. Nessas horas ainda não terá pessoas e carros transitando pelo centro.

Roteiro em Hamburgo

DIA 1 – Região portuária e centro histórico

Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã

Hafen City

Hafen City é o famoso bairro portuário de Hamburgo. É nele que estão localizados os principais canais, prédios e pontes das famosas fotos de quem passa pela cidade. Uma caminhada pela orla às margens do Rio Elba é imprescindível durante a viagem.

Além da vista fantástica, na orla você encontra passeios de barco e uma das obras arquitetônicas mais modernas da cidade: a Elbphilharmonie. A estrutura é um prédio com sala de concertos, restaurantes e um pequeno shopping, com fachada que se inspira nas velas dos barcos.

Elbe Tunnel

Apesar de não ser um ponto turístico muito famoso e chamativo para quem passa por perto, o Elbe Tunnel fica bem próximo da orla e une dois lados de Hamburgo cortados pelo Rio. O túnel é praticamente escondido e usado cotidianamente pelos habitantes, mas é uma visita interessante aos visitantes curiosos.

Ele foi construído no início do século XX para facilitar o deslocamento de trabalhadores portuários entre as duas margens. Hoje, pedestres e ciclistas continuam utilizando a estrutura, que se assemelha a uma galeria, para atravessar Hamburgo. Para acessar o Elbe Tunnel, é preciso descer com elevadores.

Igreja St. Nikolai

Uma das grandes torres que chama a atenção no centro de Hamburgo é a Igreja St. Nikolai, que, atualmente, são ruínas abertas à visitação. Isso porque a cidade alemã foi bombardeada pelas forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial e as explosões destruíram o local, sobrando apenas a torre principal.

Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã

São Nicolau é padroeiro dos marinheiros e foi homenageado com a construção inaugurada no século XII. Além das ruínas, é possível visitar um museu e memorial sobre a história de Hamburgo durante os anos da Segunda Guerra.

Rathausplatz

Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã

A praça da prefeitura de Hamburgo é um verdadeiro cartão postal, assim como em muitas cidades da Alemanha. O prédio se destaca no centro da cidade – como mais uma torre – e pode ser visitado também internamente.

Museu Marítimo Internacional de Hamburgo

Este é um dos museus mais procurados por quem visita Hamburgo. A depender de quanto tempo você leve visitando a parte histórica e o porto da cidade, pode ser que a visita ao Museu Marítimo Internacional de Hamburgo se encaixe no primeiro dia de passeio. Caso não dê tempo de visitá-lo, reserve o início do segundo dia para ele.

O Museu Marítimo fica localizado em um dos armazéns da região de Hafen City e é muito rico na história mundial das navegações, além de ser um patrimônio tombado pela Unesco.

Dentre as atrações do local, estão andares históricos que contam sobre a cartografia para viagens marítimas, artefatos de embarcações e uniformes da Marinha de vários países. Além disso, há centenas de miniaturas de diversos barcos e espaços exclusivos de pesquisas em oceanografia.

DIA 2 – Centro comercial e museus

Hamburgo: roteiro de 2 dias para conhecer a Veneza alemã

Inner Alster e Outer Alster

Os lagos Alster – Interior e Exterior – foram construídos como dois reservatórios conjuntos com as águas do Rio Alster, que é um afluente do Elba ao sul de Hamburgo. Hoje, as antigas barragens fazem parte do coração da cidade e atrai tanto moradores quanto turistas para seus arredores.
Seja para fotos, piquenique nas margens, passeios de barco durante o verão ou pista de patinação em alguns invernos, as imediações dos lagos estão sempre movimentadas.

Centro comercial

Ao redor dos lagos Alster, Hamburgo possui avenidas repletas de lojas, shoppings centers e galerias de lojas. O centro comercial atende todos os gostos e valores, das lojas de departamento mais populares, até as marcas mais luxuosas e famosas.
Mesmo que você só esteja de passagem por Hamburgo e não se interesse em comprar, dar uma volta por essa região vale a pena. As ruas são pura agitação durante o dia e é um lugar legal para sentar em algum estabelecimento a céu aberto e tomar uma bebida.

Kunsthalle

hamburgo


O Kunsthalle é um dos maiores e mais importantes museus da Alemanha. A galeria de arte preserva permanentemente obras dos últimos 800 anos, além de abrigar exposições temporárias de arte contemporânea em Hamburgo. Ele fica bem próximo dos lagos Alster e vale uma visita no mesmo dia do passeio pelo centro comercial.

Considerações

Apesar de 2 dias em Hamburgo serem suficientes para os lugares essenciais, num roteiro rápido pela cidade, se voce quer explorar um pouco mais ou fazer tudo com mais calma, indico mais um ou dois dias de estadia. Explorá-la a pé ou de bicicleta é uma experiência muito boa e, por isso, exige tempo e disposição dos viajantes.

Aproveite para reservar passeios e ingressos aqui!

Hamburgo é surpreendente e vale a visita de quem estiver com planos de ir à Alemanha!
 


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário