Halloween: lugares assombrados para conhecer

Halloween: lugares assombrados para conhecer

O Halloween ou Dia das Bruxas é uma data muito conhecida no mundo todo e um feriado comemorado principalmente nos Estados Unidos, no dia 31 de outubro. No entanto, a data ficou tão famosa que hoje é comum a celebração acontecer em diversos países, inclusive aqui no Brasil. Entre as principais brincadeiras do dia estão se fantasiar e bater de porta em porta pedindo doces, sem esquecer da decoração nas casas, lojas e comércios.

Curiosidade

Apesar de ter ficado famosa como um feriado americano, a data tem origens no Reino Unido, sabia? E o nome Halloween é derivado de “All Hallows’ Eve” (Hallow = santo e eve = véspera), que significa a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Interessante, não é mesmo?

Agora que você já conhece um pouquinho de onde veio o Halloween, veja abaixo 4 lugares fantasmagóricos para conhecer pelo mundo e 3 casas assombradas para se hospedar nesta data.

Destinos horripilantes  

Transilvânia, Romênia

Quem não conhece o lendário Conde Drácula? Também conhecido como Vlad, o Empalador, esta figura famosa e aterrorizante viveu na região da Transilvânia, no século 15, onde ainda hoje está localizado o Castelo de Bran, que serviu de inspiração para o livro Drácula de Bram Stoker. Certamente é um bom lugar ideal para passar o Halloween!

Salem, EUA

Impossível falar de bruxas e não se lembrar da cidade de Salem, no estado americano de Massachusetts. É uma das histórias mais macabras e mortíferas da era colonial dos EUA. Este episódio ficou conhecido como a maior caça às bruxas da história e aconteceu por volta dos anos 1692. Na época, cerca de 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e 20 condenadas à morte, cinco delas foram executadas. Horrível, não é mesmo? Ainda mais hoje, que sabemos que tudo não passou de uma paranoia coletiva.

Sleepy Hollow, EUA

Você provavelmente já ouviu falar desta cidade, que é considerada a mais assombrada dos EUA. Além disso, ela é famosa pela lenda do cavaleiro sem cabeça. A cidade fica no condado de Westchester, estado de Nova York, cerca de 1 hora de Manhattan, e já foi retratada muitas vezes em filmes e séries de terror. Na época do Halloween, a cidade abraça de verdade seu título de assombrada e capricha na decoração e nas atrações. Para os mais corajosos, vale conferir.

Pluckley, Reino Unido

Pluckley tem fama de ser a de vila mais mal-assombrada da Grã-Bretanha. Este título está inclusive no Guiness Book! Esta vila fica a menos de 100km de Londres e dá para fazer um bate e volte para curtir o Halloween. Dizem que as atividades paranormais são constantes na cidade, com aparições registradas e tudo mais. Pertinho de Pluckley, cerca de 20 minutos, fica o Castelo de Rochester, famoso por abrigar o espírito da dama de branco. Tem coragem?

Hospedagens assombradas

Mansão Parks-Bowman, Nova Orleans (EUA)

Parks-Bowman Mansion, foto retirada do site Airbnb

Esta mansão amaldiçoada tem três quartos para alugar e costuma receber muitas visitas. Entre elas, o espírito de uma garota de cabelos escuros e vestido amarelo que perambula pela casa. Dizem que a filha mais nova da família que morava na casa morreu e foi enterrada na propriedade. Para quem tiver coragem de se hospedar nesta mansão, segue o LINK.

Historic Civil War Farm House, Gettysburg (EUA)

Historic Civil War Farm House, foto retirada do site Airbnb

Localizada em um dos principais campos de batalha da guerra civil americana, esta antiga casa de fazenda serviu de hospício improvisado para receber muitos soldados mortos e feridos durante a guerra. Dizem que, ainda hoje, é possível ouvir os gritos e lamentos desses jovens soldados. Para quem não se importa em ter uma noite atormentada, segue o LINK.

The Chamber Apartment, York, (UK)

The Chamber, foto retirada do site Airbnb

Este apartamento de mais de 600 anos é gentilmente chamado de “A Câmara”. Este pequeno espaço medieval é feito de madeira e fica escondido atrás da Catedral de York. Apesar de sua história ser desconhecida, há diversos relatos e evidências de assombrações por pessoas que moraram no local anteriormente. Se você quiser tentar descobrir os mistérios desta câmara da loucura, segue o LINK.

No Brasil

Engana-se quem acha que no Brasil não há lugares mal-assombrados para conhecer. Veja a lista abaixo dos lugares mais interessantes e aterrorizantes no nosso país:

Edifício Joelma, São Paulo

Este é, talvez, um dos casos de edifícios assombrados mais famoso do país. Em 1974, um incêndio provocou a morte de quase 200 pessoas. Dizem que a tragédia ocorreu porque o terreno onde o prédio foi construído era amaldiçoado. Depois de sua reforma, o novo edifício recebeu o nome de Praça da Bandeira, mas as pessoas juram que ainda ouvem os gritos dos desafortunados que morreram na tragédia do Joelma.

Além disso, dessa mesma tragédia há outro caso muito misterioso. Esta lenda ficou conhecida como as treze almas. Isso porque 13 pessoas foram encontradas mortas dentro do edifício após o incêndio, mas até hoje suas identidades não foram descobertas. Elas estão enterradas lado a lado no Cemitério São Pedro, com uma lápide: “As Treze Almas”, somente Deus conhece seus nomes, descansem em paz.

Presídio do Ahú, Curitiba

Este antigo presídio, que hoje abriga o Fórum Criminal e o Fórum dos Juizados Especiais do Centro Judiciário de Curitiba, foi assombrado pelo fantasma de um palhaço que aterrorizava a vida dos detentos que cometeram crimes contra mulheres. A maior coincidência deste caso é que, na década de 70, um presidiário do local cumpriu pena até sua morte por atacar mulheres com uma serra elétrica vestido de palhaço.

Cruz do Patrão, Recife

Nas margens do Rio Beberibe, existe um monumento do século 19 que dizem ser ponto de encontro de almas penadas. Isso porque, segundo arqueólogos, no local existia um cemitério de escravizados e que também era utilizado para realização de execuções. Mesmo após a retirada dos esqueletos enterrados ao pé da cruz, muitas pessoas dizem ver aparições de espíritos no local, frequentemente.

Igreja de Nossa Senhora das Dores, Porto Alegre

A primeira igreja católica da cidade tem uma história assustadora. Sua construção foi iniciada em 1807 por escravizados, que também eram enforcados bem em frente ao local. Diz a lenda que um desses escravizados rogou uma praga antes de morrer, dizendo que a igreja nunca seria finalizada e que ele voltaria para assombrar as pessoas. Bem, a igreja foi concluída apenas em 1904, quase 100 anos depois, e há relatos de assombração até hoje.

E, aí, viajante, qual dessas histórias assustadoras mais te impressionou? Teria coragem de encarar um destino ou hotel assombrado? Ou quem sabe um passeio cheio de lamentação e tormento? Conte aqui na caixinha de comentários.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lisia

Deixe um comentário