Guia de Lisboa - o que fazer, transportes, hospedagens e muito mais
Guia de Lisboa – o que fazer, transportes, hospedagens e muito mais 

Guia de Lisboa – o que fazer, transportes, hospedagens e muito mais 

Viajar para Portugal é a escolha de muitos brasileiros em sua primeira viagem internacional. Para quem tem como destino a capital do país, este guia de Lisboa vai te ajudar a conhecer a cidade e montar seu planejamento para visitá-la. 

Além de ser um país considerado barato dentre os mais procurados da Europa, o idioma acaba sendo um incentivo extra para visitar Portugal. E claro que suas principais cidades sempre entram nos planos dos visitantes.

Confira abaixo indicações do que fazer, como se locomover, quais regiões se hospedar e outros detalhes para sua programação com o nosso guia de Lisboa e dicas de Portugal!  

Voos para Portugal

Várias cidades brasileiras contam com voos diretos da TAP para Lisboa. Em todas as regiões, ao menos uma capital conta com operações da companhia aérea portuguesa, o que facilita a vida de muitos viajantes. 

Veja como é voar na Classe Executiva da TAP!

Além dela, companhias aéreas brasileiras também possuem voos diretos saindo de Guarulhos e Viracopos. 

Mas, se você não tem pressa de chegar e quer avaliar outros requisitos para viajar para Portugal, também pode voar para diversos destinos da Europa e fazer conexão, stopover ou um roteiro com múltiplos destinos para depois seguir para Lisboa. 

Como ir do Aeroporto de Lisboa para sua hospedagem

O Aeroporto de Lisboa é muito bem localizado, apesar de estar ficando pequeno para o fluxo de voos e passageiros. São cerca de 20 minutos até o centro e você conta com uma variedade de transportes para ir até sua hospedagem

O metrô é uma opção barata e rápida que te leva para diversas regiões da cidade. Para usá-lo é preciso comprar o bilhete Viva Lisboa em uma estação do transporte e carregá-lo. O mesmo vale para quem quiser usar os ônibus públicos, que também saem do aeroporto.

No Piso 2 do Terminal 1 também há um espaço para embarque e desembarque de passageiros que optam por corridas particulares por aplicativo, como o Uber.  

Se você está com muitos acompanhantes ou bagagens e quer um serviço mais personalizado, também pode optar pelos serviços de shuttle ou transfer oferecidos por empresas e agências locais.

Consulte mais detalhes no site do Aeroporto de Lisboa

Onde se hospedar em Lisboa

Diversos bairros da capital portuguesa podem ser cômodos para se hospedar, mas você deve levar em conta as suas prioridades sobre a localização. O que você quer visitar e quais são seus objetivos são aspectos que você deve considerar em qualquer destino na hora de escolher um hotel.

O centro de Lisboa reúne boa parte dos seus pontos turísticos e é muito prático de conhecer a pé. Por isso, se você quer priorizar caminhadas, estar perto de miradouros, de praças famosas e construções históricas, opte por se hospedar entre os bairros: Alfama, Chiado e Bairro Alto. Esses dois últimos são tradicionalmente boêmios e você vai encontrar muitos estabelecimentos para comer e beber também.

Para quem não quer ficar muito longe do centro, mas também quer se afastar um pouco da movimentação dessa área, as imediações de Príncipe Real, da Praça Marques de Pombal e da Avenida da Liberdade são boas escolhas. Além disso, você ainda pode achar acomodações com vista para o belíssimo Parque Eduardo VII. Para chegar no centro, você pode ir andando (mas levará um certo tempinho) ou usar o metrô.

Veja experiência do Estevam no Ritz Four Seasons Hotel de Lisboa, bem ao lado deste Parque!

Outra região turística da cidade, mas que fica afastada do centro, é Belém. Para quem quer tanto um pouco de tranquilidade, quanto para quem quer estar perto de pontos turísticos famosos, esse bairro atende bem os visitantes. Mas, apesar de poder visitar museus, monumentos e centros culturais nas imediações, saiba que você vai depender de transporte para ir para o centro.

Guia de Lisboa – o que visitar, quantos dias ficar e como se locomover

Tanto o Estevam quanto a nossa equipe já viajou algumas vezes a Portugal e compartilhou aqui no portal alguns roteiros e sugestões do que fazer e visitar em Lisboa. Abaixo, você pode conferir posts, vídeos e buscar por passeios e ingressos para montar sua programação.

Quantos dias ficar em Lisboa?

De forma confortável, indicamos cerca de quatro dias, com três pernoites, para conhecer os principais pontos de Lisboa com calma.

Você deve levar aproximadamente um dia e meio ou dois para visitar o centro, caminhar pelas ruas, passear pelos lugares históricos, entrar em algumas construções e aproveitar alguns estabelecimentos com tranquilidade. O centro da capital portuguesa tem bastante coisa e possui muitas ladeiras! Então, nossa recomendação neste guia de Lisboa, se você vai fazer tudo andando, é: tenha calma e vá devagar.

Considere, no mínimo, um turno inteiro ou até um dia, para Belém. Os museus e vistas a prédios famosos valem muito a pena e você precisa de tempo para explorar essa região. Reserve também algumas horas para fazer uma caminhada pela Avenida da Liberdade e pelo Parque Eduardo VII.

E, caso você queira se afastar dessas áreas mais centralizadas e se deslocar para outras regiões, como o leste da cidade, onde está o Museu Nacional do Azulejo e o Oceanário de Lisboa, inclua mais um turno.

Mas, se você ainda quiser explorar palácios, castelos, praias e outros lugares que ficam nas imediações de Lisboa (que ainda vamos recomendar mais abaixo), inclua um dia para cada destino extra. Você irá fazer bate e volta da capital até eles.

Transportes

Para o turista, o transporte público de Lisboa funciona bem. O metrô atende boa parte da cidade e, quando não há linhas para uma determinada região, é comum ter ônibus ou elétricos – os famosos bondinhos da cidade – que chegam aos bairros.

Como o cartão de transporte (o mesmo Viva Lisboa que citamos anteriormente) é bem barato e pode ser habilitado para diversos tipos de transportes em Lisboa e imediações, considero um bom custo-benefício adquiri-lo e aproveitar a cidade e região metropolitana sem gastar muito.

Assim como abordamos no tópico sobre como ir do aeroporto para o centro da cidade, transportes por aplicativo, táxis ou tranfers de tours também podem ser opções para transitar e conhecer Lisboa.

Quais lugares conhecer a partir de Lisboa?

Lucas Estevam em Portugal Sintra - o que fazer perto de Lisboa

Portugal é um país muito bem interligado por trem e nosso guia de Lisboa não poderia se limitar à capital com tantos lugares interessantes por perto. Por isso, use as ferrovias para ampliar o seu roteiro. Seja para ir a outras grandes cidades, como Porto, ou para explorar o interior, como a Serra da Estrela, você vai ter comodidade usando os Comboios de Portugal.

Saindo de Lisboa, você pode explorar as imediações fazendo bate-volta em:

Quando viajar para Portugal?

Já temos um conteúdo completo aqui no portal com detalhes sobre quais lugares de Portugal recomendamos você visitar em cada estação do ano. Apesar se ser um país pequeno, por estar em uma região temperada, os meses tem climas definidos e você pode aproveitar das praias até neve. Confira!

Considerações

Esperamos que nosso guia de Lisboa tenha te dado orientações para sua viagem! E, enquanto se prepara para essa viagem, veja o que é preciso para viajar para Portugal!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário