Guia completo de Santiago: roteiro, dicas e sugestões
Hora de montar os planos para viajar a uma das cidades mais completas e fantásticas da América do Sul! Neste guia completo de Santiago você encontra diversas informações para chegar neste destino, como se locomover, onde se hospedar, o que fazer, como levar dinheiro para o Chile e muito mais!
Assim, esperamos que você consiga organizar suas experiências e ter uma viagem fantástica com o melhor custo-benefício. Aproveite para pegar os contatos dos nossos parceiros para ter descontos no Chile!
Voos do Brasil para Santiago
É possível chegar a Santiago com voos diretos de algumas cidades brasileiras – principalmente do Sul e Sudeste – usando duas companhias aéreas para voos diretos: Latam e SKY Airline.
Com milhas, você consegue ótimas oportunidades de resgate para viajar com qualquer uma das duas empresas. As passagens para Santiago acabam não saindo caras, pois a Latam possui hub na capital chilena e, assim, você consegue achar bons valores no Latam Pass com certa facilidade.
Já a SKY é uma companhia low cost e costuma ter disponibilidade de passagens a valores menores que as empresas convencionais. E, recentemente, esta companhia aérea iniciou parceria com a Smiles. Assim, você também pode usar milhas desse programa para resgates.
Aproveite para conferir:
- Como é voar na SKY Airline de São Paulo a Santiago;
- Experiência de voar na Executiva da Latam de São Paulo a Santiago.
Como ir do aeroporto para o centro de Santiago

Por ser uma capital, existem algumas opções para você se deslocar do aeroporto de Santiago até o centro da cidade ou outros bairros próximos.
Para quem quer economizar, existem algumas empresas de ônibus executivos – como a TurBus e a Centropuerto – que saem do aeroporto várias vezes ao dia e fazem paradas em diversos pontos estratégicos. Se a sua hospedagem não fica perto das paradas, você pode descer na que for mais cômoda e próxima para pegar um segundo transporte. Muitos dos pontos onde esses ônibus param são estações de metrô, por exemplo.
Transportes particulares por aplicativo funcionam, no entanto, eles não são legalizados no Chile e, nos aeroportos, costuma haver fiscalização. Então, tenha cuidado.
Táxis também são uma alternativa, porém, nunca são os mais econômicos. Se não tiver jeito e realmente precisar deles, opte por empresas credenciadas e negocie no próprio aeroporto. Pegando táxis na rua, aleatoriamente, você corre o risco de cair em golpes e pagar ainda mais caro.
O jeito mais vantajoso, seguro e cômodo é reservando um transfer antecipadamente. E para te ajudar a economizar com este serviço, contrate a Transfer Brasil e avise que é um leitor e seguidor do Estevam Pelo Mundo para ganhar desconto!
Como se locomover em Santiago

Assim como para ir do aeroporto ao centro, as opções para se locomover na própria cidade são praticamente as mesmas.
Em qualquer estação de metrô, você pode comprar e recarregar o cartão Bip!, que é usado para pagar os transporte públicos na cidade. As linhas interligam bem Santiago e você consegue conhecer praticamente todos os pontos turísticos e bairros famosos utilizando o metrô – que é bem organizado, inclusive.
Muita coisa, sobretudo da região central da cidade, pode ser feita a pé. Andando em qualquer direção a partir da Plaza de Armas, por exemplo, você certamente chegará em outros lugares interessantes e que sempre entram no roteiro de quem visita este destino. Se você gosta de descobrir um lugar por conta própria, uma sugestão é cada dia escolher uma avenida a partir da Plaza e seguir para se surpreender.
Para passeios nas imediações ou bate e voltas, sempre faça reservas com uma agência para realizar tours guiados, garantir ingressos e ter uma organização otimizada. Essa opção sempre compensa para que você tenha uma experiência mais rica e possa fazer mais coisas durante sua estadia em Santiago. Indicamos a 321 Chile para você fazer as contratações e, avisando que você é um leitor e seguidor do Estevam Pelo Mundo, ainda ganha desconto!
Onde se hospedar
Os bairros de Providencia, Lastarria e toda a região central vão te deixar próximo dos principais atrativos da cidade. Você estará bem localizado para encontrar bons restaurantes, fazer passeios a pé e utilizar os transportes locais, assim como ser buscado para tours, tranquilamente.
Providencia é uma parte mais moderna, que reúne o centro financeiro da cidade e uma boa diversidade comercial, além de uma área residencial de classe alta. É por aqui que você vai estar bem pertinho do famoso SKY Costanera: o prédio mais alto da América do Sul.
Lastarraria é um bairro boêmio, há poucas quadras do centro da cidade, próximo de vários bons restaurantes e do bairro BellaVista, onde a vida noturna de Santiago acontece. Então, se gastronomia, bares e festas estarão no seu roteiro, esse lugar vai ser interessante para você.
E o centro, ao longo dos arredores da Plaza de Armas, é onde está a maior quantidade de pontos turísticos e o centro histórico da cidade. Ideal para quem quer fazer grande parte das coisas caminhando, como falamos anteriormente.
Reserve seu hotel em Santiago com o nosso link do Booking!
O único aviso que deixamos, não só sobre se hospedar nesses bairros, como em qualquer outra região, é que Santiago é uma capital, uma cidade grande e com muito movimento, então, tenha cuidado com seus pertences enquanto estiver na rua.
Infelizmente, furtos podem acontecer em todo lugar, sobretudo em regiões como as que citamos, onde há grande concentração de gente, operações com dinheiro e comércios. Apenas esteja atento para curtir a viagem tranquilamente, ok? Particularmente, não senti que Santiago é um destino que nos deixa desconfortáveis sobre segurança.
Câmbio para Pesos chilenos
Evite fazer câmbio no Brasil para moedas de países latino-americanos. Ou, se quiser fazer apenas por segurança, para não chegar ao destino sem nada da moeda local, troque pouco dinheiro. Para o Chile, é mais vantajoso fazer a conversão de moedas em espécie na Rua Augustinas, em Santiago.
Esta rua está repleta de casas de câmbio com boas cotações e você pode trocar Reais, Dólares, Euros e além de moedas de outros países da América do Sul facilmente. Apenas reforçamos que você tenha cuidado, pois esta é uma rua bem no centro da cidade. Recomendo escolher um estabelecimento onde você consiga manusear seu dinheiro sem se expor muito e fazer o câmbio das quantias aos poucos, conforme for precisando.
O Chile costuma aceitar tranquilamente cartões nos estabelecimentos, restaurantes e hotéis. Em 2023, a equipe EPM chegou a usar o cartão Wise com uma das contas em Peso chileno no aplicativo e o cartão funcionou muito bem.
Veja mais sobre o Wise e outras contas internacionais aqui!
O que fazer em Santiago

Por ser uma capital e uma importante cidade da América Latina, Santiago é um destino urbano que tem muita coisa para fazer e consegue agradar diversos tipos de turistas. Além disso, ela possui uma localização estratégia para quem quer subir em direção à Cordilheira do Andes ou descer para o litoral do Oceano Pacífico em passeios do tipo bate e volta.
É possível conhecer praticamente tudo que você deseja, independentemente do tempo que você tenha na cidade, pois a organização de Santiago e os passeios com agências conseguem otimizar bem os roteiros.
No entanto, é tanta coisa para fazer e o destino nos surpreende tanto, que sempre vamos embora com a sensação de que faltou lugar para visitar.
Nossa indicação é que você não deixe de fora dos seus planos:
- Subir o Cerro San Cristóbal de funicular até o Santuário para ver o por do sol, mas também subir o mesmo Cerro pelo outro lado de Teleférico para ter a vista do SKY Costanera e das montanhas.
- Fazer caminhadas pelo centro histórico para explorar as construções, igrejas, museus, prédios importantes, mercadões e comércios da cidade.
- Visitar o SKY Costanera, um prédio de 300 metros de altura com uma vista de tirar o fôlego.
- Subir o Cerro Santa Lucia para ter uma vista 360° de Santiago.
- Conhecer os parques, que são encanadores para fazer caminhadas.
- Caminhar o bairro Paris-Londres para conhecer a influência de outros povos europeus no Chile.
- Fazer tours a vinhedos, a cidades próximas e a Cordilheira dos Andes.




Para te ajudar com um roteiro otimizado, com as coisas essenciais da cidade, confira esse post da última viagem do Estevam ao país.
E, para realizar passeios nas proximidades, confira esse post com 4 indicações de atrativos que ficam perto de Santiago!
Como conhecer as vinícolas?




A região de Santiago tem cerca de 400 vinícolas, então você vai ter que selecionar quais delas são mais interessantes para você: as artesanais de pequena produção; as médias com produção para consumo local; ou as grandes marcas conhecidas internacionalmente
Para algumas, você mesmo pode fazer a reserva para o tour com a marca e até chegar por conta própria na vinícola. Mas, com outras, é preciso ter ajuda de alguma plataforma ou agência para agendar a reserva e fazer o deslocamento para o tour. A 321 Chile pode te orientar neste roteiro também!
Que tal conferir as experiências do Estevam em sua última viagem ao Chile? Você encontra a série de vídeos no canal do YouTube com os detalhes dos lugares onde ele ficou e o que visitou. Confira!
Para ajudar a montar sua viagem, confira também:
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!
8 Respostas para “Guia completo de Santiago: roteiro, dicas e sugestões”
Boa noite, vou pra Santiago com minha namorada em Outubro deste ano, estávamos em busca de algo simples e explicativo, então encontrei este post, ajudou muito. Estevam, muito obrigado e sucesso!!!
Olá Gabriel! Que legal ler isso! Fico muito feliz!
Esta semana teremos mais 3 posts sobre Santiago aqui no blog!! Espero que faça uma ótima viagem!!
Abs,
Otimo post!
Muito obrigada por todas as dicas!
Eu que agradeço por passar por aqui 🙂
Outro post como os outros..’ INCRÍVEL..
Muito obrigado pelas dicas, estava meio preocupado de fechar transfer e passeios.. Porém como é dica do Estevito é tiro certo..’
CHI CHI CHI LE LE LE
Ueba!! Espero que o poste te ajude em sua viagem e que faça ótimos passeios com a 321 e a Transfer Brasil!! 🙂
Pingbacks And Trackbacks
[…] de sair do Brasil, em fevereiro de 2018, resolvi pesquisar sobre qual moeda levar a Santiago e onde ficam as casas de câmbio no chile com a melhor cotação. Para facilitar a vida de vocês, […]
[…] Mas, antes de falar sobre os melhores hotéis em Santiago do Chile, quero que você leia este post sobre Tudo Que Você Precisa Saber Antes de Ir Para Santiago. […]