Como é comemorado o Carnaval em outros países | EPM
Como é comemorado o Carnaval em outros países

Como é comemorado o Carnaval em outros países

Nós temos alguns dos maiores e mais animados Carnavais do mundo, então nem precisamos ir longe para aproveitar o feriado com boas comemorações. Mas você conhece outros grandes festejos dessa data ao redor do mundo? Se tiver curiosidade de saber e conhecer como é o Carnaval em outros países, confira a lista que trouxemos abaixo com alguns deles.

Além de citar os atrativos e principais características dos eventos em cada localidade, vamos te direcionar para que você possa ver mais detalhes sobre eles e planejar sua viagem e mais destinos para você visitar neste período do ano!

5 festas tradicionais de Carnaval em outros países

Mardi Gras, em Nova Orleans

A tradicional comemoração, com heranças europeias, acontece desde o século 18 – antes mesmo da cidade de Nova Orleans ser fundada. O Mardi Gras é o principal festejo de Carnaval dos Estados Unidos e lota as ruas com muita música, desfiles, carros alegóricos, fantasias e tradições únicas.

Durante seis dias, você não só pode aproveitar a folia durante o dia, seja acompanhando as paradas ou fazendo como muitas famílias, que optam por realizar piqueniques enquanto vêm as apresentações, como também pode aproveitar a noite em Nova Orleans e estender a agitação, pois bares e estabelecimentos seguem promovendo festas durante a madrugada.

De antemão, saiba que o Mardi Gras costuma ser uma festa bem liberal, regada a muita bebida e comidas típicas peculiares, como o king cake – um bolo onde é colocado um pequeno boneco na massa, representando o menino Jesus, e quem receber a fatia com ele terá sorte grande.

Confira o site oficial do Mardi Gras de Nova Orleans aqui!

Carnaval de Inverno, em Quebec

Que tal ter uma grande e diversificada programação na neve durante do Carnaval? As celebrações nas ruas se misturam com esportes e atividades envolvendo gelo no Canadá e tornam Quebec um dos destinos mais populares para as comemorações de inverno.

A cidade oferece atrações desde janeiro até meados de fevereiro todos os anos, incluindo música, desfiles, competições, oficinas, exposições únicas (como o Palácio de Gelo), muita comida, brincadeiras divertidas (como o Pebolim Humano) e espaços para pessoas de qualquer idade poderem se divertir. Assim, é possível curtir tanto em família, quanto em casal ou sozinho.

O fato é que, você certamente vai encontrar muito o que fazer e vai poder explorar uma festa totalmente diferente das que estamos habituados no Brasil.

Veja mais sobre o Carnaval de Quebec aqui!

Carnaval de Barranquilla 

como é comemorado o Carnaval em outros países

Uma festa latina não poderia ficar de fora da lista. Repleto de tradições folclóricas e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Carnaval de Barranquilla é uma das comemorações de rua mais famosas da Colômbia.

Apesar das influências de outros povos, a festa tem características tipicamente locais através dos carros alegóricos, apresentações de dança e fantasias tradicionais, tendo participação de adultos e crianças.

Para cada um dos quatro dias de festas, há uma programação com desfiles que são muito aguardados, como: a Batalha das Flores com a Rainha do Carnaval, o Desfile do Rei Momo, a Grande Parada, o Festival de Orquestras, o Joselito e muito mais.

Veja mais detalhes sobre o Carnaval de Barranquilla no site oficial!

Carnaval de Veneza

como é Carnaval em outros países

Mesmo que tenhamos falado de tradição nos Carnavais acima, talvez nenhum deles remeta tanto às festas de época, quando a ideia do feriado surgiu, como as comemorações na cidade de Veneza, na Itália. As roupas pomposas e máscaras imitando porcelana, usadas desde os séculos 17 nos bailes de gala promovidos pela elite, ainda fazem parte da festividade.

Mas, demorou certo tempo para que este Carnaval fosse para as ruas e se tornasse mais popular, com brincadeiras, jogos, premiações, barracas de comida e adereços que pudessem ser aproveitados pelo público geral, que é como se caracteriza a festa atualmente.

Diferentemente de outros lugares do mundo, como os destinos americanos que citamos acima, o Carnaval de Veneza não possui desfiles organizados. Apesar de algumas apresentações, principalmente em pequenos barcos pelos canais da cidade, o ato de se fantasiar e ir celebrar o feriado nas ruas é muito mais como uma confraternização entre as pessoas.

Confira mais sobre o Carnaval de Veneza!

Carnaval de Nice

Anualmente, um dos Carnavais mais antigos da Europa escolhe um tema para fazer as grandes apresentações com carros alegóricos e bonecos gigantes – parecidos esteticamente com o que temos no Brasil como desfiles de escolas de samba.

Aliás, uma característica desta festividade francesa é justamente a abertura de incluir nas celebrações influências internacionais.

A programação do Carnaval de Nice inclui vários dias com o Carnaval Iluminado (que são os desfiles temáticos), as Batalhas das Flores (cortejos de carros alegóricos repletos de flores, com direito a chuva com plantas sobre os espectadores) e o Lou Queernaval (uma parada gay que visa a inclusão e valores de compartilhamento nas festividades).

Confira mais sobre o Carnaval de Nice!

Onde passar o Carnaval?

Quer conferir mais sugestões para fugir do calor no Carnaval e aproveitar o feriadão no hemisfério norte? Confira aqui outras indicações!

Se você ainda não definiu para onde viajar e quer ver mais alternativas, incluindo destinos nacionais e internacionais, confira este post!

Considerações

Você já conheceu algum Carnaval fora do Brasil? Gostou da experiência? Comente aqui e compartilhe com outros viajantes!

Mais mais indicações de lugares pelo mundo para visitar, clique aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

2 Respostas para “Como é comemorado o Carnaval em outros países”

Deixe um comentário