Como chegar nas cataratas do Parque Nacional do Iguaçu
Pensando em visitar uma das 7 Maravilhas da Natureza? Reunimos nesse post tudo que você precisa saber sobre como chegar nas cataratas do Parque Nacional do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do planeta.
Confira abaixo dicas sobre transporte saindo de Foz do Iguaçu, ingressos para acessar o local e como se locomover dentro do parque brasileiro.
Como chegar no Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu fica a cerca de 14km do centro da cidade de Foz do Iguaçu. Para chegar até ele existem algumas opções:
- Com agências: em geral, muitos hotéis oferecem passeios com guias ou têm parceria com alguma agência que oferece o deslocamento até o parque.
- Carro particular: para quem pretente alugar um veículo ou vai viajar até Foz de carro, há estacionamento privativo no local por R$55. A reserva pode ser feita antecipadamente no mesmo site dos ingressos.
- Transporte público: a linha de ônibus 120 liga o centro da cidade até o parque nacional. Ele passa nas principais ruas e avenidas de Foz antes de pegar a rodovia. A passagem custa R$5.
- Táxis: estão disponíveis em praticamente toda a cidade. Se for optar por eles, escolha sempre um carro que seja credenciado.
- Transportes por aplicativo: também são uma opção prática na cidade. Em baixa temporada, não é difícil conseguir motoristas. No entanto, em feriadões e período de férias, quando Foz do Iguaçu está com um grande número de turistas, você pode precisar de um pouco de paciência para usar essa opção.
Uma atenção caso você opte por transportes por aplicativo: na hora de solicitar a corrida, confirme que o fim da viagem será no Centro de Visitantes do parque (Rodovia BR-469 – Km 18, Foz do Iguaçu). Nos mapas, costuma aparecer uma opção de fim de corrida já bem perto das cachoeiras, também com o nome Parque Nacional do Iguaçu. Mas, esse trajeto não pode ser feito com esse tipo de transporte! Então, cuidado para não acabar pagando mais caro ao selecionar esse ponto como destino. O fim da corrida é sempre na entrada no parque.
Como entrar no parque
Para entrar no Parque Nacional do Iguaçu você precisa adquirir o ingresso para o local. As reservas podem ser feitas online (o que é mais rápido, pois evita filas) ou na entrada do local.
Se você for contratar um passeio com agência, consulte se o ingresso já está incluso ou não.
Além disso, fique atento aos tipos de acesso. Existe o ticket convencional para brasileiros visitarem o parque no horário regular (9h às 16h), mas também existem entradas especiais para passeios durante o nascer do sol e durante a noite.
O parque é grande e as vistas para as cataratas são espetaculares. Então, alguns turistas também se interessam em visitar o lugar mais de uma vez. Para isso, também há ingressos com múltiplos acessos – que são mais baratos do que comprar vários diários.
Veja todas as opções no site oficial!
Como chegar nas Cataratas do Iguaçu
Uma vez que você já tem ingresso e está visitando o lugar por conta própria, sem acompanhamento de guia, você será direcionado pelos funcionários do parque para uma fila de check-in.
Nela, você terá seu ingresso validado e irá embarcar em um ônibus interno do parque (gratuito). Nele, haverá um áudio explicativo sobre como chegar nas cataratas. Mas, nós vamos antecipar para você as principais informações.
Esse veículo faz 2 pararas:
- A primeira no Macuco Safari – para quem quer fazer o passeio de barco pelas cataratas (pagamento extra);
- E uma segunda no Caminho das Cataratas: para quem quer fazer a trilha até as Cataratas pelo lado brasileiro.
A caminhada tem cerca de 1km. Mas, não tenha pressa. O caminho é arborizado e as cachoeiras vão aparecendo aos poucos ao longo do percurso. Vale a pena ir parando para admirar a paisagem.
No fim da trilha, e depois de apreciar o lugar pelo tempo que você quiser, basta fazer uma pequena caminhada ou subir de elevador para o ponto de parada do ônibus (Caminho das Cataratas). Espere o próximo veículo para retornar à entrada do parque e finalizar seu passeio.
Considerações
Agora que você já sabe como chegar nas cataratas do Parque Nacional do Iguaçu, indico que você avalie a melhor opção para os seus planos e orçamento.
Entre as alternativas que trouxemos, os passeios com agências podem ser uma das mais caras, considerando que você deve pagar por pessoa. No entanto, eles também tendem a ser mais interessantes com o acompanhamento do guia.
Corridas particulares e veículos próprios são ideais para quem está em grupo. E, para quem quer economizar ao máximo, opte pelo o transporte público, pois a difereça de preço é grande.
E uma dica extra: confira a previsão do tempo e, se possível, escolha ir ao paeque em um dia de sol ou de poucas nuvens. A paisagem fica ainda mais linda e as cachoeiras costumam formar arcos-íris.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!