Comida de rua na Índia - realidade e cuidados | EPM
Comida de rua na Índia – realidade e cuidados

Comida de rua na Índia – realidade e cuidados

Um dos maiores receios dos viajantes em relação a uma viagem para a Índia é a alimentação. De fato, a realidade, hábitos e costumes desse país são bem diferentes dos nossos. Mas, eu tive a oportunidade de experimentar a comida de rua na Índia e vou te contar com alguns detalhes como foi.

Já vou te antecipar que eu tive uma excelente experiência gastronômica (não só na rua, como também em restaurantes), não tive intoxicação alimentar e gostei bastante da culinária local! Mas, para isso, eu tive alguns cuidados e vou compartilhar aqui para que você também possa aproveitar a Índia!

Realidade da comida de rua na Índia

Tem muito lugar em que a higiene pode ser bem inferior, em comparação com a nossa. Mas, também tem lugares que são organizados e que você consegue perceber que as pessoas possuem cautela.

Em geral, é preciso ir com a mente aberta, pois, ainda que o vendedor seja cuidadoso no preparo, nem sempre o ambiente ao redor é o mais bonito e adequado para vender comida.

As ruas na Índia, principalmente no centro das principais cidades, podem realmente deixar visitantes com receio de comer nas barracas ao ar livre.

Minha experiência em barracas de rua

Nos lugares por onde passei ou onde parei para comer, notei algumas excentricidades que, para eles, é totalmente normal.

Tem gente que vai pegar nas comidas, como numa gôndola de supermercado, sem de fato escolher qual vai comer; tem vendedores que vão receber o dinheiro com a mão de servir o cliente; e alimentos vão estar constantemente expostos sobre as barracas.

Mas, novamente, isso foi o que eu vi nas ruas onde passei. Há lugares em que o cuidado é maior, assim como há lugares em que o cuidado é menor.

O que eu provei de comida de rua na Índia

Uma bebida de água gaseificada com limão. Lembrava bastante o drink margarita.

Pakora – um bolinho frito de farinha e legumes, bem condimentado e bem apimentado.

Golgappe – uma casquinha frita (de longe parece um pão de queijo) que é recheada na hora com algum molho e temperos.

Comida de rua na Índia Estevam Pelo Mundo

Coco seco, que, inclusive, é um produto originalmente dessa região da Ásia.

Estevam comendo comida de rua na Índia

Samosa – uma massa de farinha frita, com uma casca meio crocante por fora (parecendo um pastel), recheada e muito saborosa.

Cachori – também é uma massa recheada e frita, só que mais maleável, como um pão. Esse é mais apimentado.

Comida de rua na Índia - realidade e cuidados

Chá Masala – tomei diversas vezes durante minha estadia na Índia. Nessa ocasião, em Jaipur, fui convidado a ir numa barraca que ferve o chá o dia inteiro.

Cuidados sobre a comida de rua na Índia

Você pode definir seus critérios na hora de optar por onde comer na Índia. Como falei acima, é possível achar barracas das mais diversas.

Mas, se você quer evitar totalmente os riscos de comer na rua, não tem problema. Apesar dessa realidade da Índia ser a mais famosa e que a maioria das pessoas conhece, o país também tem excelentes restaurantes com os padrões que já estamos acostumados no Brasil e em outras regiões do mundo. E em muitos deles voce também vai achar culinária tipicamente indiana.

Inclusive, você pode ver algumas experiências gastronômicas exaltadas nos hotéis onde eu me hospedei na Índia.

Meu jantar num restaurante de hotel 5 estrelas na Índia!

Uma dica extra que deixo para quem vai viajar ao país é a segurança e comodidade de ter um guia. Certamente, uma pessoa nativa, que conhece o país e sua culinária, faz total diferença na hora de escolher onde comer.

Sabendo que os turistas não estão acostumados com as comidas indianas, ele vai te levar em barracas melhores, vai te orientar sobre quais alimentos são muito apimentados, quais os ingredientes e muito mais.

Certamente, contratar a equipe do Índia Sem Limites fez muita diferença para que eu pudesse provar a culinária local e conhecer melhor as tradições do país!

Quer conferir mais detalhes de como foi a minha experiência com comida de rua na Índia? Confere o vídeo do canal!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário