Ministério da Saúde e Conecte SUS sofrem ataque hacker

Ministério da Saúde e Conecte SUS sofrem ataque hacker

Depois de um suposto ataque hacker, os sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS estão fora do ar. Além disso, o aplicativo do Conecte SUS também deixou de exibir as informações de vacinação dos brasileiros.

Apesar do aplicativo estar disponível, não é possível acessar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Uma mensagem no app informa: “Aguarde até 10 dias úteis para que seu registro de vacina apareça no ConecteSUS”.

Na madrugada de hoje, o grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação e nas mensagens que apareciam nos portais do governo diziam que o ataque foi um ransomware (onde, geralmente, depois do pagamento de um ‘resgate’ os dados são devolvidos). No total, 50 TB de dados foram copiados e excluídos.

Em nota oficial, a Saúde informou o seguinte:

O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.

O governo já acionou a Polícia Federal para investigar o ataque. Depois disso, o governo também decidiu adiar a exigência do certificado de vacinação por mais 7 dias. As novas exigências deveriam começar a valer a partir de sábado, dia 11/12. Como já publicamos AQUI.

Como comprovar a vacinação?

Uma alternativa para os viajantes brasileiros comprovarem que tomaram as doses das vacinas, é apresentar a carteira física de vacinação. Quem tem o arquivo em PDF ou um print da tela do aplicativo, também pode usar este recurso.

Vamos ficar atentos às novidades. Fiquem ligados aqui no EPM para ficar por dentro de todas as notícias referentes a este assinto.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lisia Minelli

Deixe um comentário