Cidades do Maranhão com as praias mais bonitas

Cidades do Maranhão com as praias mais bonitas

Se você quer conhecer as praias mais bonitas do Maranhão, pelo menos uma dessas cidades deve entrar no seu roteiro. Uma viagem para este estado normalmente inclui uma visita a São Luís e alguns passeios pelos Lençóis Maranhenses e suas lagoas. Mas, as praias de pequenas cidades do litoral também valem a pena entrar na lista! 

Por isso, trouxemos três destinos que possuem algumas das mais famosas e mais bonitas praias para você aproveitar durante sua viagem. A depender de qual seja o roteiro no Maranhão, não deixe de ir ao menos em um desses destinos para aproveitar as melhores vistas do mar! 

Cidades com as praias mais bonitas do Maranhão

1 – Tutóia

praias mais bonitas de Tutóia Maranhão
Foto: Semtur Tutóia

Para abrir a lista, a cidade de Tutóia é um destino perfeito! Nela, estão não só algumas das praias mais bonitas, como também as mais famosas do estado. Então, ela é um destino quase obrigatório para quem quer explorar o Maranhão e suas belezas naturais. 

Além das praias incríveis, Tutóia também está localizada próximo dos Pequenos Lençóis Maranhenses, uma versão um pouco menor das dunas e lagoas famosas a oeste do estado. Estando nesta cidade, coloque um passeio por este lugar nos seus planos. 

Praia do Amor

A Praia do Amor é um dos trechos desertos do litoral de Tutóia, o que fazem do lugar um paraíso perdido. Como ela está afastada da cidade e em meio às dunas, o acesso precisa ser feito com carro 4×4 ou reservando passeio com guias locais. As faixas de areia imensas, mar pouco agitado e quase nenhum movimento de visitantes são o que mais atraem as pessoas a este destino. 

Esta é uma praia comum para fazer apenas um passeio e é um ótimo ponto para assistir ao pôr do sol no Maranhão

Praia da Barra

Para maior comodidade de quem visita Tutóia, o lugar ideal para passar o dia curtindo o mar é na Praia da Barra. Localizada no centro da cidade, ela possui infraestrutura com estabelecimentos para que você possa aproveitar uma das melhores e mais bonitas praias não só da região, como do Maranhão

Uma curiosidade é que nesta praia estão as ruínas de um navio que sempre ficam à mostra na maré baixa e é possível se aproximar da carcaça durante este período. Este é um dos atrativos interessantes que chamam a atenção dos turistas na paisagem.

Como chegar nas praias de Tutóia – Maranhão

Como a Praia da Barra fica no centro da cidade, ela é facilmente acessível a pé, se você estiver em Tutóia. Já para ir à Praia do Amor, você pode utilizar tanto carro particular – durante a maré baixa – quanto contratar carros e passeios com locais para te levar ao destino. 

2 – Barreirinhas

praias mais bonitas de Barreirinhas Maranhão
Foto: MTur

A vizinha dos Lençóis Maranhenses não podia ficar de fora desta lista. Barreirinhas é o principal destino para quem quer visitar as famosas dunas do Maranhão, pois o município é o principal acesso ao parque natural. 

No entanto, se você vai a Barreirinhas, não deveria limitar sua estadia para visitar somente os Lençóis. Ao norte do município estão algumas das praias mais fantásticas deste estado e você deve reservar ao menos um dia para ir conhecê-las. 

Atins

Este vilarejo é o mais famoso destino de praia da região de Barreirinhas. Localizado entre a foz do Rio Preguiça e o oceano, a paisagem desse lugar são cartões postais – tão bonitos quanto os Lençóis.

Por ficar numa região turística, Atins é bem estruturada para acomodar visitantes. Então, se quiser explorar as praias das imediações com calma, vale a pena se hospedar no local. 

Praia do Caburé  

Se de um lado das margens do Rio Preguiça você encontra Atins, do outro lado há outro paraíso que precisa entrar no seu roteiro pela região de Barreirinhas.

Mandacaru é outro vilarejo pertencente à cidade que possui o atrativo de dividir o rio e o mar em uma pequena faixa de areia através da Praia de Caburé. Nesse trecho há barracas e pousadas para quem aproveitar com maior comodidade este paraíso. 

Como chegar nas praias de Barreirinhas – Maranhão

Como estas praias ficam afastadas do centro da cidade, a melhor forma de chegar até elas é através dos transportes e passeios locais. De Barreirinhas para as praias sugeridas existem barcos, carros 4×4, buggys e quadriciclos que te ajudarão a chegar nos destinos. 

3 – São José de Ribamar

praias mais bonitas de São José do Ribamar Maranhão
Foto: Prefeitura São José de Ribamar

Para conhecer estas praias não é preciso se distanciar muito da capital do Maranhão. Ao leste de São Luís, a cidade de São José de Ribamar possui algumas praias que são encantadoras e pouco frequentadas, em comparação com as mais próximas da principal cidade do estado. 

Então, se você busca trechos mais tranquilos do litoral maranhense em uma viagem que precisa ser otimizada pelas imediações de São Luís, coloque essas no seu roteiro. 

Praia de Ponta Verde  

As falésias vermelhas, o mar verde e os típicos trechos de areia extensos fazem parte da vista da Praia de Ponta Verde em São José de Ribamar. Mesmo sendo fácil de acessar, este destino ainda é pouco explorado e, por isso, Ponta Verde ainda é bastante deserta e sem muita infraestrutura para passar o dia. Então, esse é um dos lugares em que você precisa ir preparado para passar o dia. 

Porém, a proximidade com a cidade faz com que alguns restaurantes nas imediações tenham estrutura para para você desfrutar a vista enquanto faz alguma refeição. Uma boa sugestão para aproveitar o melhor horário para isso é o fim da tarde para ver o pôr do sol.  

Como chegar em São José de Ribamar – Maranhão

São apenas 23km da capital São Luís para São José de Ribamar. Então, além de usar carro particular ou transporte por aplicativo, também existem ônibus que interligam as cidades.  

Considerações

Agora que você já sabe onde estão algumas das praias mais bonitas do Maranhão, já pode definir os destinos da sua viagem a este estado! 

Se além das principais praias você também quiser conhecer a capital São Luís e os Lençóis Maranhenses, não deixe de conferir as dicas do Estevam para estes destinos! 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário