Voei na Air Koryo, a pior companhia aérea do mundo
Todo mundo sabe que eu já visitei a Coreia do Norte. Aliás, este é um dos meus vídeos mais vistos no meu canal do Youtube. Apesar disso, eu nunca tinha contado aqui no blog como foi esta viagem e como foi viajar em uma das piores companhias aéreas do mundo, a Air Koryo.
Eu fiquei bem tenso porque esta foi uma viagem muito fora do comum. Afinal, eu visitei um dos países mais fechados do mundo e que sabemos muito pouco sobre ele aqui no ocidente. E olha que eu pesquisei muito sobre o país antes de decidir viajar.
Minha viagem começou em Pequim, na China, de onde peguei um voo para a cidade de Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Aliás, viajante, este foi o voo de 2 horas mais caro da minha vida. Na época, paguei cerca de 600 euros (ida e volta), na classe econômica.
Logo que cheguei na China, uma dificuldade no aeroporto foi a comunicação, já que poucas pessoas falavam inglês e eu não falava a língua deles. Foi difícil encontrar o meu check-in da Air Koryo. Também precisei passar por uma inspeção de raio x na minha mala e só depois pude me dirigir ao balcão para fazer o check-in. A segurança no aeroporto da China é bem intensa.
Depois de passar pela segurança, me dirigi à sala VIP da Air China, que é parceira da Air Koryo para quem viaja na classe executiva. Eu acessei a sala com o meu Piority Pass (tem matéria sobre ele aqui no site).
Viajante, esta foi a primeira vez que eu voei em uma aeronave Tupolev 204, antigo avião russo usado na União Soviética e que nunca deve ter visto um retrofit na vida. A companhia possui apenas 20 aviões. Além disso, a Air Koryo é a única companhia 1 estrela do mundo. Mas, como estou aqui contando sobre minha viagem é porque deu tudo certo! Amém, né!
Como eu sabia da questão de segurança rígida do país, eu nem me arrisquei a gravar dentro da aeronave como sempre faço. A aeromoça inclusive falou que eu poderia sofrer consequências se não cumprisse as regras da companhia que não permitem nem filmar nem tirar fotos a bordo. Fiquei desesperado, sim fiquei e não gravei mais nada.
Fora que enfrentamos uma turbulência horrível que eu ache que não sobreviveria. Chegando em Pyongyang, depois da segurança revistar até a lixeira do meu computador, encontrei meu guia que fala inglês perfeitamente e que me acompanhou durante toda minha viagem. Eu até perguntei se poderia gravar, mas dentro do aeroporto foi impossível. Mas só para vocês saberem, por lá existem três lojas grandes e bonitas.
Durante minha estadia no país, me hospedei no Chongnyon Hotel, um lugar imenso com 30 andares e milhares de quartos. Meu quarto era bem bom e tinha uma bela vista da cidade. A primeira parada, logo que saí do aeroporto, foi num restaurante bem local para jantar.
Veja como foi toda essa experiencia, desde o voo a partir da China até meu jantar em Pyongyang, clicando no vídeo abaixo:
Você nunca viu meu vídeo da Coreia do Norte? Não perca tempo e clique no LINK.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!