Veja como foi meu primeiro voo com a Royal Air Marroc
Olá, viajante! Depois de quase duas semanas viajando pelo Marrocos, chegou a hora de ir embora. E para chegar ao Brasil, vou voar pela primeira vez com a Royal Air Marroc do Marrocos (Casablanca) para a Espanha (Madri) e de lá, Brasil (Guarulhos).
Uma dica de ouro, tem que chegar ao aeroporto de Casablanca com muita antecedência. Isso porque eles têm um esquema de segurança antes de você entrar no aeroporto. E demora demais, muito burocrático.
1º trecho da viagem: Casablanca – Madri
Antes do embarque, dei uma passada na Sala Vip do aeroporto. Diferente de muitos espaços que já visitei pelo mundo, neste não se serve sozinho. Há uma variedade de comidas, mas é preciso um dos funcionários do lounge te servir. Além disso, não há bebidas alcoólicas. Eu bem que tentei fazer um vídeo legal e tirar umas fotos, mas o pessoal lá não curtiu muito e me impediu de continuar.
Este primeiro voo vai até Madri e será feito em uma aeronave Boeing 737-800 em uma viagem de mais ou menos 2 horas. O embarque foi super demorado e no geral, todo processo de aeroporto foi meio burocrático e bem estressante.
O espaço do assento na econômica é até bom, mas a aeronave é bem antiga e nada limpa. Eu nem esperava que neste voo tivesse serviço de bordo, pelo tempo mesmo. Mas veio uma caixinha com lanche, iogurte, fruta e refrigerante. Tirando o pão que estava duro, o resto foi bem ok. Ponto positivo.
A inclinação do assento é muito pouca e os assentos não possuem TV individual, somente aquelas abaixo dos bagageiros que passam programas e comerciais aleatórios.
2º trecho: Madri – São Paulo
Para este voo, que será feito com a Latam, precisei retirar a minha bagagem na esteira e fazer um novo despacho no check-in. Minha surpresa foi saber que a Royal Air Marroc destruiu a minha mala. Nestes casos, o ideal é já na hora procurar pelo guiché da companhia e já fazer a reclamação. Eles alegaram que a minha mala era velha, mas não importa, ela estava em perfeito estado antes do voo.
Neste segundo trecho da viagem meu voo será feito em uma aeronave Boeing 787-900 Dreamliner e vou voar na classe executiva. Para o check-in, usei ‘Special Services’ um serviço de atendimento preferencial e personalizado oferecido a clientes Black Signature em todos os voos nacionais e internacionais. Não pega fila, é super-rápido e eles ainda te enviam um WhatsApp dizendo que esta te esperando em um determinado balcão.
Após o check-in, segui para a Sala Vip Neptuno, da Aena. Para acessar este espaço usei o meu cartão Elo Diners Club ou você também pode acessar com qualquer cartão com acesso ao Priority Pass. O local é grande e tem até espaço infantil e duchas. A comida é bem variada e gostosa e a geladeira é repleta de coisas.
Resolvi também dar uma olhada na Sala Vip Ibéria. Esta sala é bem maior e tem espaço para tomar banho, descansar e até trabalhar. Esta sala é mais tranquila, mas também oferece comida boa e muitas opções para você passar um tempo antes do embarque.
Como estava na executiva e sou cliente Black Signature, tive embarque prioritário. Não faz muito tempo, voei na executiva da Latam neste mesmo avião, mas que tinha a nova configuração em que todos os passageiros têm acesso ao corredor. Não é o caso deste voo.
Mas neste voo tinha o novo amenitie da Latam, que é mais sustentável e vem em uma necessaire bem bonitinha e produtos veganos da Feito Brasil. Depois do jantar, dormi muito e só acordei para o café da manhã.
Considerações
Gente, meu voo com a Latam foi um sonho. Correu tudo bem e fui muito bem tratado. Foi para compensar todos os perrengues que passei no aeroporto de Casablanca. Achei todo o processo por lá superburocrático e até suborno me pediram. Todo processo em aeroporto é cansativo, mas tem coisas que são bem absurdas e inadmissíveis. Vocês já passaram por algo parecido?
Veja como foi minha experiência completa no vídeo abaixo:
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!