Pior cia aérea do mundo: Air Koryo é tão ruim quanto dizem?
Pior cia aérea do mundo: Air Koryo é tão ruim quanto dizem?

Pior cia aérea do mundo: Air Koryo é tão ruim quanto dizem?

Olá, viajantes! Quem me acompanha aqui no blog sabe que há cerca de dois anos viajei para a Coreia do Norte. Nessa ocasião, também voei com a Air Koryo, a pior companhia aérea do mundo.

Contei ambas as aventuras aqui no blog:

Como é viajar para a Coreia do Norte?

10 verdades e curiosidades sobre a Coreia do Norte

Voei na Air Koryo, a pior companhia aérea do mundo

Agora, vou dar meu depoimento de como foi toda essa experiência e por que essa companhia é considerada a pior do mundo.

A viagem

Há dois anos, viajei para a Coreia do Norte e só existem duas formas de se chegar ao país: a partir da China (Pequim) ou da Rússia (Vladivostok). Isso porque a Coreia do Norte só mantém malha aérea com esses dois países. É impossível pegar um voo de qualquer outro lugar do mundo que não seja China ou Rússia.

Além disso, a oferta de voos é muito pequena. Aliás, é impossível fazer uma reserva online para voos para a Coreia do Norte porque a venda dos bilhetes é extremamente controlada. No site da cia até tem um formulário para simular uma compra, mas ele não funciona. Aliás, o site todo não funciona direito.

Para conseguir comprar o bilhete até o destino, tive que fechar um pacote de uma agência autorizada do governo norte coreano. Além de tudo, a passagem para o destino é caríssima. Na época, paguei 600 euros. Para um voo de apenas 1h30, é um absurdo de caro.

Para esta viagem, fui da Coreia do Sul até a China e de lá para a Coreia do Norte, já que apesar das Coreias fazerem fronteira, não é possível atravessar do Sul para o Norte.

O embarque na aeronave foi remoto e já de cara percebi que a aeronave era bem antiga com apenas um corredor. O voo foi feito em uma aeronave Tupolev 204, antigo avião russo usado na União Soviética e que nunca viu um retrofit na vida.

Uma coisa bem tensa foi a questão das filmagens que eu sempre faço a bordo dos aviões. Faço isso de forma bem tranquila e nunca tenho problema. Mas nesse caso, a comissária pediu várias vezes para eu não filmar. Por isso, não tenho quase nada registrado desse voo. Uma pena!

Uma coisa que me surpreendeu foi o desembarque na Coreia. Apesar da polícia revistar tudo o que eu tinha, do celular ao computador, o aeroporto me surpreendeu demais pela grandiosidade e modernidade, muito diferente de tudo o que eu vi no país. No entanto, nele só operam duas cias aéreas: Air Koryo e Air China.

A companhia

Durante vários anos, a Air Koryo foi considerada a pior cia aérea do mundo por ter recebido apenas uma estrela do Skytrax – que é o principal site de avaliação de aviação, é como se fosse o Oscar da aviação.

A Air Koryo é a única companhia do mundo com apenas uma estrela do Skytrax.

Muito dessa avaliação se deve ao fato da companhia não se renovar, não ter aeronaves novas etc. Mas isso tem uma explicação: as sanções que sofre devido ao fato de não ter uma boa relação com quase nenhum país.

A Air Koryo é uma cia banida do espaço aéreo europeu e de diversos outros países. Por isso, os únicos países que permitem voos são China e Rússia.

Esse banimento impede que a empresa tenha voos internacionais, com isso é impossível (e até desnecessário) a compra de novos e modernos aviões da Boeing e a Airbus, por exemplo. Sem falar que as sanções também impedem as negociações tanto com aeroportos, países e empresas de todo o mundo.

Dizem que sua frota é formada por apenas 19 aeronaves velhas. A verdade é que ninguém sabe ao certo quantos aviões a cia realmente tem. Mas sabe-se que não há nenhuma aeronave widebody, com dois corredores. Ou seja, são todas aeronaves pequenas.

Especula-se ainda que a cia tenha aviões com mais de 40 anos em funcionamento. Outra dificuldade é a reposição de peças, já que seus aviões são na maioria da União Soviética. Como o Tupolev 204 que voei.

Apesar disso tudo, a Air Koryo é a maior cia aérea do país. Até porque nem precisa ter muitos aviões já que não fazem muitos voos e a população coreana é proibida de sair do país livremente.

Uma coisa que pouca gente sabe é que a cia possui uma classe executiva, porém não é nada fácil adquirir esse bilhete porque o valor é do dobro do preço da passagem – que já é cara – e não há disponibilidade para qualquer data.

No aeroporto de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, há uma Sala Vip para quem voa na classe executiva da Air Koryo. Mas eu não pude acessar e não sei dizer como ela é.

Outra curiosidade é que não é possível escolher o assento na aeronave. Quando você embarca, a comissária te leva a um assento livre e pronto.

Também não havia nenhum tipo de entretenimento a bordo. A única TV que tinha era uma que ficava no início do avião e nem dava para ver o que passava nela. Não tinha fone de ouvido, nada.

O banheiro era horrível e foi o mais arcaico que eu já vi a bordo de um avião. O sabão pra lavar a mão era em barra, viajante. Anti-higiênico demais.

Considerações

Não tenho nem como negar que as aeronaves são antigas e com manutenção precária. Também não posso deixar de citar o não cumprimento das regulamentações internacionais da IATA – por isso só voa para China e Rússia.

Programa de fidelidade para juntar milhas? Eles nem devem saber o que é isso. Não pertencem a nenhuma aliança aérea. Enfim, nem vamos comentar.

Mas será que a Air Koryo merece mesmo esse título de piro do mundo?

Eu acho um pouco de exagero porque nesses anos que eles ganharam a pecha de pior do mundo, não se levou em conta algumas coisas que considero importantes. Por exemplo, eu achei as comissárias bem simpáticas e o serviço de bordo nem foi o pior que já vi. Já fiz voos mais longos que não serviram nadinha para os passageiros.

Acredito que o serviço oferecido e como somos tratados a bordo são itens importantes para uma boa avaliação de voo. Nesse quesito, achei a Air Koryo bem dentro da normalidade.

Se formos comparar a melhor cia do mundo com a pior… não dá pra comparar. A Qatar Airways é hoje é a melhor cia aérea do mundo com cinco estrelas do Skytrax – pelo segundo ano consecutivo. Eu amo essa empresa e acho mesmo que é a melhor em tudo, desde aeronaves modernas, serviço, atendimento, salas vips etc.

Agora me fala, você teria coragem de voar com a Air Koryo? Já faz algum voo em uma cia que seja tão ruim quanto essa?

Assista ao vídeo abaixo veja meu depoimento completo sobre a viagem com a cia.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário