Como foi voar na classe executiva da TAAG do Brasil a Luanda
Olá, viajante! Neste post vou contar como foi voar com a TAAG do Brasil para Angola, até Luanda. Esta foi a primeira vez que fiz um voo com esta companhia africana, então estava bem animado!
O check-in e embarque com a TAAG é no Terminal 2, mas antes de embarcar fui até no Terminal 3 para conhecer a mais nova Sala VIP inaugurada no aeroporto de Guarulhos, a Master Club by Mastercard Black.

Para isso, tem uma passagem interna do T2 para o T3, onde você pode circular livremente entre eles. Mas fique atento para não perder o horário do voo! A distância entre os terminais é grande para fazer a pé.
VIP das VIPs




Todo cliente Mastercard Black tem direito a acessar duas Salas VIPs da Mastercard no aeroporto. Esta nova sala, inaugurada em julho de 2023, é ainda mais exclusiva, com acesso somente alguns membros Mastercard Black.
Os três cartões que liberam o acesso para esta sala super VIP são: Itaú The One Private, Itaú The One Persannalité e o Santander Unlimited.
Além do buffet, um diferencial desta nova sala é o serviço à la carte, em que escolhemos no menu e somos servidos diretamente na mesa, como em um restaurante. Atualmente, é a única sala em Guarulhos que oferece esse tipo de serviço.
A sala também possui um menu de vinho superexclusivo e é uma das que oferecem mais opções de drinks e bebidas. A sala não é muito grande, mas isso de deve a exclusividade. Estava tudo muito bom!
Não pude aproveitar muito tempo na sala porque meu voo saia do Terminal 2, então tive que fazer todo o caminho de volta.
Voo de São Paulo a Luanda





























Este voo foi feito em uma aeronave Boeing 777-300ER e a duração do trajeto de cerca de 8h30 de São Paulo até Luanda.
A executiva tem configuração 2 – 3 – 2, o que não permite acesso direto ao corredor para quem está no meio da fileira central. Já a primeira classe tem bem mais espaço numa configuração de 1 – 2 – 1.
Quando embarquei, serviram um wellcome drink e o assento já tinha um travesseiro e uma manta que mais pareciam da premium economy ou até econômica mesmo.
Falando em assento, ele é confortável e bem espaçoso, mas não reclina 180º, logo não é uma cama retinha. Apesar de velhos, os controles funcionavam bem e muito rápido, parabéns por isso.
Na hora de dormir, fiz minha cama com alguns cobertores extras, porque não há pilowtop disponível na classe executiva. Embora tenha TV, neste voo o entretenimento não estava funcionando.
Eu dormi demais nesse voo e perdi o café da manhã. Ainda assim, os comissários me trouxeram café antes do pouso. Isso foi muito legal, porque eles tentaram me acordar e eu não acordei.
O banheiro é simples e não tem amenities extras nem nada. Aliás, não tem nécessaire na executiva deles. Mas pelo menos eles servem as bebidas em copos de vidros, que eu acho bem melhor que os de plástico por muitos motivos.
A comida também veio em porcelana e com uma apresentação bem bonita, que muitas executivas premiadas não tinham. Os talheres eram bem grandes e de boa qualidade. Aliás, a comida estava muito boa.
Aeroporto de Luanda e Sala VIP TAAG





Saindo do avião já nos deparamos com os portões de embarque para quem fará conexões. Seguindo mais adiante, tem uma área mais moderna com Duty Free, Sala VIP, Lounges, muitos painéis coloridos exaltando a arte e cultura africana, área de alimentação e até uma área de fumante. O aeroporto não é muito grande, mas é tudo muito limpo e organizado. Achei bem bonito.
Quanto a Sala VIP, no começo eu estava triste porque tinha pouco alimento, mas acho que era pelo horário. Tinha acabado de abrir. Mas por ser o espaço da principal cia. aérea nacional/estatal de Angola, achei que merece mais investimento. Mas mais uma vez, pelo preço que paguei, acho que está ok. Ponto positivo, a sala é bem tranquila.
Além da Sala VIP da TAAG, tem ainda a PALL, que você pode acessar usando Priority Pass, Diners Club, Lounge Key e Dragon Pass.
Quanto paguei
Gastei cerca de R$ 5 mil para voar quatro trechos em executiva com a TAAG. Tudo bem, o avião é um pouco velho, mas se você for analisar que comi muito e consegui dormir de forma confortável, acho que o custo x benefício está ótimo, o valor ainda é muito bom e vale a pena.
A TAAG é parceira de alguns programas de fidelidade, como a Smiles da Gol. Dá para acumular milhas e emitir bilhete com a Smiles.
Além disso, você também pode aproveitar as promoções e as dicas lá do nosso curso Viajando com Milhas. Se você ainda não faz parte, CLIQUE NESTE LINK e participe.
A TAAG hoje
A TAAG tem 84 anos de existência e seu primeiro voo foi em 1980. Atualmente, tem mais de 21 aeronaves e voa para 29 destinos, sendo 13 em Angola e 16 internacionais.
Vale dizer que a TAAG tem investido bastante para tornar o aeroporto de Luanda um importante hub de conexão, assim como a Ethiopian Airlines fez com o seu hub em Adis Ababa, na Etiópia, para a Ásia e a Europa.
Aqui no Brasil, a TAAG fechou recentemente uma parceria (codeshare) com a Gol. Agora, no mesmo localizador você consegue comprar um bilhete saindo de Porto Alegre para Luanda, ou de Porto Alegre para Lisboa, via Luanda e, claro, em ambos os casos passando por Guarulhos.
Conclusão
A tripulação foi bem simpática e foram todos muito queridos e cordiais comigo e os outros passageiros do voo. Isso fez muita diferença, já que estamos falando de um avião antigo e sem entretenimento. Mas a comida estava deliciosa e muito bem apresentada.
Para uma classe executiva, faltam alguns mimos, como uma nécessaire, por exemplo. São detalhes que fazem diferença. Mas volto a reforçar, o custo x benefício vale a pena.
Achei as classes First e Business um pouco caidinhas, mas sei que a TAAG tem novos layouts para essas classes. Ouvi que os aviões que fazem o voo Luanda – Lisboa já estão retrofitados e são super bonitos. Então, esse avião ainda não foi renovado.
Como falei, eles estão investindo bastante, mas as coisas demoram um pouco mesmo. Espero em breve voar com a TAAG novamente e com um avião todo retrofitado, novinho.
No geral, fiquei feliz com o voo e achei que o custo x benefício foi excelente. A companhia entrega o que promete, nada a mais e nada a menos.
Para mim, voo da TAAG super aprovado! Voaria de novo? Com certeza!
Confira o vídeo de como foi este voo:
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!