Como é voar na Classe Executiva da Copa que não tem assento cama
Parte da frota da Copa Airlines oferece uma Classe Executiva que não conta com assento cama. Será que vale a pena? Veja nesta matéria como é a experiência de voar numa cabine assim!
As classes executivas da Copa
A Copa oferece dois tipos de Classe Executiva:
- A Dreams, a mais nova Classe Business das aeronaves Boeing 737 MAX, da Copa Airlines,que oferece poltrona cama, cuja avaliação você pode ver AQUI; e
- A Classe Executiva antiga que não tem flat bed, disponível nas demais aeronaves da frota.
O voo avaliado
Voo 288 Cidade do Panamá (PTY) – Curaçao (CUR)
Duração: 2h8m (direto)
Aeronave: B737-800
Data: 26/09/2023
Poltrona: 2 A
A Emissão
A emissão dessa passagem foi realizada com milhas do Programa Smiles. O custo do resgate foi de 32.500 milhas, além das taxas de embarque. Uma ótima relação custo-benefício, pois com um milheiro ao preço de R$14,00, a passagem custou somente R$455,00!
Check-in e despacho de bagagem
O check-in foi realizado de forma on-line, 24 horas antes do voo, de forma simples e rápida.
No Aeroporto Internacional de Tocumen, a identificação das bagagens por meio do totem de autoatendimento não estava disponível, me levando a buscar o balcão de atendimento preferencial aos passageiros da Classe Executiva e titulares de status elegíveis na Copa e na Star Alliance.
O atendente do balcão foi objetivo e eficiente, mas sem carisma.
Sala VIP
Em razão de estar voando na Classe Executiva da Copa, tive acesso, gratuitamente, à nova Sala VIP da companhia no Aeroporto Internacional de Tocumen, a Copa Club.
A Copa Club é enorme, tem uma vista incrível para a pista do aeroporto e oferece uma ótima estrutura, tendo inclusive banheiros com chuveiros, Business Center, Media Room, Quiet Room (para uma soneca) e Espaço Kids, mas a alimentação servida no esquema de buffet deixou a desejar.
Cabine e assento
A disposição dos assentos na Classe Executiva da Copa é 2-2, com um corredor único, por se tratar de uma aeronave narrow-body (fuselagem estreita).
O inconveniente desse formato é que quem fica na janela precisa passar pela pessoa ao lado para ter acesso ao corredor. Além disso, os assentos não garantem muita privacidade aos passageiros, pois não há uma divisória significativa entre os assentos, assim como não há algo que isole o passageiro que está no corredor de quem passa por ali.
Como adiantado, os assentos aqui não viram cama, mas têm um extensor para as pernas que permite ao passageiro esticá-las com conforto e contam com muito espaço.
Informações adicionais:
- Não foram fornecidos edredom e travesseiro, e muito menos Amenities Kit;
- Uma entrada para cabo USB estava disponível e a tela ficava recolhida no braço do assento; e
- O tamanho do banheiro deixou a desejar para uma Classe Executiva, extremamente pequeno, assim como o banheiro da “Dreams”.
Atendimento da tripulação
Rápido e atencioso, com um comissário dedicado à Classe Executiva.
Refeição
Como boas-vindas, foi oferecida água ou suco em copo de papel, o que frusta um pouco a experiência.
Não foi apresentado cardápio, o comissário ofereceu verbalmente as duas opções de café da manhã, única refeição do voo considerando o seu horário e duração.
A minha escolha foi um bolo de banana com nozes, uvas e um suco de abacaxi com goiaba, para minha surpresa o bolo estava quentinho.
Tudo foi apresentado numa linda louça e disponibilizado copo de vidro, algo que não tive no voo com a Dreams de São Paulo ao Panamá.
Ao final, após ver um casal ao lado degustando alguns nuts, pedi uma porção, que também estava quente e muito gostosa, tanto que pedi bis.
Entretenimento
As opções de filmes eram bem limitadas e não muito atuais. Tamanho de tela apropriado.
Wi-Fi indisponível na aeronave.
Bônus
Onde se assentar no avião num voo para Curaçao? Para garantir a melhor vista da Ilha, dê preferência aos assentos do lado esquerdo da aeronave e comece desde o voo a se encantar com as belezas de Curaçao.
Considerações
Para um voo curto, a ausência de poltrona cama não foi um impacto negativo, em especial ao considerarmos o baixíssimo custo dessa emissão.
Mesmo para um voo mais longo, a depender do custo da passagem, a Classe Executiva da Copa também pode atender bem, lembrando que a experiência de voar numa classe premium não se resume ao assento.
Avaliação
Check-in – Nota 7 Sala Vip – Nota 7
Cabine e Assento – Nota 7
Atendimento da tripulação – Nota 8
Refeição – Nota 8
Entretenimento – Nota 6
Vale destacar que essa avaliação é estritamente minha, não reflete a opinião do Estevam pelo Mundo e pode diferir do que outros passageiros pensam sobre a experiência de voar nessa cabine.
Quer mais reviews? É só acessar AQUI!
Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui na caixinha de comentários! Acompanhe pelo Portal EPM outras avaliações como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!