Como é voar na AirAsia da Malásia para a Tailândia
A Ásia conta com diversas companhias aéreas low cost que permitem que você faça voos nacionais e internacionais a valores muito acessíveis! A Malásia e a Tailândia, por exemplo, são países vizinhos e com uma viagem barata e de cerca de 1h você consegue sair de um para o outro. Nesse post, vou te mostrar como foi a experiência de voar na AirAsia de Kuala Lumpur a Krabi.
Operações da AirAsia
Se você pesquisar pela AirAsia, vai descobrir que ela é uma empresa originalmente da Malásia e que deu origem a uma joint venture – um conjunto de empresas que realizam uma mesma atividade – e vários países do sudeste asiático contam com uma espécie de “unidade” da marca.
Em 2024, ela foi eleita pelo World Airline Awards da Skytrax como a melhor companhia aérea low cost do mundo.
A AirAsia, em sua unidade da Malásia, opera voos nacionais e internacionais para países do seu entorno na Ásia e Oceania, como Índia, Maldivas, Tailândia, Indonésia, Camboja, Vietnã, Filipinas, China, Coreia do Sul, Austrália, entre outros.
Voo com a AirAsia de Kuala Lumpur e Krabi, na Tailândia
No voo de Kuala Lumpur, na Malásia, para a Krabi, na Tailândia, a aeronave utilizada foi um Airbus 320-200.
Mesmo sendo uma low cost, a configuração da classe de cabine não era única e contava com poltronas padrão de Econômica, além de uma Premium com um pouco mais de espaço. Nessa aeronave, a capacidade era para 180 passageiros.
Embarcando com a AirAsia
Uma coisa que você já precisa saber ao comprar uma passagem com a AirAsia – ou com a maioria das companhias asiáticas – é que elas são bem criteriosas com bagagem.
No embarque em Kuala Lumpur, por exemplo, antes de passar para a segurança, eles fizeram a pesagem e gabarito das bagagens de todos os passageiros. Assim, se o peso ou tamanho excedesse o limite da reserva, você já voltava direto ao balcão da companhia para adicionar mala extra ou fazer o despacho.
Então, a minha recomendação para economizar tempo e dinheiro é: tente pesar a sua mala com antecedência. Se precisar adicionar peso extra na cabine ou mala despacahda à sua tarifa, faça isso no check-in online, pois sai mais barato que no balcão do aeroporto.
Em geral, a tarifa mais simples só dá direito a uma bolsa; a tarifa intermediária permite uma bolsa e uma mala de 7kg; e as tarifas melhores incluem bagagem despachada de 20kg ou mais.
No check-in, você optar por serviço de bagagem extra a bordo, levando até 14kg consigo na cabine; colocar a bagagem despachada como adicional; ou aumentar o peso limite do despacho.
Poltrona
As poltronas eram de um acolchoado confortável e espaço lateral e para as pernas bem parecido com os de uma Econômica convencional. Apesar de um pouco menor, ainda conseguia ser mais cômodo que a maiora das low costs.
Não há entretenimento a bordo, então você precisa levar o seu próprio. Mas, no caso desse voo de Kuala Lumpur a Krabi, que foi de apenas 1h, isso não fez falta.
Serviço de bordo
Como é de se esperar numa low cost, o serviço de bordo é pago.
Os valores vão depender da base da Air Asia com a qual você está voando. Em voos da Air Asia da Malásia, os valores vão estar em Ringgit malaio e você paga com cartão de crédito ou débito.
Em geral, são preços menos caros que os dos aeroportos. Então, se você tiver com fome, acho que vale fazer uma refeição a bordo.
Depois do serviço de alimentos, os comissários vão passar vendendo os produtos da companhia (como souvenirs) e do Duty-Free.
E um aspecto interessnate que notei em todas as companhias asiáticas que voei até agora é que eles tem bastante cuidado em tentar deixar a aeronave limpa e sempre passam recolhendo o lixo diversas vezes ao longo do voo.
Um serviço adicional que achei interessante é que, através do aplicativo da companhia aérea, você pode reservar o seu transfer de ou para o aeroporto e usar o cupom de desconto que eles oferecem a bordo. Não cheguei a usar o serviço, mas achei uma boa opção já que transfer na Ásia nem sempre é uma opção fácil ou barata, a depender da cidade.
Vale a pena?
Achei o voo da AirAsia de ótimo custo benefício, considerando que paguei cerca de R$280 pelo trecho incluindo a minha mala despachada (que reservei como extra na tarifa).
O serviço da companhia foi bem organizado para uma companhia de baixo custo e, principalmente para um voo curto, acho que compensa bastante fazer o deslocamento com ela.
Veja aqui quando vale a pena viajar de low cost!
Considerações
Gostou de saber como é a experiência de voar na AirAsia da Malásia?
O Estevam já voou com a Thai AirAsia, unidade com base da Tailândia, em um voo nacional para ir ao Festival das Lanternas em Chiang Mai – confira mais detalhes aqui!
E para mais reviews de voos em companhias aéreas de todo o mundo, clique aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!