Como é voar com a LEVEL, a low cost espanhola com voos longos
Vale a pena investir em um voo low cost de longa duração? Confira como é a experiência de voar com a LEVEL, uma companhia aérea baixo custo da Espanha que opera voos da América para Barcelona.
Operações da LEVEL
A LEVEL é uma companhia aérea do grupo International Airlines Group, a mesma dona da British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus.
Ela foi lançada em 2017 com a proposta de operar voos longos a baixo custo com base em Barcelona. Atualmente, é possível voar com a LEVEL a partir dos seguintes destinos americanos:

Classes de cabine da LEVEL no voo de Santiago a Barcelona
A minha experiência de voar com a LEVEL foi numa aeronave A330-200 em uma viagem direta de Santiago a Barcelona em parceria com a Iberia (IB2026).
Nessa aeronave, a configuração era de 19 poltronas em Classe Premium, distribuídas em 1-2-1, e 269 em Econômica padrão, em 2-4-2.
Como foi a experiência de voar com a LEVEL
Poltrona e comodidades
A Econômica da Level é bastante convencional e o tamanho das poltronas é pequeno. Eu sou uma pessoa de baixa estatura e, para um voo de 13h30, achei o espaço limitado. Certamente para pessoais mais altas ou que precisem de mais espaço lateral, será uma viagem desconfortável.
Um ponto que achei positivo é que o recosto para apoio da cabeça é adaptável em altura, além de dobrável, e isso ajuda bastante a dormir com certo conforto durante o voo. A reclinação também era padrão das Econômicas convencionais.



Cada assento contava com uma tela de entretenimento com filmes, séries e músicas (com uma boa variedade), além de uma entrada USB para carregar eletrônicos.


Mas, para usar a tela de entretenimento, você precisa ter o seu fone com fio. Caso não tenha, a companhia vende eles a bordo. Outras comodidades como: cobertor, máscara de dormir, meias, travesseiro de pescoço, entre outros itens, também são comercializados. Para quem voa na Premium, o kit de amenidades é uma cortesia.
Apesar de não ter usado o serviço, a aeronave também oferecia wi-fi, com a opção grátis e ilimitada para mensagens e opções pagas para usar a rede por tempo limitado ou durante toda a viagem.


Serviço de bordo
Após o embarque, uma comissária passa vendendo os kits de amenidades e cobertores e entregando para os passageiros que reservaram eles antecipadamente durante o check-in online.
A depender da tarifa que você adquire, as refeições podem ou não estarem inclusas na sua reserva. Ao fazer check-in, você pode deixar selecionado o que gostaria de comer e já antecipar o pagamento dos alimentos, caso sua tarifa não os inclua. Havia, pelo menos, umas 3 ou 4 opções disponíveis para cada refeição.
Eu optei por jantar um frango com legumes que veio acompanhado de salada de quinoa, pão e um brownie com doce de leite de sobremesa. Para o lanche pela manhã escolhi uma empanada, um bolinho e um alfajor.
Entre as opções de bebidas, havia sucos, refrigerantes, água, café e opções alcóolicas, como vinho e cerveja.
Os talheres, apesar de serem de plástico, eram firmes e feito de material sustentável. Tudo era servido numa caixinha dobrável que virava uma bandeja.


Caso os passageiros decidam comprar lanches e refeições a bordo, também é possível. No bolso da poltrona há um menu com as opções de alimentos, mas é preciso consultar a disponibilidade com os comissários.











Vale a pena voar com a LEVEL?
Eu acabei economizando duas vezes para fazer essa viagem: além de estar voando de low cost, usei milhas para fazer a reserva.
Se esse é o objetivo da viagem, então considero que vale a pena. Sobretudo com a possibilidade de voar na Premium para ter assentos mais espaçosos e ter mais comodiades.
Eu voei na Econômica, onde o padrão é um pouco inferior ao das companhias aéres convencionais no espaço da poltrona e no quesito de cobrar pela comida e comodidades. Para um deslocamento de mais de 13h, pode ser desconfortável para a maioria das pessoas e tornar o trajeto ainda mais cansativo.
Veja aqui mais detalhes sobre quando vale a pena voar de low cost!
Como reservei a passagem
Para esse voo, eu usei milhas Smiles para fazer o resgate. Como essa operação é em parceria entre a Iberia e a LEVEL, havia disponibilidade para reservar nesse programa de fidelidade.
Lembrando que a Smiles oferece passagens para mais de 60 companhias aéreas e, com isso, você consegue viajar praticamente para qualquer parte do mundo.
Veja mais sobre a Smiles aqui!
Inclusive, a Iberia possui excelentes tarifas para voos entre capitais da América Latina e a Espanha. Em algumas ocasiões, as passagens estão mais baratas saindo de cidades como Santiago que do Brasil – o que me fez reservar esse voo.
Considerações
Você já tinha ouvido falar dessa companhia? Tem curiosidade de voar com a LEVEL? Faria uma viagem transatlântica de low cost? Comente aqui!
E se for viajar com esse tipo de companhia aérea, veja aqui algumas dicas antes de fazer as reservas e embarcar!
Para mais reviews de voos em companhias aéreas de todo o mundo, clique aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!