Pequim – A cidade que une tradição e modernidade
Pequim é a capital do país mais populoso do mundo, a República Popular da China. Quando traduzido, o nome da cidade significa “Capital do Norte”, o que se explica pelo fat
o de Pequim estar situada ao norte do país, tendo sido, durante séculos, a cidade mais populosa do mundo.
A cidade é o retrato da mistura entre cultura milenar e globalização. Ao mesmo tempo em que há intensa preservação da tradição chinesa, da cultura, da gastronomia e da história em essência, há também o claro reconhecimento, ao andar pelas ruas, da presença de uma cultura global, de marcas como McDonald’s, Starbucks, GAP, entre muitas outras.
No que diz respeito ao clima, o ar é seco durante quase todo o ano, mas no verão há muita chuva – e muito calor. Os invernos são frios, chegando facilmente a temperaturas negativas, mas com pouca neve, por conta da falta de umidade do ar; assim como outono e primavera que, enquanto estações de transição entre frio e calor, são também muito secas.
Chamada pelos próprios chineses de “Benjing”, a cidade foi capital do Império Chinês entre 1421 e 1911. Depois disso, entre 1937 e 1945, Pequim foi ocupada pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial.
Um dos pontos turísticos mais procurados é a Cidade Proibida, um conjunto de palácios situado no centro da cidade, que começou a ser construído em 1407 e ficou pronto em 1420, durante a Dinastia Ming. A história conta que 14 imperadores desta dinastia moraram no complexo, além de 10 da Dinastia Qing – os quais, somados, governaram a China por quase 500 anos. O lugar foi aberto ao público em 1925.
A Cidade Proibida foi construída no formato retangular, cercada por muralhas de 10 metros de altura e por fossos com cerca de 50 metros de largura, que impediam a aproximação. Além disso, a Cidade era dividida em duas partes: na dianteira, eram realizados eventos e cerimônias, e a traseira servia para o trabalho e o cotidiano do imperador e da família imperial.
Em frente ao Palácio Imperial, há a famosa Praça Tiannamen, também conhecida como Praça da Paz Celestial, que possui o título de nada mais, nada menos do que a terceira maior praça pública do mundo – sendo superada apenas pela Praça Merdeka, na Indonésia, e pela Praça dos Girassóis, em Palmas, no Tocantins.
Para os chineses, a praça é como um coração simbólico do país, mas, para os estrangeiros, é conhecida pelo protesto dos estudantes, ocorrido em 1989.
Em 2008, Pequim foi sede das Olimpíadas, marcando a primeira vez em que uma cidade da China foi escolhida sede de um evento dos Jogos Olímpicos, sejam eles de verão ou inverno, e mostrando ao mundo o que os chineses têm a oferecer.
Entre as adaptações para que a cidade pudesse receber um evento de tal porte, houve grandes obras arquitetônicas, com o que havia de mais moderno, como o Estádio Nacional Indoor, o Centro Aquático Nacional de Pequim, o Centro de Convenções do Olympic Green, o Estádio Indoor Wukesong e o Estádio Nacional de Pequim, a principal praça esportiva utilizada, chamada também de “ninho de pássaro”, devido a seu formato.
Opções para os turistas é o que não falta na cidade, e vão desde a Ópera de Pequim, o Templo do Céu, até a Muralha da China (ou Grande Muralha), impressionante estrutura, cuja função inicial era defensiva, mas, atualmente, trata-se talvez do maior símbolo do país, uma atração histórica que não pode deixar de ser vista.
Pequim é uma das cidades onde mais se usa bicicletas como meio de locomoção, mas ainda assim, há opções como ônibus, metrôs e táxis.
Língua: mandarim
Visto: necessário para mais de 72h
Moeda: Iuan
Fuso horário: + 11h em relação a Brasília
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!