O que não pode faltar nos planos de viagem na pandemia

viagem na pandemia
Com as flexibilizações acontecendo, muitos viajantes estão na expectativa de voltar a conhecer o Brasil e o mundo. Os planos de viagem na pandemia possuem novas perspectivas diante do que já estávamos acostumados. Por isso, antes de embarcar ou de chegar ao destino, é preciso estar atento às novas exigências e atenções pessoais.
Diante dessa realidade, viajar com regras, principalmente de cuidados com a saúde, tornaram-se essenciais para que possamos ter experiências tranquilas e seguras. 
Por isso, se você está pensando em viajar nesses tempos, aqui estão alguns lembretes do que não pode faltar nos planos de viagem na pandemia.

Programe os exames RT-PCR

teste covid em viagens
Embarcar para fora do Brasil exige uma regra fundamental nos planos de quem viaja na pandemia. O exame RT-PCR para o coronavírus é, atualmente, obrigatório para a grande maioria dos viajantes, assim como o resultado negativo do teste. 
Se você ainda não estiver vacinado com as duas doses da vacina contra covid-19 ou se o imunizante que você recebeu não tem reconhecido da entidade máxima de saúde do destino, é preciso passar pelo exame.
Laboratórios em aeroportos e algumas companhias aéreas estão oferecendo auxílio e facilitando a realização do teste para viajantes. Essas podem ser algumas opções para você programar a realização dos testes. 
AQUI VOCÊ ENCONTRA UMA MÉDIA DE PREÇOS DOS TESTES DE COVID-19 EM DIFERENTES PAÍSES
Seja pelo resultado negativo ou pelas duas doses da vacina, lembre-se de ter as comprovações dessas antes de viajar. 

Leve máscaras

máscaras

Mais um item para a levar na bagagem, as máscaras cirúrgicas descartáveis e dos modelos N95 e PFF2 entraram no checklist de viagem. Independente do destino da sua viagem, sua segurança e das pessoas locais é muito importante. Por isso, compre previamente um estoque de máscaras para sua viagem. 
Sobretudo em voos, o item é imprescindível para o embarque. Principalmente nas rotas internacionais, o uso dos modelos de maior segurança são necessários. Então, não deixe de tê-las com você, inclusive algumas extras na bagagem de mão, caso seja necessário trocá-las. 

Estude as restrições no destino

Aqui no blog a gente vem te atualizando sobre restrições e reaberturas de países para brasileiros. Mas, a depender de qual será o seu destino, ainda que nacional, é sempre importante consultar como está a situação de contaminação e se o local está com restrição ao recebimento ou circulação de pessoas. 
Afinal, depois de tantos meses adiando viagens, ninguém se imagina impedido de conhecer o destino da viagem ou não aproveitando-a ao máximo. Por isso, não deixe de pesquisar sobre as regras específicas de cada localidade durante seus planejamentos.   
Além disso, se você ainda tiver dúvidas sobre um destino específico em mente para sua viagem a lazer, opte por aqueles que podem trazer maior segurança.

Cuidados da hospedagem

Nas viagens planejadas durante a pandemia, não só o deslocamento e o destino devem ter a segurança como uma prioridade para o viajante, mas a hospedagem também. Antes de reservar uma acomodação, sempre observe os protocolos adotados pelo local para recepcionar os visitantes. 
Limpeza dos quartos e das áreas compartilhadas são fundamentais para a saúde dos hóspedes. Então, não deixe de buscar informações sobre o assunto antes de optar pelo local de sua estadia. 
Um exemplo é o “Turista protegido”, emitido pelo Ministério do Turismo.  O selo é como um aviso aos viajantes dentro do Brasil sobre a responsabilidade que as hospedagens e estabelecimentos estão tendo com as prevenções contra a disseminação da covid-19. 
Um outro caso, mais abrangente, é o selo “Safe Travels” do Conselho Mundial de Viagens e Turismo. Com ele, um estado ou região já foi avaliado e considerado seguro contra a disseminação do vírus por adotar os protocolos mundiais. No Brasil, alguns estados já o possuem.

Observe os protocolos nas ruas

O mesmo cuidado das hospedagens deve acontecer nos lugares que você optar por frequentar, principalmente para se alimentar, durante uma viagem na pandemia. Uma dica, caso não haja nenhum selo de segurança, é observar se alguns cuidados básicos estão, de fato, sendo cumpridos. Por exemplo, a limpeza das mesas e o uso adequado de máscaras pelos atendentes. 
De maneira geral, o que não pode faltar nos planos de quem viaja na pandemia é garantir uma viagem tranquila e segura. Seja a partir de você ou das empresas envolvidas na sua viagem, é fundamental o cumprimento dos protocolos. 
Há quem diga que viajar com protocolos e regras com rigor é melhor do que se descuidar dentro da própria casa. Mas e você, o que acha disso? Já está fazendo seus planos para viajar?
Eu acho que, contanto que haja segurança de todos, quanto mais viagens pudermos voltar a realizar, melhor.  
E que tal já conferir algumas futuras mudanças para as viagens nesse mundo pós-pandemia que a gente tanto espera? Confere esse vídeo que o Estevam fez lá no canal no YouTube e conta para gente o que você acha dessa possível nova realidade!
 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário