O QUE FAZER EM ROTTERDAM, HOLANDA?
Se tem uma coisa que sempre quis muito fazer, era conhecer a Holanda “além” de Amsterdam. Digo isso, porque ir a Amsterdam não quer dizer ter visto toda a essência da Holanda. Sempre que me pedem dicas da Holanda, falo exatamente para tentar passar 1 ou 2 dias em uma cidadezinha fora de Amsterdam para ver um outro lado do país. Por isso, cheguei neste post sobre o que fazer em Rotterdam.
E foi assim que, no último verão, voltei a Holanda para conhecer duas novas cidades: Arhnem e Rotterdam. Arhnem fica a uma hora de Amsterdam e também a 1 hora de Rotterdam, e super vale a visita. Porém, hoje vamos falar de Rotterdam, a segunda maior cidade holandesa.
Assim como Amsterdam, Rotterdam também surgiu através de uma barragem feita em um rio. Diferente da capital, aqui não foi o rio Amstel, mas sim o rio Rotter, que deu o nome a cidade. O fato da cidade ter sido criada em uma área tão atípica, ajudou os holandeses a desenvolverem ótimas técnicas de moradia usadas até hoje no país e até mesmo fora da Holanda.
COMO CHEGAR EM ROTTERDAM?
O jeito mais fácil de chegar a Rotterdam é de trem, vindo de Amsterdam ou qualquer outra grande cidade da região. Recomendo ir de avião até Amsterdam, onde a KLM opera voos diretos saindo do Brasil! Explore a capital e depois faça o trajeto de trem que dura pouco mais de meia hora entre as principais cidades da Holanda, saindo de Amsterdam até a estação central de Rotterdam.
VEJA AS OFERTAS E COMPRE SUAS PASSAGENS AÉREAS AQUI
ONDE FICAR EM ROTTERDAM?
Agora que você já sabe como chegar a Rotterdam, falta decidir onde se hospedar na “Nova York holandesa”.
Existem vários tipos de hospedagem pela cidade, como albergues (hostels), hotéis e os famosos Airbnb, que na Holanda tem de monte – e a maioria é bem bonito, diga-se de passagem!
O hotel que escolhi em Rotterdam foi o Inntel Hotels, onde peguei um quarto com vista para a principal ponte – cartão postal – de Rotterdam chamada Erasmus. O Inntel Hotels é uma rede hoteleira presente em várias cidades da Holanda, como Amsterdam, Utrecht, Eindhoven, Den Haag e, claro, Rotterdam!
O hotel é bem completo, com uma ótima cama, poltrona, mesinha para trabalhar, armário e O MAIS LEGAL: tinha box blindex no banheiro! Algo que senti muita falta na minha última viagem a Bélgica e Holanda foi que a maioria dos hotéis e airbnb que fiquei não possuiam box e eu fazia uma molhadeira só!
VALORES: Vou deixar aqui o link para você consultar o preço da hospedam em Rotterdam de acordo com a data em que você for.
ONDE COMER EM ROTTERDAM:
ALOHA RESTAURANT BAR: Ao lado do antigo parque aquático Tropicana, existe um restaurante de nome Aloha Restaurant Bar Terras, perfeito para ir em dias quentes de outono e primavera, e, principalmente, durante o verão. Eu sou fã de lugares com terraço, onde posso sentar ao ar livre enquanto tomo um drink ou como um petisco. No Aloha Restaurant Bar Terras, recomendo pedir um queijo holandês e bolinhos da casa (uma espécie de bolinho de vegetais fritos, muito gostosos)!
MERCADO CENTRAL DE ROTERDAM (MARKTHAL): Pra mim, visitar o mercado central/municipal de uma cidade, é entender mais a fundo os hábitos dos locais. Adoro fazer isso, independente da cidade em que eu esteja, pois lá estão desde os restaurantes e comidas mais populares, até mesmo ingredientes que mostram a cultura do povo. Além disso, tem 8 restaurantes dentro do Markthal.
O QUE FAZER EM ROTTERDAM? QUAIS AS MELHORES ATIVIDADES PARA UM DIA?
KUBUSWONINGEN
Após almoçar no Aloha, fui para o Cube House, ou Kubuswoningen, um dos lugares mais diferentes de Rotterdam e que você precisa conhecer! Nos anos 70, o arquiteto Piet Blom quis fazer um projeto diferente de moradia, onde as casas simulassem árvores, compondo uma verdadeira floresta de concreto. O lugar é ótimo para passear, tirar fotos legais e comer alguma coisa. Por sinal, é bem perto do mercado central (Markthal) de Rotterdam.
MARKTHAL:
No Mercado Central de Rotterdam está a maior obra da Holanda inteira! Vale a pena ir até lá conferir a arquitetura do mercado. Moderno e cheio de arte, lá você pode fazer compras e achar ótimas lembrancinhas, como queijos ou outros itens típicos de souvenir holandês.
PASSEAR PELA PONTE ERASMUS DE ROTTERDAM: A ponte Erasmus é uma ponte levadiça, é bem diferente ver o sobe e desce e a cidade parando pra ponte subir. Rende ótimas fotos.
WATER TAXI:
O water taxi é um meio de transporte famoso na cidade e aproveitei pra ver a cidade do barquinho e ainda chegar em lugares que são muito mais acessíveis de water taxi do que de trem ou carro. Cada trajeto custa 4 euros e 50.
FESTAS, BARES E BALADAS:
Rotterdam tem uma vida noturna muito agitada e cheia de opções para todos os gostos! Como eu precisava acordar cedo, pois iria para a Suíça no dia seguinte, deixei a festa pra quando eu voltar a cidade. Porém, vale conferir a agenda de eventos, principalmente no verão! O mais legal é que a cidade é super segura e muita gente vai e volta caminhando da balada – ou de transporte público.
Aproveito pra deixar aqui um vídeo com todas as minhas aventuras e meu roteiro de Rotterdam e Arnhem:
Gostou das dicas?
Aproveita e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para mais novidades, dicas e reviews de companhias aéreas, hotéis e destinos! Se for pra Holanda, aproveite e reserve AQUI seu hotel. Ao fazer uma reserva pelo blog, você ajuda o Estevam Pelo Mundo a seguir sendo um portal cheio de dica gratuitas pra vocês!
Lembrando que toda vez que você contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!