O inverno gaúcho desce a serra – como aproveitar o frio nos pampas
O inverno não é a minha estação preferida. Aliás, está longe disso. Acho tão fácil ser feliz no calor, usar roupas levinhas, ir à praia, tomar sorvete… Mas a verdade é que também dá pra ser feliz no inverno! Explico como.
Uma parte da minha família mora na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, numa cidade chamada Rosário do Sul. Lá, o clima é temperado subtropical úmido, ou seja, com verões quentes e invernos frios. Ótimo, eu pensava, e ia pra lá apenas nas férias de verão.
Acontece que, de uns tempos pra cá, tenho ido no inverno e acabei descobrindo as coisas boas da estação. A começar pelo vinho.
A região é considerada ideal para a produção de vinhos, prática que vem crescendo ao longo do tempo. Rosário do Sul está localizada no bioma do Pampa, que corresponde a pouco mais de 60% do território rio grandense e a 2% do território brasileiro (segundo dados do Ministério do Meio Ambiente). A vegetação é rasteira e há poucos arbustos, numa planície vasta, rica em biodiversidade.
No que diz respeito às comidas, os churrascos acontecem sempre. Nos fins de semana, em datas festivas, a qualquer hora, porque todo e qualquer acontecimento é motivo para se reunir e “assar uma carne”, como dizem os gaúchos. Além disso, são famosos o arroz “carreteiro” e os doces caseiros. Acredite quando disserem que no inverno a gente come mais. Definitivamente.
Há também os CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha), onde há a manutenção e divulgação da tradição gaúcha. Nestes lugares, há sempre almoços, jantares, bailes, eventos que envolvem o trabalho dos voluntários e o encontro de gerações, já que convivem netos, pais, avós… e convidados!
Então, fogo na lareira, um bom vinho, muitos blusões de lã e disposição pra encarar o frio e conhecer a rica diversidade cultural que existe na região. Porque não é só de serra que se faz o inverno gaúcho.
Aliás, falando em vinho, quem ainda não conhece aqui onde moramos, Campinas, tem um dos lugares mais gostosos para tomar um bom vinho! E cliente pelo mundo tem 10% de desconto nos rótulos! Quem for conhecer me conta depois o que achou do UVA BAR e da TOKAY VINHOS!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!