IBERIA ANUNCIA RETOMADA DE VOOS PARA O RIO-GALEÃO

Fala viajantes e milheiros, tudo bem? Em comunicado a nós enviado com exclusividade a espanhola Iberia anunciou a retomada de suas operações de/para o Rio de Janeiro a partir do dia 03 de dezembro.

Iberia - Estevam Pelo Mundo
Assento fully-flat bed na classe executiva

O RETORNO DOS VOOS

Os voos da IBERIA retornam ao Galeão a partir do dia 03 de dezembro. Inicialmente serão três frequências semanais na rota que liga Rio de Janeiro (GIG) a Madrid (MAD). O voo IB6024 decolará do Aeroporto Internacional Tom Jobim às 19h55, as terças, quintas e sábados, pousando no Aeroporto Internacional Adolfo Suarez, em Madrid às 10h05 do dia seguinte, horário espanhol. No sentido inverso o voo IB6025 decolará de Madrid às 16h15, às segundas, quartas e sextas, pousando no Rio-Galeão às 23h05 do mesmo dia, horário do Brasil.
As vendas já foram iniciadas e já estão disponíveis no site da companhia.
Uma curiosidade: o voo oriundo de Madrid para o Rio de Janeiro será uma frequência diurna, diferente da frequência anterior pré-pandemia.

AUMENTO DA FREQUÊNCIA NOS VOOS PARA SÃO PAULO

No final do mês de outubro a Iberia retornou sua rota para São Paulo com 2 frequências semanais. A partir de dezembro, os voos passam a ser operados três vezes por semana.
Uma segunda curiosidade: São Paulo e Rio de Janeiro contarão com o mesmo número de frequências nas rotas para Madrid. E com a mesma capacidade de passageiros, visto que ambas as rotas serão operadas pelo A330-300.

A AERONAVE

Voos operados com os modernos equipamentos Airbus A330-300, que contam com 26 assentos fully flat bad na Classe Executiva (todos com acesso direto ao corredor), 21 assentos na Classe Econômica Premium e 242 na Cabine Econômica, o que totaliza, assim, 289 assentos.

Iberia - Estevam Pelo Mundo - Rio de Janeiro
Moderno Airbus A330-300 da IBERIA

DEMAIS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS

De acordo com a Iberia, a empresa planeja voar para 70 cidades na temporada de inverno europeu, o que representa 70% da capacidade do que operava no período pre-pandemia.
Confiram abaixo a tabela dos voos de longo curso da empresa:
Iberia - Estevam Pelo Mundo - Rio de Janeiro
*Frequências adicionais apenas para voos cargueiros;
**Madrid-Bogotá a priori apenas um voo com passageiros, sendo os demais voos cargueiros. 

O COMUNICADO DA IBERIA

Confiram abaixo o que disse o Presidente Executivo do Grupo Iberia, Javier Sánchez-Prieto:
“Na Iberia acreditamos firmemente que a recuperação é possível e pretendemos fazer a nossa parte. Estamos ansiosos para ajudar nossos clientes a reativar seus negócios e outras atividades e, para isso, estamos retornando esta temporada com mais voos, mais destinos e todos os serviços que nossos clientes esperam de nós. As companhias aéreas estão provando que a saúde e a segurança, que continuam sendo nossa maior prioridade, são perfeitamente compatíveis com a conectividade e os serviços que melhoram a experiência das viagens aéreas, ao mesmo tempo que ajudam a impulsionar a atividade econômica”,
E complementou:
“É nosso desejo que, como sempre e especialmente em tempos difíceis, a Iberia continue a ser uma companhia aérea de confiança”

ADAPTAÇÃO DO SERVIÇO DE BORDO DA IBERIA

A Iberia vem retomando gradualmente seu serviço de bordo em todas em suas rotas. Alimentos frescos e refeições quentes, com adaptações por conta da pandemia estão reintroduzidos. Estas adaptações foram já realizadas em todas as rotas na classe executiva, bem como na classe econômica nas rotas para os EUA.
Este novo modelo será, ao longo das próximas semanas, nas rotas para a América Latina e em voos de curto e médio curso.

REABERTURA DA SALA VIP IBERIA EM MADRID


Iberia Premium Lounge Dalí no T4 do Aeroporto internacional Madrid – Barajas está aberto desde os primeiros dias de outubro, atendendo passageiros voando em classe executiva e membros Iberia Plus Gold, Platinum e Infinita voando em qualquer classe/rota.
O lounge está adaptado a todos os protocolos de segurança sanitária durante a pandemia da Covid-19 através de medidas como implementação de totens de álcool em gel e nova disposição de assentos no intuito de manutenção de distanciamento social.
No quesito alimentação alimentos quentes e bebidas estão já disponíveis.

REVIEW DE VOO IBERIA NA ROTA MADRID – SÃO PAULO

Eu já fiz a rota Madrid/São Paulo. E, naturalmente, em classe executiva. À época a aeronave era um Airbus A340-600. Entretanto, estas aeronaves já estão aposentadas. Por outro lado, a aeronave agora responsável pela rota, o A330-300, possui a mesma configuração de cabine.
Para conferir meu review de voo nesta rota, basta dar um clique aqui. Lembrando que foi antes da pandemia.
Pois bem, a Iberia apresenta um bom produto. É sólido e mantém o padrão. Você, ao comprar seu bilhete saberá o que vai encontrar a bordo. Nunca tive problemas com eles. Pelo contrário. O assento é confortável para um voo de longo curso e o serviço de bordo, apesar de não ser a oitava maravilha do mundo, é bastante bom. Conforme coloquei acima, além de boa apresentação a comida tem sabor. Ponto positivo.
A Iberia, igualmente, oferece uma boa rede de conectividade com demais cidades da Europa, e até mesmo de outros continentes, através de seu hub em Madrid – Barajas (MAD).

SWEET SPOT DO IBERIA PLUS PARA A EUROPA

Pois bem, para voos puros Iberia ou British Airways o programa Iberia Plus trabalha, além da tabela baseada em distância, com dois tipos de emissão. Baixa e alta estação (off-peak e peak season). Aí onde mora o segredo desta ofertaMuitas datas ao longo do ano são consideradas baixa estação. Portanto, nestas datas os bilhetes são bem mais em conta.
Conforme pontuamos acima, um voo entre São Paulo e Madrid tem uma distância de 5.192 milhas. Em época off-peak, esta ou a rota do Rio de Janeiro para Madrid, tem um custo de 42.500 Avios (que são como eles chamam as milhas do programa deles) o trecho, em classe executiva Iberia. Um baita preço! Ou seja, um dos melhores resgates internacionais de/para o Brasil. Logo, um bilhete de ida e volta custa 85.000 pontos. Bingo!
Vejam uma simulação para o dia 10 de outubro de 2021. Voo operado pela Iberia, entre São Paulo e Madrid.
IBERIA - Estevam Pelo Mundo - Europa
O site me mostra disponibilidade. Agora, sigamos ao pagamento dos Avios e das taxas. Confiram:
Iberia - Estevam Pelo Mundo - Europa
É uma super emissão para a Europa. Note que a taxa restringe-se a apenas €9,15. Um ótimo valor. Isto se deve porque as taxas de embarque governamentais estarão zeradas a partir de 2021. A decisão foi tomada pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e, anunciada pelo ministro da infraestutura, Tarcísio de Freitas, em 06 de agosto, último.
Nossa colunista, Lisia Minelli, fez uma matéria super explicativa sobre esta taxa, que deixará de existir a partir de 01/01/2021. Não deixem de conferir a matéria!
Há também a opção de compra com pontos + dinheiro. Entretanto, com o Santander Esfera vendendo o milheiro a R$35,00 reais não vale a pena.

FINALIZANDO

Pois bem, e você pretende voar com a Iberia? Se sim, conta pra gente para onde quando pretende viajar!
Igualmente, se ficou alguma dúvida, joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.
Para mais informações a respeito consulte o comunicado da Iberia (em espanhol).

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, 31 anos, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!
Lucas Cabral
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Escrito por Lucas Cabral

Deixe um comentário