GRU LOUNGE (ATUAL ESPAÇO BANCO SAFRA)

Em abril, durante minha viagem ao Egito, utilizei em Guarulhos o então GRU Lounge, que dias depois passou a se chamar Espaço Banco Safra. Neste post trago um review completo desta sala (que inclusive já foi também da Star Alliance). 
Lounge

O LOUNGE 

Nesta última visita, o Lounge ainda se chamava GRU Lounge. Isto foi poucos dias antes dele virar Espaço Banco Safra. O espaço, na verdade, chamou-se apenas GRU Lounge durante o mês de abril. Até 31 de março funcionava ali o então Lounge da Star Alliance. 
Já conheço essa sala há muitos anos e por ali já passei várias vezes. Via de regra, não mudou muito quando da mudança de Star Alliance para GRU Lounge
A Sala VIP fica localizada na área segura do T3 do Aeroporto de Guarulhos. Após o controle de passaportes, vire a esquerda sentido portões. Em determinado momento verá a sinalização para os lounges, que ficam no mezanino. Suba as escadas rolantes e dobre a direita. Este Lounge é o último do mezanino. 

CHECK-IN

O check-in no lounge foi rápido e bem atencioso por parte dos funcionários. Como alguns ainda eram da época da Star e eu já conhecia o processo foi meio que um encontro de funcionários queridos passageiro frequente. Comunicaram-me da mudança da administração, mas que tudo permanecia exatamente como da última vez que havia passado por ali. 
 
Frisou-se, igualmente, a importância do uso de máscaras por conta da pandemia do novo Coronavírus. 
Há um totem de álcool em gel logo na entrada. 

ÁREAS DE SEATING

O espaço oferece diversas áreas de seating e com vários tipos de poltronas distintas. Confira algumas fotos abaixo: 
Lounge
Lounge



Esta última área, quando o lounge era administrado pela Star Alliance, era isolada. Funcionava como um espaço VIP dentro da Sala VIP… O uso exclusivo era para convidados e passageiros voando de primeira classe com a Lufthansa ou a Swiss, ou membros HON Circle destas empresas. 

DÉCOR

Quando idealizado para ser o lounge da Star Alliance, a aliança utilizou o conceito de trazer para a experiência dos passageiros um aspecto natural ao ambiente, ao se fazer utilizar do uso de materiais nativos brasileiros, privilegiando especialmente os móveis artesanais e apontando ao talento natural para a hospitalidade do povo brasileiro. O design foi inspirado basicamente nas raízes da cultura artística brasileiras. 
Confira as fotos acima da área de seating e o que afirmei fará total sentido. 

BUFFET E BAR

Por conta da pandemia da Covid-19, o buffet, bem como o bar, que sempre foram self-service, agora estão funcionando no sistema à la carte. No buffet há inclusive uma barreira de isolamento. O cardápio fica exposto em um display e a funcionaria toma nota do seu pedido. Logo em seguida, monta o prato e lhe entrega. Tudo seguindo normas estritas de segurança sanitária. 
Confira abaixo algumas imagens: 
lounge
lounge
lounge
lounge

Lounge
Área de alimentação junto ao buffet

No meio do lounge fica o bar. Veja abaixo: 
Lounge
Neste bar, são servidos drinks alcóolicos, como espumante, vinho tinto e branco, cervejas, drinks e etc., bem como bebidas não alcóolicas como sucos e cafés. 

BANHEIROS E DUCHAS E SALA DE AMAMENTAÇÃO

Ficam em um corredor próximo ao buffet e onde também estão os espaços para revistas e jornais. Mas, por conta da pandemia as prateleiras estão vazias. Igualmente, frente ao corredor dos banheiros fica um painel de voos. Veja: 

Os banheiros e as duchas são bem amplas. Desta vez não tomei banho, visto que já havia tomado uma ducha antes de sair do hotel. Confira primeiro as fotos do WC masculino: 
Lounge
Lounge
A ducha que pude tirar foto é a versão para pessoas com deficiência. O espaço é bastante grande e atende com facilidade uma pessoa com necessidades especiais. Veja: 


No final do corredor há uma discreta e aconchegante sala para amamentação. Um detalhe muito importante para mulheres que viajam acompanhadas de bebês. Confira: 

Há, igualmente, um apoio para fraldário

ELEGIBILIDADE DE ACESSO

Bem, a sala agora passou a se chamar Espaço Banco Safra. Logo, a elegibilidade de acesso mudou. Para conferir, basta dar uma olhada neste post
De todo modo, quando acessei este lounge, eram permitidos passageiro voando em classe executiva e primeira classe, ou com status gold nas seguintes empresas aéreas: 
Air Canada
Copa Airlines
Ethiopian Airlines
Lufthansa
Swiss
TAP
Turkish Airlines
United Airlines
Membros dos programas Priority Pass, Lounge Club e Lounge Pass têm, igualmente, acesso ao espaço. 

WI-FI

Assim que fazemos check-in, somos informados a cerca da rede e senha da conexão Wi-Fi. O sinal funciona super bem em todos os pontos do lounge. Ponto positivo. 

CONSIDERAÇÕES 

Bem, eu considero este espaço um bom lounge. É clean e funcional. Oferece o necessário para uma boa experiência pré-embarque. A internet é de qualidade, bem como as poltronas de espera são bem confortáveis. 
O ambiente é aconchegante, com a cara do Brasil, e a seleção de bebidas muito satisfatória. Já o buffet, por sua vez, deixa a desejar. Opções repetidas e falta de criatividade são marcas registradas do catering das salas VIP em Guarulhos. Não somente desta. Há opções. Sim. Mas falta sabor a comida… 
Outro ponto muito importante (sobretudo a quem viaja a negócios), o Wi-Fi é de ponta e não deixa a desejar! 
O atendimento também é outro ponto positivo. Colaboradores sempre atentos e simpáticos para com os passageiros. 
Em síntese: um lounge que entrega o que promete. Para algumas horas de espera o qualificaria como nota 8,0. 

AVALIAÇÃO

  • Check-in: nota 10,0
  • Áreas de Seating: nota 8,0
  • Buffet e Catering: nota 4,0
  • Atendimento: nota 10,0
  • Internet: nota 9,0
  • Limpeza: nota 10,0
  • Duchas: não avaliado
  • Banheiros: nota 10,0

FINALIZANDO

Espero que você tenha apreciado o review deste lounge. 
Se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts autorais, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.
Ademais, vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícia eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM, bem como chefe de edição para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até a volta!

LUCAS CABRAL

 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto aos viajantes. 
 
 

Escrito por Lucas Cabral

Deixe um comentário