Fora de época – Vinho quente e quentão - estevampelomundo.com.br

Fora de época – Vinho quente e quentão

Foto: Henrique Alex/Flickr
Foto: Henrique Alex/Flickr

Eu sei que a época de festa junina já passou (e faz tempo… Ô ano que passou rápido!), mas resolvi falar sobre duas bebidas que todo mundo adora, mas poucos sabem fazer e ainda menos pessoas sabem a diferença entre elas: vinho quente e quentão.
Em junho (e até meados de julho), a impressão que dá é que o ar das cidades tem o aroma dessas bebidas. Onde quer que vá, você encontra essas opções e, de repente, assim que acaba a festança, elas somem e você não encontra mais de jeito nenhum. A não ser que você mesmo faça.
A fundamental diferença entre as duas bebidas é que o quentão é feito com cachaça e o vinho quente, como pressuposto, com vinho.
As receitas de quentão são diversas, mas todas respeitam a combinação básica entre cachaça, açúcar, limão e gengibre. Repetindo: gengibre. Esse é o elemento que dá o toque final (e especial) ao quentão. As variações aceitam também doses autorais de canela, cravo, laranja, mel e, inclusive, vinho branco (o chamado “quentão de vinho”).
Foto: julianatoledodefaria.com.br/Divulgação
Foto: julianatoledodefaria.com.br/Divulgação

O vinho quente é um pouquinho mais incrementado, já que, dizem, é uma espécie de sangria aquecida e à qual são adicionadas especiarias. Basicamente, a bebida é feita de vinho tinto, frutas, açúcar, cravo e canela. No Brasil, antes da popularização dos vinhos finos, eram usados os vinhos de garrafão para produção do vinho quente, portanto, é uma opção para quem pretende gastar menos.
Sobre as frutas, não há uma que seja obrigatória no vinho quente, mas é preciso que haja alguma – pode ser a que você mais gosta. As mais comumente utilizadas são maçã, abacaxi, laranja e uva, entre outras.
Foto: Hugh Kimura/Flickr
Foto: Hugh Kimura/Flickr

A verdade é que não precisa ser época de festa junina para ter a possibilidade de apreciar essas duas bebidas. Conhecidos os elementos-base, há diversas receitas espalhadas por aí, basta encontrar uma que te apeteça e mãos à obra!
Ah! No Uva Bar, há quase infinitas opções de vinhos. Vale a pena ir lá conferir, antes de começar a preparar sua receita.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Jessica Renesto

Deixe um comentário