Depressão pós-intercâmbio - estevampelomundo.com.br

Depressão pós-intercâmbio

ajudaFoto: Reprodução 

 
Viajar é sempre muito bom, te traz novas amizades, experiências, visões de mundo, e claro, muito conhecimento (tanto pessoal quanto profissional). Mas e a volta para casa?
Muita gente se sente deslocado, por diversas questões. O fuso horário muda e você se sente mais cansado, as pessoas são outras, as atividades cotidianas voltam ao normal, e você sente o choque cultural novamente. Acontece independente de quanto tempo você fica fora, mas quanto mais tempo, pior é. Isso tudo é super normal (e inevitável!), mas nem por isso deixa de ser coisa séria: depressão pós-intercâmbio realmente existe, e é até objeto de estudos.
Chamado pelos especialistas como “Síndrome do regresso”, o termo foi criado pelo neuropsiquiatra Décio Nakagawa. Enquanto na ida para o intercâmbio ficamos por muitas vezes homesick (com saudades de casa) e levamos cerca de 6 meses para nos adaptar, na volta a readaptação pode levar até 2 anos!
Mas, como eu disse, isso é normal. Porque a verdade é que é mais fácil pra gente se adaptar à novos – e lindos –  lugares, à conhecer pessoas novas, fazer e aprender coisas novas, do que continuar na rotina de sempre. E é por isso que você pode acabar se sentindo um pouco depressivo ao voltar, e pode ser também que ninguém te entenda. Seus pais, seu (sua) namorado (a) e seus amigos vão estar tão felizes com a sua volta que não vão compreender o que está acontecendo. Mas não é “frescura”, e tanto você quanto eles vão precisar de paciência, e principalmente de tempo (você para se readaptar, e eles para ouvir você falando sobre a experiência, contando mil histórias e expressando sua saudade do lugar).
E, como quase tudo na vida, isso é administrável, e trata-se de uma fase. Sim, uma fase – até os especialistas afirmam. E fases sempre passam.  A solução para essa questão é se ocupar por aqui para voltar à sua rotina e se adaptar na sua realidade de mundo. Aproveite seus conhecimentos novos para lançar novos projetos por aqui, ou fazer novos cursos. Faça um blog para contar as suas experiências – escrever é uma forma de expressão muito forte e sempre ajuda (além disso, compartilhando informações você ainda pode ajudar outras pessoas em situação semelhante). Aproveite a sua maior aptidão em outro idioma para dar aulas ou arrumar um emprego novo, por exemplo. Pegue todas as suas experiências e transforme-as em algo bom para ser aplicado aqui no Brasil. Além disso, amigos e família são fundamentais nessas horas – valorize-os, converse com eles, saia com seus amigos. Depois disso, você vai ver como as coisas vão voltar ao normal. Afinal, não há lugar melhor que a nossa casa!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Jessica Renesto

Deixe um comentário