Como criar coragem de viajar sozinho para fora do Brasil?

Como criar coragem de viajar sozinho para fora do Brasil?

Qualquer tipo de viagem geralmente dá um friozinho na barriga, mas conhecer um país novo sozinho é quase certeza de nervoso prévio! Seja como um rápido turista, mochileiro, seja como estudante ou profissional, desembarcar numa realidade nova exige muita confiança e um pouquinho de coragem para enfrentar alguns medos.

Viajar sozinho nos traz muitas dúvidas, principalmente porque vamos estar dependendo inteiramente de nós mesmos. Por isso, sabendo que criar coragem de passar por essas experiências pode ser difícil, vim contar como afastar os receios e se jogar no mundo. E garanto: sua experiência será fantástica!

Tire dúvidas com quem já viajou só

coragem de viajar sozinho
Converse e busque informações com quem tem experiência

Recorrer às experiências de outras pessoas nos ajuda a tomar decisões. Certamente, não é diferente quando se trata de viagens! Quem já passou por um determinado país que você tem interesse em conhecer pode ser uma ótima fonte para te ajudar.

Normalmente, questões sobre imigração, documentações, como se localizar ou conhecer determinados lugares são dúvidas comuns quando pensamos em viajar sozinhos.

Reúna perguntas e dúvidas sobre o processo e sobre o lugar e vá atrás de quem pode te explicar sobre ele. Quanto mais informações você tiver, mais saberá o que fazer em cada situação. Com isso, não precisará ter medo quando chegar seu momento.

Um destino ideal para sua primeira viagem

coragem de viajar sozinho
Escolha um país que você considere que será melhor como primeiro destino

Um idioma que você não domina ou uma cultura muito diferente da nossa pode ser um impacto grande na primeira viagem sozinho.

O mais confortável é escolher um destino que, por algumas razões, vão fazer a experiência mais proveitosa. Ganhe confiança primeiro com uma viagem a um país que você considera mais fácil de se virar.

Aos poucos, você se acostuma a explorar os lugares só, então, poderá escolher destinos que vão te tirando aos poucos da zona de conforto.

Mapas são seus aliados

coragem de viajar sozinho
Sempre tenha à mão mapas em papel

Estar em um país desconhecido sozinho pode dar um certo medo de sair andando e não saber voltar. Mas, não é motivo para atrapalhar os seus planos e roteiros da viagem!

Primeiramente, antes de viajar, estude o mapa da(s) cidade(s) que vai visitar. Faça uma pesquisa para saber as distâncias dos locais que quer visitar, onde será sua hospedagem e quais transportes vai precisar usar para se locomover. Ter uma noção prévia do espaço e das direções facilita, principalmente quando for passear a pé.

Além disso, pesquisas por imagens antecipadas também podem ajudar! Por exemplo: olhar fotos dos locais e imediações podem ajudar com referências visuais para quando você chegar ao local e saber se localizar.

E, para garantir que você não vai ficar desamparado pela tecnologia, sempre tenha mapas com você. Apesar do celular e da internet ajudarem muito, é sempre seguro andar com um plano B de localização.

Normalmente, as hospedagens possuem alguns mapas gratuitos nas recepções. Sendo assim, peça para um atendente marcar no papel onde que fica o local da acomodação e sugestões de como é mais fácil pegar transporte para se locomover a partir dali. Não só mapas da cidade, mas também de metrôs e linhas de transporte local facilitam nos deslocamentos quando viajamos sozinhos.

Quem tem boca, vai a qualquer lugar

Quem nunca esteve em um cartão postal e viu turista pedindo ajuda? Isso quando não somos nós mesmo pedimos informação em algum momento.
Viajar sozinho vai exigir da gente perguntar e pedir ajuda, e isso é absolutamente normal. Afinal, você não será o primeiro a fazer isso, então, não tem porque ter medo.

Mesmo que você não fale perfeitamente o idioma, ou só arranhe no inglês, alguém vai conseguir te entender. Na pior das hipóteses, você ainda pode recorrer ao tradutor do celular para tirar suas dúvidas no idioma local.
Principalmente em lugares que já são habitualmente turísticos, as pessoas já estão acostumadas com visitantes. Vez ou outra alguém vai pedir ajuda e informação, principalmente em estabelecimentos, recepções ou em pontos famosos. Então, não tenha receio em tentar se comunicar!

Já viaje com contatos de emergência

CORAGEM DE VIAJAR SOZINHO
Ande sempre com documentos e números importantes

Mesmo estando sozinho, isso não quer dizer que se aparecerem problemas você vai resolvê-los sem ajuda. A depender da necessidade, você precisará entrar em contato com alguém, alguma empresa ou órgão.

Uma recomendação é viajar com os contatos de emergência já anotados em um lugar estratégico. Nome e número de pessoas aqui do Brasil a quem recorrer sempre devem ser facilmente acessadas. Afinal, em um momento de dificuldade, vamos querer falar com as pessoas mais próximas.

Além disso, é sempre bom deixar fácil também os números da polícia local do país onde você está, do Consulado Brasileiro, quando houver, e das companhias aéreas que você vai viajar.

Para ganhar coragem de viajar, você precisa se preparar para enfrentar as possibilidades e problemas que possam surgir. E, quanto mais você estiver informado e organizado para as adversidades, mais fácil será resolver caso um problema aconteça. Logo, você terá menos receios de embarcar na sua aventura!
Muitos dos medos de viajar sozinho têm relação com o fato de ainda não termos passado pela experiência. Entretanto, a partir do momento que você conseguir se virar a primeira vez, vai ganhar confiança de conhecer o mundo inteiro!
Por fim, agora que você vai começar a trabalhar na sua coragem para se jogar nessa viagem com a sua companhia, aproveite para conferir o texto que o Estevam escreveu com algumas dicas para viajar sozinho!

Por: Milena Lopes

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário