Conheça o Meridiano de Greenwich, na Inglaterra

Não é incrível poder materializar o que estudamos na escola? Quando viajamos para Londres, na Inglaterra, temos a oportunidade de trazer da teoria para a realidade o conhecimento que adquirimos nas aulas de Geografia a respeito do Meridiano de Greenwich. Sou Juliana Molinari, criadora do @quevoceviaje, e vou compartilhar com vocês a experiência de conhecer ao vivo e em cores esse lugar a poucos quilômetros do centro de Londres.
LONDRES
 
LEMBRANDO O QUE É O MERIDIANO DE GREENWICH
 
O Meridiano de Greenwich ou Primeiro Meridiano é uma linha imaginária que passa sobre a localidade de Greenwich, uma região charmosa de Londres e nem tão explorada pelos Viajantes como deveria ser. Essa linha, por convenção, divide o globo terrestre em Ocidente e Oriente e serve como referência para calcular longitudes e definir os fusos horários.
Ou seja, esse lugar te possibilita ficar com um pé no Ocidente e outro no Oriente! Mas, além dessa experiência geográfica, que é o chamariz para uma visita, o lugar reserva vários atrativos que vou mostrar para vocês.
 
COMO IR?
Atenção: O “como ir” pode se tornar um passeio à parte! Se liga na dica aí embaixo.
A região de Greenwich é facilmente acessada via metrô, trem e/ou ônibus por quem está em Londres. Mas, quero propor um meio de transporte que vai te possibilitar uma vista privilegiada dos principais pontos turísticos da cidade. Ir até lá de barco, o famoso BBB – bom, bonito e barato, é uma ótima alternativa e vou te explicar o porquê.
Primeiro, não pense que me refiro aos barcos turísticos que fazem um city tour por Londres e costumam ter um preço salgado. Na verdade, esse trajeto de barco que proponho é feito pela Thames Clipper, que faz parte do sistema de transporte da cidade e costuma atender mais moradores de Londres do que turistas.
LONDRES
Os barcos saem de frente da estação de metrô Embankment, do lado do rio oposto à London Eye, e os s bilhetes podem ser comprados numa bilheteria no local.
Dica: comprando os bilhetes por meio do crédito disponível no Oyster Card, o cartão de transportes de Londres, o preço fica mais em conta!
Uma vez embarcado, navegue pelo Rio Tâmisa e admire as paisagens que tem como fundo vários cartões postais de Londres. Quem sabe você não tem a sorte como eu de passar pela Tower Bridge num dos momentos de sua abertura?
LONDRES
O QUE VER
Como adiantei, ir até Greenwich é muito mais do que visitar o Meridiano. Logo no desembarque do barco, você vai avistar um imponente navio antigo: o Cutty Sark, também conhecido como “navio do chá”, usado nas viagens à China pelos ingleses para transportar a iguaria.
LONDRES
O Old Royal Naval College e o National Maritime Museum também merecem fazer parte do seu roteiro.
O Old Royal Naval College, antes de se tornar o que é, foi um palácio construído pelo rei Henrique VII, pai de Henrique VIII e avô da Rainha britânica, Elizabeth I. Já o Royal Maritime Museum, como o próprio nome diz, é dedicado à história marítima e armazena objetos importantes da navegação da Inglaterra.
Por fim, a parada mais esperada da visita: Greenwich Park, Royal Observatory e Meridiano de Greenwich.
LONDRES
O parque é lindo e nos leva até onde está o Royal Observatory, localizado numa colina que nos oferece uma das melhores vistas de Londres.
LONDRES
É lá no Royal Obseratory que passa o Meridiano de Greenwich e para conhecê-lo, a princípio, é preciso comprar um ingresso. Mas, segura essa dica: Há uma marcação do Meridiano também na parte externa no Royal Observatory, localizado após uma portinha de ferro bem discreta, a qual passa desapercebida pela maioria dos turistas. Peça a indicação certa do local para algum funcionário e garanta sua foto com um pé no Oriente e outro no Ocidente sem ter que gastar algumas libras por isso!
LONDRES
 
LONDRES
ONDE COMER
Greenwich Market: lugar ideal para provar a gastronomia local de maneira informal (em especial, pela dificuldade de encontrar uma mesa para se sentar) e comprar alguns souvenires e presentes.
Zizzi: um restaurante italiano às margens do Tâmisa, pertinho do desembarque do barco Thames Clipper, que permite uma vista maravilhosa do Rio por meio de suas largas janelas de vidro.
COMO VOLTAR PARA O CENTRO DE LONDRES
Mais uma dica boa: Pegue o teleférico Emirates Air Line que sobrevoa o Rio Tâmisa a uma altura de noventa metros e oferece uma visão diferenciada da cidade. Os ingressos podem ser comprados na hora, na bilheteria do local.
LONDRES
Pra chegar no local de partida do teleférico, pegue um ônibus das linhas 129 ou 188, na entrada do Greenwich Park com destino a North Greenwich.
Após atravessar o Rio de teleférico, pegue o DLR (uma espécie de trem) e, em seguida, o metrô, se assim for necessário (a depender da localidade onde você estiver hospedado).
Quer mais dicas sobre a Inglaterra? É só clicar AQUI!
Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras dicas de viagem como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Até o próximo post!
JULIANA MOLINARI
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Juliana Molinari

Deixe um comentário