ALIMENTOS PERMITIDOS LEVAR NO AVIÃO DURANTE A PANDEMIA

Durante a pandemia do novo Coronavírus, por exigência da ANAC (Agência Nacional de Aviação civil), o serviço de bordo em voos nacionais foi suspenso, limitando-se somente a água mineral em copinhos. Por conta desta situação, vários dos nossos leitores têm nos perguntado se é permitido levar seus próprio alimentos e bebidas no avião e, se sim, o que é permitido. 

ALIMENTOS E BEBIDAS PERMITIDOS A BORDO 

Abordamos aqui alimentos e bebidas que têm permissão para o passageiro levar consigo a bordo, durante a vigência da regra da ANAC. Confiram a lista:
ALIMENTOS

NEM TUDO SÃO FLORES… 

Embora o transporte de alimentos possa ser permitido, por recente decisão da ANAC “dentro das aeronaves e nos terminais aeroportuários só será permitido retirar a máscara para hidratação ou para alimentar crianças com idade inferior a 12 anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial.”
Ou seja, somente crianças menores de 12 anos podem efetivamente se alimentar nos voos. Confira a regulamentação do órgão regulador.
Passageiros adultos e não portadores de assistência especial não podem comer a bordo. Apenas transportar os alimentos. No que tange bebidas, a regra do órgão regulador deixou uma brecha. Logo, seguem permitidas. Mas vale o bom senso 😉 
Confira abaixo os alimentos permitidos para transporte ou para alimentaçã0, caso você viaje com crianças ou seja elegível à alimentação durante o voo: 

SHIPS E ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Igualmente são permitidos que você leve consigo para o avião.

FAST FOODS

Sim, você pode levar seu Burger King ou McDonald’s e comer a bordo, bem como a pizza que você comprou no aeroporto para viagem.

ALIMENTOS FRIOS 

Wraps, saladas e etc. são igualmente permitidos. 

DEMAIS ALIMENTOS PERMITIDOS

Confira abaixo uma lista de mais alimentos que são permitidos:

  • Alimentos de dieta especial;
  • Comida de bebê;
  • Bolo;
  • Balas;
  • Cereais;
  • Laticínios;
  • Chocolate;
  • Bolachas/biscoitos;
  • Frutas secas;
  • Nuts (castanhas, nozes,…);
  • Tortas;
  • Lanchinhos em pacote.
BEBIDAS ALCÓOLICAS 

ALIMENTOS
Em voos domésticos, via de regra, é permitido o transporte de até 5 litros de bebidas alcóolicas. Entretanto, vale lembrar que no rotulo da bebida é necessário constar o percentual alcóolico. Caso contrário, o embarque é proibido. 
Igualmente, a regra dos 5 litros não é padrão para todos os aeroportos brasileiros. Logo, minha recomendação é verificar junto ao aeroporto do seu embarque a regra de transporte de bebidas alcóolicas. Lembre-se! 

DEMAIS ALIMENTOS PERMITIDOS (PORÉM, COM RESTRIÇÕES) 

Alguns alimentos enfrentam algumas restrições em quantidade. Até a data de hoje, para muitos deles há um limite de 100ml. Confira abaixo a lista:

  • Molhos;
  • Mel; 
  • Alimentos pastosos;
  • Sorvete;
  • Geleia;
  • Óleos e vinagres;
  • Iogurte. 

ALIMENTOS NÃO PERMITIDOS A BORDO

São poucos, e geralmente tangem aqueles que envolvem questões de vigilância sanitária, como frutas, hortaliças, legumes e etc. 
ALIMENTOS
A maioria das frutas e legumes frescos não pode ser transportada devido ao risco de propagação de pragas de plantas invasoras. Evidente que uma maçã ou uma banana você pode levar consigo. Entretanto, vale a regra: consulte a ANVISA, bem como o aeroporto de partida. 
Lembre-se, também, que a decisão final em relação à permissão cabe aos oficiais de segurança de plantão no aeroporto, ou aos fiscais da vigilância sanitária. Estes são os que dão a palavra final nestes casos. 

UTILIZE SEMPRE O BOM TOM

Lembre-se: alimentos quentes em marmitas costumam cheirar muito forte. Logo, se você é elegível a alimentar-se a bordo ou viaja com crianças opte por alimentos frios que o cheiro não perturbe as pessoas a sua volta. O mesmo vale para o que disse lá em cima sobre bebidas alcóolicas: use o bom senso 😉 

VOANDO DURANTE A PANDEMIA 

Há alguns meses escrevi um post aqui no EPM sobre como está sendo voar durante a pandemia. Falo desde a experiência do check-in até o desembarque. Vale a pena conferir. Para isso basta dar um clique aqui.

EM VOOS INTERNACIONAIS O QUE POSSO LEVAR COMIGO DO AVIÃO?

É outra demanda bastante comum que recebemos aqui. Dá uma conferida neste post que você saberá direitinho o que pode e o que não pode ser levado da aeronave como souvenir. 

BRASIL 60 

Tenho certeza que muitos de vocês devem acompanhar o Estevam no Instagram e no Youtube. Já há alguns meses, o garoto põe a mochila nas costas e segue desbravando os 26 estados do Brasil e o DF. Um projeto pra lá de sensacional. No momento em que escrevo esta matéria ele está, se não me engano, nadando no Rio Amazonas. 
Se ainda não está acompanhando-o, corre lá que as aventuras estão demais! 

Estevam em Recife
Lucas Estevam no Marco Zero da cidade do Recife

CONSIDERAÇÕES

Pois bem, todo e qualquer alimento ou bebida que você deseje transportar, sobretudo aqueles menos comuns, consulte a empresa aérea, bem como os órgãos competentes: ANAC e ANVISA. 

FINALIZANDO 

Se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts autorais, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM, bem como chefe de edição para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até a volta!

LUCAS CABRAL

 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a
 
 
 

Escrito por Lucas Cabral

Deixe um comentário