Vinho do Porto – Fortificado e naturalmente doce - estevampelomundo.com.br

Vinho do Porto – Fortificado e naturalmente doce

Foto: Maria Oswalda Rego/Flickr
Foto: Maria Oswalda Rego/Flickr

Na última quarta-feira, dia 10 de setembro, foi comemorado pela primeira vez o Dia do Vinho do Porto (Port Wine Day) e a previsão é que se torne um evento anual. Nesta edição, foram realizados seminários sobre vinhos, gastronomia e uma degustação com 78 vinhos do porto da categoria Vintage, na cidade do Porto, em Portugal.
Produzido na região do Douro, uma das mais antigas áreas vitivinícolas do mundo (e a primeira a ser legalmente demarcada, em 1756), o vinho do Porto é um clássico. A região fica próxima à cidade do Porto, a qual dá nome à bebida por ser o lugar de onde partem as exportações. Este ano, as exportações de vinho do Porto cresceram tanto em quantidade quanto em valor, superando 2013 que havia sido o de maior lucro até então.
Foto: Jairo/Flickr
Foto: Jairo/Flickr

O vinho do Porto está entre os vinhos chamados “fortificados” porque, antes de ser completada a fermentação, adiciona-se a ele uma aguardente vínica. Além disso, o fato de a fermentação ser interrompida na fase inicial (durando apenas dois ou três dias) faz com que o vinho retenha o açúcar natural da uva, deixando o vinho naturalmente doce.
No que diz respeito à gastronomia, o vinho do Porto oferece diversas possibilidades de harmonização, podendo ser servido como aperitivo, para acompanhar o prato principal, no final da refeição como sobremesa ou digestivo ou mesmo como acompanhante de um charuto ou chocolate. As ocasiões também variam entre reuniões formais ou informais, durante o dia ou durante a noite.
Geralmente, são considerados três tipos de vinho do Porto (que se subdividem em categorias):
1. Branco (White) – tipicamente jovem e frutado, é produzido exclusivamente com uvas brancas e não evolui depois de engarrafado. Há branco secos, meio-secos e doces, mas mesmo o primeiro não é completamente seco, devido à forma como é produzido o vinho do Porto, retendo sempre alguma doçura;
2. Ruby – elaborado com uvas roxas, encorpado e frutado, este vinho mantém suas características originais por muito tempo devido à baixa oxidação. Seu sabor faz referência a frutas silvestres e sua cor é escura;
3. Tawny – utiliza as mesmas uvas do Ruby, mas passa por um processo de aceleração da oxidação e envelhecimento, que faz com que sua cor seja alterada, ficando mais clara, além de ter o sabor mais próximo ao de frutos secos.
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Jessica Renesto

Deixe um comentário