Se você junta milhas, mas ainda não tem uma organização e controle sobre elas, o início do ano é o momento ideal para alinhar suas estratégias e garantir suas viagens de forma inteligente!

Nesse post, reunimos algumas dicas que todo milheiro deve ter atenção ao começar o ano e, assim, aproveitar ao máximo as oportunidades para viajar mais e melhor.

Confira!

5 coisas que todo milheiro deve organizar no início do ano

Organizar compras previstas

Como ganhar pontos fazendo supermercado

Volta às aulas, presentes de aniversário e datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, são ocasiões que todos os anos envolvem compras. Então, para garantir que você vai fazer essas aquisições de forma estratégica para ganhar pontos com elas, o ideal é organizar quando você vai fazê-las.

Se você espera chegar próximo da data para só então pensar no que comprar, pode acabar deixando para última hora e precisando ir até uma loja física ou shopping para garantir os itens. Por isso, uma pessoa que junta milhas de forma estratégica sempre organiza as compras que já estão previstas.

Coloque na agenda, seja de papel ou do celular, a data estimada em que você quer pesquisar e orçar a compra – como 15 dias antes da data que você precisa do item, por exemplo. Isso te dá margem de tempo para fazer a compra em sites parceiros dos programas de recompensas e fidelidade acumulando pontos por Real.

Veja o passo a passo para fazer compras online ganhando pontos!

Status em companhia aérea

Geralmente, a cada início de ano, as companhias aéreas renovam os trechos e pontos qualificáveis, atualizando os status dos seus clientes.

Então, se você tinha algum status, é o momento de conferir se ele vai ser renovado ou se você vai subir de categoria. E se você não tinha, é a hora de conferir se você alcançou ou planejar a aquisição desse benefício.

As empresas aéreas costumam dar um ano para que os passageiros acumulem voos ou pontos qualificáveis que garantem as categorias de vantagens dentro do seu programa de fidelidade.

Se você pretende fazer viagens ou adquirir serviços de uma determinada companhia, esse é o momento ideal de conferir as condições para acumular rotas e pontos e, quem sabe, se dedicar a garantir status no próximo ano.

Para quem pretende fazer viagens em 2026, por exemplo, que tal avaliar se todos os planos podem ser atendidos por uma mesma companhia aérea?! Assim, você concentra os trechos com ela e tem mais chances de alcançar uma categoria.

Veja alternativas para garantir status em companhias aéras!

Olhar a validade dos acúmulos

Juntar milhas com estartégia

Muita gente que junta milhas não tem frequência de usá-las e pode deixá-las abandonadas dentro de um programa, levando muito tempo para consultar como está o extrato. Com isso, há um grande risco de deixar os pontos vencerem – que é o mesmo que jogar dinheiro fora.

Por isso, no início do ano, é sempre bom conferir como estão os saldos e quais os próximos vencimentos de cada programa de fidelidade e companhia aérea. Assim, você já fica de olho sobre o que vai fazer para evitar perder os acúmulos: pode ser reservar um voo, hotel ou passeio; transferir para outro programa; vender; etc.

Veja alternativas para não deixar suas milhas expirarem!

Alinhar a estimativa de acúmulos mensais

Todo mundo costuma se organizar financeiramente no início de cada ano. Então, se você tem uma noção de quanto gasta por mês, também consegue calcular quantas milhas acumula, no mínimo, com as contas e pagamentos mensais.

Alinhando a conversão do seu cartão de crédito e quanto costumam ser suas faturas junto com as compras online você faz de forma recorrente para o dia dia, por exemplo, já dá para ter uma noção de qual o saldo mensal de pontos que você fabrica gratuitamente.

Para uma pessoa que junta milhas, ter essa noção é importante para facilitar os planos de transferência e resgate e saber se você precisa investir, ainda mais, para aumentar o acúmulo.

Conferir se os acessos às salas VIP renovaram

O que toda pessoa que junta milhas deve ter atenção no início do ano

Um viajante estratégico não apenas junta milhas, como também organiza seus outros benefícios de viagem.

Quem conta com cartões de crédito com acessos gratuitos às salas VIP, também é o momento de consultar se a empresa emissora já liberou o número de ingressos do ano.

Geralmente, os bancos não anunciam publicamente qual a data em que os cartões com acessos limitados são renovados. Normalmente isso acontece nos primeiros dias do ano, mas não é uma regra.

Então, se tiver planos de viajar em breve, é bom já fazer essa conferência. E, caso os acessos não tenham sido renovados, entra em contato com a instituição que emitiu o seu cartão para consultar a data.

Considerações

Quer saber mais sobre como fabricar milhas com estratégia, usando os gastos do dia a dia e viajar de forma econômica e inteligente? Inscreva-se no aulão gratuito que o Estevam a Nathalia Arcuri vão fazer em breve para aprender tudo isso!

E para mais conteúdos como esse, clique aqui e acesse nossos posts educativos sobre pontos e milhas!