ONDE COMER EM SINGAPURA

Olá viajantes! Certamente, muitos de nós ficamos preocupados com a alimentação quando organizamos uma viagem para algum lugar bem diferente do que estamos acostumados. E é assim quando planejamos uma viagem para a Ásia, principalmente se nós pensarmos que a maioria dos pratos podem ser muito apimentados, ou então, podem incluir frutos do mar (eu, por exemplo, não como frutos do mar! rs.). Por isso, neste poste vou te dar dicas de onde comer em Singapura.

Vou te mostrar que sua viagem à Singapura não precisa de maiores preocupações com relação à comida, pois lá você encontrará de tudo, desde um simples arroz com frango até um sofisticado prato em um restaurante com estrelas Michelin.

Além disso, vale dizer que comida, em Singapura, é assunto sério. E o país tem a tradição de ótimos restaurantes por preço justo. Aliás, o próprio governo incentiva o consumo local e controla os valores, permitindo que o valor de prato em um restaurante popular acabe saindo mais barato para os singapurianos do que se fossem cozinhar em suas próprias casas.

PRATOS TÍPICOS

Singapura pegou pratos de outras culturas e criou suas próprias versões, resultando em sabores que só serão encontrados nesse país. O Laksa da Malásia, o Hainanese Chicken Rice do sul da China (meu favorito!) e o Roti Prata da India, são alguns exemplos de pratos recriados com sabores e combinações de ingredientes próprios de Singapura.

Um prato bem típico nacional é o Chilli Crab, criado no restaurante Jumbo, que fica na East Coast de Singapura. Se trata de um carangueijo de aproximadamente 1,5 kg, frito em um molho agridoce à base de tomate e pimenta. Normalmente é comido com as mãos e a ajuda de algumas “ferramentas” (martelinho e alicate), e usa-se um babador para que sua roupa não termine toda suja (na hora que a casca do carangueijo é quebrada, o molho poderá “espirrar” em você). Caso prefira versões mais aromáticas e menos picantes, você também poderá provar o Black Pepper Crab e o White Pepper Crab.

Além do Chilli Crab, o Durian (parecido com a nossa Jaca), é a fruta nacional. Com odor e sabor muito característicos, além de não ser uma fruta barata, gera amor ou ódio em quem o prova. O cheiro dessa fruta é tão forte que, em muitos lugares como o metrô, se você entrar com essa fruta e for descoberto por alguém, você terá que pagar uma multa (o valor é estabelecido caso a caso).

INFLUÊNCIAS

As influências inglesa e holandesa do passado, a presença de uma grande comunidade de expatriados (estrangeiros residentes) e de um imenso fluxo de turistas, associados ao enorme interesse por comida, criaram as condições perfeitas para que Singapura se tornasse um ótimo lugar para o estabelecimento de restaurantes.

Lá podemos encontrar desde restaurantes com menus assinados pelos maiores chefes do mundo, até representantes das maiores cadeias de restaurantes e fastfoods internacionais. Do churrasco brasileiro à culinária turca, persa, alemã, irlandesa… você irá encontrar qualquer tipo de comida que procurar.

ONDE COMER

Para se comer bem em Singapura, não será preciso gastar fortunas em restaurantes caros. Dependendo do que estiver disposto a comer, você poderá encontrar facilmente em alguns dos hawkers centres (praças de alimentação) espalhados pela cidade. E posso te dizer que os pratos que você encontrará lá são sempre bem preparados, com produtos frescos. É uma delícia! Mas, caso queira gastar um pouco mais em restaurantes mais renomados, opções não irão faltar.

Agora vou te dar algumas dicas de restaurantes e comidas encontradas na cidade, para te ajudar na escolha.

LAU PA SAT

Este é um hawker centre muito conhecido, que fica no coração do Business District de Singapura. Lá você encontrará de tudo um pouco, mas a comida mais procurada são os espetinhos de frango, boi, porco e cordeiro, servidos com molho picante à base de amendoins, os chamados Satay. Considerado o melhor Satay da cidade, você poderá provar essa delícia todos os dias à partir das 19h.

Satay servido no hawker centre Lau Pa Sat
LIAO FAN HAWKER CHAN

Este restaurante está localizado em Chinatown, bem próximo a estação de metrô. Em 2016, o restaurante ganhou uma estrela Michelin, mesmo sendo um dos restaurantes mais baratos do mundo (um prato sairá por menos de S$ 5). A comida servida é bem simples, mas deliciosa! Os pratos que tem mais saída são o macarrão com porco ou arroz com porco.

Arroz e macarrão com porco, servidos no Liao Fan Hawker Chan
HAWKER CENTRE – CHINATOWN

Enquanto você passeia por Chinatown, além dos restaurantes, você irá se deparar sempre com alguma “estação” de comida pelas ruas. Essas “estações” são mini restaurantes à céu aberto que ficam no meio das vielas de Chinatown, onde você pode fazer o seu pedido e comer ali mesmo. Foi em uma dessas estações que comi o melhor Hainanese Chicken Rice (arroz com frango, e uma sopinha com o caldinho do frango)! Esse é um dos pratos típicos de Singapura, e você encontrará por quase toda a cidade.

Hainanese Chicken Rice
PEPPER LUNCH

Fastfood japonês muito gostoso, e que se tornou um dos meus preferidos nas praças de alimentação de vários shoppings. Ele consiste em uma chapa servida bem quente (ela vem literalmente chiando) contendo, tradicionalmente, arroz, milho e carne (que irá fritar com o calor da própria chapa). Mas existe uma variação enorme de carnes e de acompanhamentos, ficando tudo a seu critério. É simplesmente uma delícia!

Beef Pepper Rice servido no Pepper Lunch
JUMBO SEAFOOD

Aqui você encontrará o melhor Chilli Crab da cidade! Esse restaurante está localizado em 6 pontos estratégicos, como Clarke Quay, Boat Quay, Orchard, e até mesmo no aeroporto. Este prato foi feito para ser compartilhado, então não se assuste se o valor dele for um pouco mais elevado. Uma família inteira consegue comer de tão grande que é este carangueijo.

Chilli Crab servido no Jumbo Seafood
BLACK TAP

Caso queira fugir um pouco da comida mais “pesada” e condimentada, segue uma sugestão de restaurante que serve sanduíches. Ele está localizado no The Shoppes, shopping localizado no complexo do hotel Marina Bay Sands. Você encontrará diversos tipos de sanduíches, saladas, petiscos e bebidas. Uma das principais atrações da casa é o Milkshake! Existem mais de 10 tipos diferentes e um mais gostoso que o outro!

The Cookie Shake, Cotton Candy e The Cake Shake
THE BREAD STREET KITCHEN

Restaurante também localizado no complexo do hotel Marina Bay Sands, mas com vista para a orla do Rio Singapura. O chef deste restaurante é o Gordom Ramsay, mundialmente conhecido como sendo apresentador do Masterchef na TV inglesa, e também do Hell’s Kitchen.

A comida é ótima e tem um bom custo x benefício se você optar pelo prato disponível no “menu do dia” no horário do almoço (entrada/prato principal/sobremesa). O valor para 2 pratos sai por S$ 39/pessoa e 3 pratos sai por S$ 45/pessoa.

Bife Wellington servido no The Bread Street Kitchen
CONSIDERAÇÕES

Como você deve ter percebido, Singapura é uma cidade onde você poderá encontrar de tudo um pouco quando o assunto é alimentação. Então não se preocupe em achar que, por estar localizada no Sudeste Asiático, você não irá se familiarizar com a comida ou passará mal por conta de algum tempero “diferente”.

Gastando muito ou pouco, com toda certeza você sairá satisfeito do restaurante e sairá pela cidade em busca de novos sabores!

 

Espero que tenham gostado dessas dicas e que tenham ficado com água na boca para experimentar algumas dessas delícias!

Por fim, se você tiver alguma dúvida, deixe na caixinha de comentários. Responderei o mais breve possível!

 

Um beijo e até o próximo post!!

Carolina Magno

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continua sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para
ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas. 🙂

Posts Relacionados