Primeira Classe Qatar Airways – Cairo para Doha

Primeira Classe Qatar Airways – Cairo para Doha

Dando sequência à minha viagem ao Egito, na hora de voltar para o Brasil, voei Qatar Airways. No post anterior, você pode conferir o Lounge Ahlein, que a empresa utiliza no Aeroporto Internacional do Cairo. Enfim, neste primeiro trecho, entre o Cairo e Doha, voei com a Qatar em primeira classe. Insha’allah!

EMISSÃO

Este bilhete foi emitido, salvo engano, por 46.200 pontos smiles. Infelizmente, hoje esta mesma emissão não seria mais possível visto que, em primeiro de junho último, o programa Smiles, sem aviso prévio aos clientes, retirou a Qatar Airways do seu portfólio de empresas parceiras.

Como o Smiles não permitiu uma única emissão entre o Cairo e São Paulo, precisei emitir dois localizadores diferentes. De todo modo, o custo/benefício ou custo/qualidade valeu super a pena, uma vez que este trecho em primeira classe custou, ao meu ver, um valor bastante atrativo.

UM ADENDO…

Bem, em voos intra-golfo e dentro do Oriente Médio, a Qatar Airways vende apenas classe econômica e primeira classe. Oficialmente não há classe executiva. Logo, o que faz a empresa? Utiliza os assentos da cabine executiva e os vende como primeira classe… Quanto ao serviço, é bastante similar (muitas vezes igual) aos oferecidos na cabine executiva. Em síntese, trata-se apenas de uma questão de marketing da empresa, voltado para o público árabe, uma vez que o termo First Class pesa bastante.

CHECK-IN

O check-in foi realizado de maneira bastante lenta, mesmo com filas separadas para a primeira classe, passageiros com status e para a classe econômica. Apesar de haver apenas dois passageiros na minha frente, todo o processo levou cerca de 30 minutos.

Fotos e vídeos no terminal são proibidos, de modo que não pude tirar foto do check-in da Qatar e do terminal do Aeroporto do Cairo.

SALA VIP

O lounge utilizado pela Qatar Airways no Cairo é a Sala VIP Ahleih. O review você pode conferir no post anterior.

EMBARQUE

Aconteceu de maneira organizada. Respeitando as prioridades por lei, passageiros voando primeira classe, passageiros com status e passageiros de classe econômica divididos em grupos, de acordo com suas respectivas fileiras.

DADOS DO VOO

Qatar Airways 1302
Cairo (CAI) – Doha (DOH)
Data: 27/04/2021
Horário de Partida: 19h45
Horário de Chegada: 23h50 
Duração: 03h05 (de portão a portão)
Aeronave: Airbus A350-900
Assento: 7K (Primeira Classe ) 

CABINE

Review Primeira Classe Qatar

A cabine é muito espaçosa e elegante. O fato de não haver compartimentos de bagagem sobre os assentos do meio gera uma sensação de amplitude. Veja abaixo uma foto:

A disposição das poltronas é no formato 1-2-1 e em diagonal. Assim, todos os passageiros têm acesso ao corredor. Ponto positivo.

Já na cabine econômica, os assentos são na configuração 3-3-3. Esta aeronave, em sua cabine econômica, tem capacidade para 247 passageiros. Por sua vez, a capacidade total é de 283 passageiros (36 na executiva/primeira classe e 247 na econômica).

Por se tratar de um Airbus A350, as janelas são grandes quando comparadas aos modelos de aeronaves mais antigas, como o A330 ou o A340, por exemplo.

Muita coisa na cabine tem o emblemático símbolo da Qatar Airways. Confira:

BOAS-VINDAS

Como tradicional boas-vindas, fomos recepcionados com café árabe e tâmaras. O imponente bule de café dourado da Qatar é uma das marcas registradas da empresa. Veja:

Seguinte ao arabic coffee, foram oferecidos opções de drinks de boas-vindas. Desta vez, apesar das inúmeras opções, optei por água mineral mesmo.

Seguinte a decolagem, pouco antes do serviço de bordo, aí sim optei por por uma taça de champagne (rótulo Laurent Perrier Cuvée Rosé).

O ASSENTO

Conforme já dito lá em cima, o assento, apesar de ser vendido como primeira classe, trata-se de uma poltrona de classe executiva padrão as encontradas nos Airbus A350-900 da companhia. Confira algumas fotos abaixo:

Veja gora alguns detalhes mais deste assento:

Assento Qatar - EPM

Através do joystick controla-se todo o serviço de entretenimento de bordo. A tela também é touch screen. Já os comandos logo ali acima, são usados para a o controle do assento. Através deles colocamos o assento em posição lounge, cama, decolagem e pouso ou podemos customizar a própria posição que a gente quer.

Tela Primeira Classe Qatar - EPM

Nesta foto acima, repare que a tela tem um tamanho excelente. Igualmente, há um compartimento ao lado para guardar objetivos. O que carinhosamente apelidamos de porta trecos. 

Veja mais de perto uma foto da tela do entretenimento do bordo:

Vamos agora a um tema polêmico… O descanso de pés. Infelizmente, ele afunila um pouco. Em um voo de curta duração é relativamente indiferente. Entretanto, em voos de longo curso, operados por este mesmo modelo de aeronave, atrapalha um pouco na hora de dormir. Confira abaixo a foto: 

Repare que junto ao descanso de braços há uma tomada universal e várias entradas, dentre elas USB e outras que, confesso, desconheço para que servem…

Junto à janela, há um compartimento para a garrafinha de água mineral, imediatamente ao lado do compartimento onde encontramos os cardápios, cartão de instruções de segurança, saquinho de vômito e revistas.
Vamos agora a um tema polêmico… O descanso de pés. Infelizmente, ele afunila um pouco. Em um voo de curta duração é relativamente indiferente. Entretanto, em voos de longo curso, operados por este mesmo modelo de aeronave, atrapalha um pouco na hora de dormir. Confira abaixo a foto:

AMENITY KIT (NÉCESSAIRE)

Particularmente, em se tratando de um bilhete vendido como primeira classe, e mesmo sendo em um voo de curta duração, achei o Amenity Kit muito básico. Um pouco decepcionante. Vejam:

Resume-se a este saquinho de tecido e nele contém os seguintes itens: meias, tapa olhos, kit com protetores de ouvido (estavam “dentro” do tapa olhos de modo que não apareceram na foto) e um hidratante. Apenas.

Por outro lado, a Qatar Airways tem sido muito prudente e cautelosa no que tange a pandemia do novo coronavírus. Independente da classe voada, todos os passageiros recebem um kit higiene chamado Travel With Confidence. Vejam:

Nele encontramos máscara cirúrgica, álcool em gel e luvas. Caso o passageiro queira trocar a máscara durante o voo, pode solicitar outro deste kit e será prontamente atendido. Ponto positivo!

CATERING

Um show a parte, mesmo com o serviço relativamente reduzido por conta da pandemia. Aliás, em termos de classe executiva e primeira classe, o catering da Qatar é um dos melhores (se não o melhor) do mundo. Confira abaixo o Menu, junto com a carta de vinhos e a minha refeição.

MENU E CARTA DE VINHOS

Confira o menu logo abaixo:

Já a carta de vinhos você pode conferir aqui: 

JANTAR

Dentre as opções, como estava um pouco cheio, dispensei a sopa. Logo, minhas opções foram:

  • Entrada: Arabic Mezze
  • Prato principal: Bacalhau com Risoto e legumes
  • Seleção de queijos
  • Sobremesa: Torta brulée de pistache

Vejam abaixo algumas fotos:

E, para finalizar, um café expresso. Sim, Qatar Airways dispõe de maquinas de café expresso a bordo. Isso lhe permite uma variedade grande de drinks com café, conforme mostrado no cardápio.

Expresso e champanhe. Toalhas humedecidas lacradas também foram distribuídas após a refeição. 

Embora não faça parte do jantar, vale destacar que poucos minutos antes do pouso (e isso é marca da Qatar Airways) comissários passam distribuindo chocolates belgas da marca Godiva. Veja:

ENTRETENIMENTO DE BORDO E INTERNET

Embora pouco tenha usado, aliás isto é um hábito meu, uma vez que não costumo assistir a filmes ou outros programas a bordo (a tela fica sempre no mapa e nas informações de voo), as opções eram das mais diversas: desde filmes de Hollywood até muitos clássicos europeus.

Havia, igualmente, diversas opções de música. Os fones de ouvido eram noise cancelling e de qualidade boa. A tela tinha um tamanho bem grande (conforme foto lá em cima), não lembro ao certo o número de polegadas, e embora touch screen, essa função perde o sentido já que a distância do assento para ela é grande. Por outro lado, o IFE, abreviatura em inglês para In Flight Entertainment, que quer dizer entretenimento a bordo, responde aos comandos do controle bem rápido.

Gostaria de poder aprofundar-me mais no assunto, mas, infelizmente, praticamente não usei o sistema de entretenimento a bordo.

A internet da Qatar é de alta velocidade e sempre costuma funcionar muito bem. Custa U$10 pela duração de todo o voo. Neste voo específico, não utilizei o serviço.

CONSIDERAÇÕES DO VOO

Voar com a Qatar Airways, sobretudo em primeira classe, é e será sempre algo especial. Tenho a empresa em alta consideração.

A Qatar é uma companhia incrível, com um produto bastante sólido e da mais alta qualidade. É mais do que uma companhia aérea: é símbolo e motivo de orgulho de todo o povo qatari.

De modo geral, o serviço, conforme já se era de esperar por parte da empresa, foi bastante profissional e eficiente. Sem contar a tripulação: todos os comissários e comissárias foram super simpáticos e atenciosos. A chefe de equipe fez questão de despedir-se de todos os passageiros da primeira classe, um a um, pouco antes do pouso.

Em termos de alimentação, nota 10. Conforme disse acima, o catering da Qatar é um dos melhores (se não o melhor) do mundo.

No que tange conforto, para um assento de classe executiva este é excelente, entretanto, confesso, acho um pouco pretensioso por parte da empresa vender um produto de classe executiva como primeira classe. De toda a sorte, pelo fato de todos os passageiros terem aceso ao corredor já é algo bem positivo.

AVALIAÇÃO

  • Check in: nota 5,0
  • Embarque: nota 10,0
  • Poltrona: nota 7,5 (por ser vendida como primeira classe)
  • Catering: nota 10,0
  • Atendimento: nota 10,0
  • Amenity Kit: nota 5,0
  • Entretenimento de bordo: nota 10,0
  • Internet: item não avaliado
  • Limpeza: nota 10,0
  • Pontualidade: nota 10,0

FINALIZANDO

Espero que você tenha apreciado este review de voo da Qatar Airways.

Se ficou alguma dúvida, joga sua pergunta lá nos comentários. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!

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QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM, bem como chefe de edição para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucas.mcabral 😉
Por fim, um grande abraço e até a volta!

LUCAS CABRAL

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Escrito por Lucas Cabral

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